Aqui só tem História

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sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Super Trunfo de História

Pessoal, encontrei o site muito legal quadrinhosdehistoria.com, são estudantes de História que elaboram quadrinhos super divertidos com episódios da nossa história. Parabéns pela criatividade! Adorei o Super Trunfo:







6˚ano: Exercícios Grécia Antiga

Os exercícios abaixo servem para aprofundar os estudos de alunos dos 6s anos sobre a Grécia Antiga.

As respostas estão no final do post!



Faça os exercícios com capricho e atenção, se preciso, pesquise os conceitos que você não encontrar:
  
1) Leia as frases abaixo:

I)     “Governo de poucos geralmente dos que eram donos das terras.”
II)   “Governo de um homem que assumia o poder pela força. Na maioria, frequentemente era apoiado pela aristocracia.”
III) Sistema em que todos os cidadãos tomavam parte na elaboração das leis. Mulheres, crianças e escravos não eram considerados cidadãos.”

A partir dos fragmentos anteriores assinale a alternativa CORRETA:

A)   II e III correspondem respectivamente à Tirania e à Oligarquia.
B)   I e III correspondem respectivamente à Democracia e Monarquia.
C)   I e III correspondem respectivamente à Oligarquia e à Democracia.
D)   II e III correspondem respectivamente à Aristocracia e à Tirania.


2) Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes.

Coloque a letra E se referir a Esparta
Coloque a letra A se referir a Atenas

(    ) Havia preocupação com o desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em corpo são”.
(    ) A Apela era a assembléia política da cidade e a Gerúsia era a assembléia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis.
(    ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura e a escrita.
(   ) Os jovens freqüentavam a escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam participar da Eclésia (assembléia política).

3) Leia o texto e faça o que se pede:

Atenas foi a grande rival de Esparta. Essa cidade-estado da região da Ática ficou célebre por dois aspectos: pela vida cultural e pelo regime político democrático.
Do mesmo jeito que em outras cidades-estados gregas, Atenas foi, durante muito tempo, dominada pelos aristocratas proprietários de terras. Esses nobres eram chamados de eupátridas.
SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.141.
 a) Caracterize o sistema político de Atenas:


4) No poema grego Odisseia, que narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem chega a um país habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como "homens sem leis", porque "não têm assembleias que julguem ou deliberem" e "cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com os outros".

(Homero, Odisseia. São Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 117).
 Leia as afirmativas.

I.               As cidades-estado gregas diferenciavam-se do país lendário pela existência do Estado organizado e de um sistema de leis para regular as relações sociais.
II.             A cidade de Esparta era estruturada politicamente num modelo oligárquico e militarista, já Atenas, adotaria o modelo democrático.
III.           A democracia grega era participativa, inclusive os escravos deveriam participar das assembléias para a deliberação das questões ligadas à cidade.

Estão corretas as afirmativas:

a)      I e II.
b)      I e III.
c)      II e III.
d)      I, II e III.


5) Leia o trecho abaixo.
"Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada, da humanidade."
(A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977)

Sobre a religião praticada pelos Gregos antigos podemos considerar, EXCETO:

a)      Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.
b)      A religião grega era antropomórfica.
c)      As cerimônias religiosas gregas proibiam os sacrifícios de animais e de seres humanos.
d)      Os gregos antigos colocaram o Estado acima da religião, valorizaram os ideais da liberdade humana.

6) Levando em conta que:

  • os metecos eram os estrangeiros, que se dedicavam ao comércio em Atenas;
  • os cidadãos de Atenas eram conhecidos como eupátridas e os de Esparta eram os espartanos;
  • os periecos eram homens livres que se dedicavam ao comércio e ao artesanato em Esparta;
  • Atenas possuía em torno de 200 mil escravos;
  • os hilotas eram os servos em Esparta 
Construa duas pirâmides:
  • uma da sociedade ateniense
  • uma da sociedade espartana
7) Ao longo dos tempos os gregos se notabilizaram pela grandeza de suas obras no campo cultural.

A partir da palavra-chave CULTURA, complete a cruzadinha de acordo com a legenda dada.

1.
C
2.
U
3.
L
4.
T
5.
U
6.
R
7.
A


Legenda:

1. Importante filósofo grego que refletiu sobre os valores morais e o aprimoramento do caráter humano.
2. Principal deus dos gregos, soberano do mundo, que reinava no Monte Olimpo.
3. Gênero artístico, representado nas obras de grandes artistas como Fídias e Míron.
4. Manifestação artística que surgiu na Grécia e teve representantes como Ésquilo, Sófocles e Aristófanes.
5. Matemático grego que desenvolveu importantes princípios da Geometria.
6. Templo localizado em Atenas, considerado o melhor exemplo da arquitetura grega.
7. Ciência na qual se destacou Hipócrates, famoso pelo seu Juramento.


8) As cidades gregas antigas, apesar da proximidade cultural e geográfica, tinham uma grande rivalidade entre si que, volta e meia, resultavam em guerras, como a do Peloponeso, a mais famosa delas. Com base nisso:
a)     CARACTERIZE a Guerra do Peloponeso.
b)    IDENTIFIQUE sua principal conseqüência para a cidade de Atenas.




Respostas: 


1) C - I- Oligarquia, II- Democracia. 
2) A, E, E, A. 
3) O sistema político de Aneas era uma Democracia direta: os cidadãos se reuniam na Ágora (praça pública), discutiam os problemas da cidade, buscavam soluções, questionavam, debatam e votavam, tudo era decidido nessas Assembleias: o aumento dos impostos, as declarações de guerras, a construção de um novo edifício... 
4) C - I e II 
5) C - a religião grega permitia a realização de sacrifício aos deuses. 
6) Rever a organização da sociedade ateniense: página 127 e sociedade espartana: página 124. 
7) 
1- Sócrates
2- Zeus
3- Escultura
4- Teatro
5- Euclides
6- Partenon
7- Medicina

8) a) A Guerra do Peloponeso foi o enfrentamento entre as póleis de Atenas e Esparta pelo controle das demais cidades gregas, ocorreu entre 431 e 404 a.C. Foi vencida por Esparta e suas póleis aliadas, Atenas foi incendiada. 
b) As consequências da Guerra do Peloponeso foram muito graves, uma guerra civil sempre traz destruição para o povo que a enfrenta. Os gregos, enfraquecidos, foram facilmente dominados pelas tropas macedônias. Os macedônios viviam ao norte da Península Balcânica. 

8˚ano: Revolução Industrial - atividades

Atualizado em 5 março de 2025

Na BNCC: 

(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de poderes, produtos e culturas.
(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre ideologias raciais e determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, originários do continente africano durante o imperialismo e analisar seus impactos nas comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

1. Organize seu conhecimento sobre a Revolução Industrial, escreva em poucas palavras: 

a. País em que teve origem e período. 
b. Primeiro setor a se industrializar. 
c. Fonte de energia. 
d. nova forma de organização social que se desenvolveu. 


Ler e interpretar

2. Carneiros Bravios:


“Vossos carneiros, que acostumados a ser tão mansos e dóceis e comer tão pouco, tornaram-se agora, ao que ouço dizer, tão grandes devoradores e tão bravios que comem e engolem inteiros os próprios homens. Nobres cavalheiros não deixam terreno para os lavradores, transformam tudo em pastagens cercadas; derrubam casas; arrasam cidades e não deixam nada de pé. Os lavradores são expulsos do que lhes pertence, ou então, seja pela astúcia e pela fraude, seja pela opressão violenta (…) ficam tão amofinados que são compelidos a vender tudo; por um meio ou por outro, por bem ou por mal, tem de ir embora. E quando gastaram tudo nessa vida errante, que podem fazer senão roubar e depois ser inevitavelmente enforcados, ou então pedir esmolas?”

Thomas Morus. A utopia, 1516. Citado em MORTON, A. L. A História do povo inglês. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970. P. 141-142.

Vocabulário
Amofinado: afligir. 
Compelidos: obrigar pela força da lei. 
Errante: que anda sem destino certo.

O autor utiliza-se de figuras de linguagens para ilustrar um importante fato da Revolução Industrial. Segundo o texto, os carneiros, antes mansos e de apetite moderado, tornaram-se violentos e devoradores de vegetais e homens. 

a. Qual a relação entre as informações apresentadas pelo autor e a Revolução Industrial?

b. Apresente duas mudanças ocorridas na vida das pessoas que vivenciaram este processo. 

c. Quais fatores propiciam à Inglaterra ser a primeira potencia a se industrializar?


3. Leia o texto do historiador britânico Eric Hobsbawn. 

Acima de tudo na prática, sempre que possível, pagar tão pouco ao operário que ele tivesse que trabalhar incansavelmente durante toda a semana para obter uma renda mínima. Nas fábricas onde a disciplina do operariado era mais urgente, descobriu-se que era mais conveniente empregar as dóceis (e mais baratas) mulheres e crianças.
HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
a. Segundo o texto, qual o objetivo dos patrões em contratar crianças para o trabalho nas fábricas?

b. Apresente as condições de trabalho das mulheres e crianças nas fábricas da I Revolução Industrial. 

4. Organize seu conhecimento sobre a II Revolução Industrial, escreva em poucas palavras: 

a. Países envolvidos nesse processo e período
b. Setores a se industrializar. 
c. Fontes de energia. 


5. Leia o texto, analise a imagem.

Cecil John Rhodes, nasceu em 5 de julho de 1853 em Bishop's Stortford, Inglaterra e faleceu aos 48 anos em 26 de março de 1902 em Muizenberg, cidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, foi um empresário e político que viveu uma vida curta, mas grandiosa.

Fundou a British South Africa Company, empresa cujo objetivo era a colonização e exploração econômica dos atuais Zâmbia, Malawi e Zimbábue e da empresa de diamantes De Beers, foi primeiro-ministro da Colônia do Cabo, na África do Sul, de 1890 a 1896.

Além disso, Cecil John Rhodes foi um fervoroso defensor do imperialismo britânico. Vários territórios africanos do Império Britânico levaram seu nome, incluindo a Rodésia do Norte, hoje Zâmbia, e a Rodésia do Sul, hoje Zimbábue.


África Britânica do Cairo ao Cabo segundo Rodes


a. Retire do texto uma frase que melhor o caracterize. Explique sua escolha.
b. Indique outros fatores econômicos para a expansão imperialista.
c. Relacione o político e empresário britânico Cecil Rhodes ao Imperialismo.