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sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Super Trunfo de História
Pessoal, encontrei o site muito legal quadrinhosdehistoria.com, são estudantes de História que elaboram quadrinhos super divertidos com episódios da nossa história. Parabéns pela criatividade! Adorei o Super Trunfo:
6˚ano: Exercícios Grécia Antiga
Os exercícios abaixo servem para aprofundar os estudos de alunos dos 6s anos sobre a Grécia Antiga.
As respostas estão no final do post!
As respostas estão no final do post!
Faça os exercícios com capricho e
atenção, se preciso, pesquise os conceitos que você não encontrar:
1) Leia as frases abaixo:
I) “Governo de poucos geralmente dos
que eram donos das terras.”
II) “Governo de um homem que assumia
o poder pela força. Na maioria, frequentemente era apoiado pela aristocracia.”
III) Sistema em que todos os cidadãos
tomavam parte na elaboração das leis. Mulheres, crianças e escravos não eram
considerados cidadãos.”
A partir dos fragmentos
anteriores assinale a alternativa CORRETA:
A) II e III correspondem
respectivamente à Tirania e à Oligarquia.
B) I e III correspondem
respectivamente à Democracia e Monarquia.
C) I e III correspondem
respectivamente à Oligarquia e à Democracia.
D) II e III correspondem
respectivamente à Aristocracia e à Tirania.
2) Esparta e Atenas eram
importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades
eram muito grandes.
Coloque a letra E se referir a
Esparta
Coloque a letra A se referir a
Atenas
( ) Havia preocupação com o
desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em
corpo são”.
( ) A Apela era a assembléia
política da cidade e a Gerúsia era a assembléia dos anciãos, responsável pela
elaboração das leis.
( ) A educação era responsabilidade dos pais
e a criança aprendia a leitura e a escrita.
( ) Os jovens freqüentavam a
escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam participar da Eclésia
(assembléia política).
3)
Leia o texto e faça o que se pede:
Atenas foi a grande rival de Esparta. Essa cidade-estado da região da
Ática ficou célebre por dois aspectos: pela vida cultural e pelo regime
político democrático.
Do mesmo jeito que em outras cidades-estados gregas, Atenas foi, durante
muito tempo, dominada pelos aristocratas proprietários de terras. Esses nobres
eram chamados de eupátridas.
SCHMIDT, Mário.
Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.141.
a)
Caracterize o sistema político de Atenas:
4) No poema grego Odisseia, que
narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem chega a um país
habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como "homens
sem leis", porque "não têm assembleias que julguem ou deliberem"
e "cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com
os outros".
(Homero, Odisseia. São Paulo:
Nova Cultural, 2002, p. 117).
Leia as afirmativas.
I.
As
cidades-estado gregas diferenciavam-se do país lendário pela existência do
Estado organizado e de um sistema de leis para regular as relações sociais.
II.
A cidade
de Esparta era estruturada politicamente num modelo oligárquico e militarista,
já Atenas, adotaria o modelo democrático.
III.
A
democracia grega era participativa, inclusive os escravos deveriam participar
das assembléias para a deliberação das questões ligadas à cidade.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.
5) Leia o trecho abaixo.
"Os deuses, quaisquer que
tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos,
maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma
humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos
homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não
depurada, da humanidade."
(A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977)
Sobre a religião praticada pelos
Gregos antigos podemos considerar, EXCETO:
a) Os gregos eram politeístas, ou
seja, acreditavam na existência de vários deuses.
b) A religião grega era
antropomórfica.
c) As cerimônias religiosas gregas
proibiam os sacrifícios de animais e de seres humanos.
d) Os gregos antigos colocaram o
Estado acima da religião, valorizaram os ideais da liberdade humana.
6) Levando em conta que:
- os metecos
eram os estrangeiros, que se dedicavam ao comércio em Atenas;
- os cidadãos de Atenas eram conhecidos como eupátridas e os de Esparta eram os
espartanos;
- os periecos eram homens livres que se
dedicavam ao comércio e ao artesanato em Esparta;
- Atenas possuía em torno de 200 mil escravos;
- os hilotas eram os servos em Esparta
Construa duas pirâmides:
- uma da sociedade ateniense
- uma da sociedade espartana
7) Ao longo dos tempos os gregos
se notabilizaram pela grandeza de suas obras no campo cultural.
A partir da palavra-chave
CULTURA, complete a cruzadinha de acordo com a legenda dada.
1.
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C
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2.
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U
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3.
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L
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4.
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T
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5.
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U
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6.
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R
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7.
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A
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Legenda:
1. Importante
filósofo grego que refletiu sobre os valores morais e o aprimoramento do
caráter humano.
2. Principal
deus dos gregos, soberano do mundo, que reinava no Monte Olimpo.
3. Gênero
artístico, representado nas obras de grandes artistas como Fídias e Míron.
4. Manifestação
artística que surgiu na Grécia e teve representantes como Ésquilo, Sófocles e
Aristófanes.
5. Matemático
grego que desenvolveu importantes princípios da Geometria.
6. Templo
localizado em Atenas, considerado o melhor exemplo da arquitetura grega.
7. Ciência
na qual se destacou Hipócrates, famoso pelo seu Juramento.
8) As cidades gregas antigas, apesar da proximidade
cultural e geográfica, tinham uma grande rivalidade entre si que, volta e meia,
resultavam em guerras, como a do Peloponeso, a mais famosa delas. Com base
nisso:
a) CARACTERIZE a Guerra
do Peloponeso.
b) IDENTIFIQUE sua
principal conseqüência para a cidade de Atenas.
1) C - I- Oligarquia, II- Democracia.
2) A, E, E, A.
3) O sistema político de Aneas era uma Democracia direta: os cidadãos se reuniam na Ágora (praça pública), discutiam os problemas da cidade, buscavam soluções, questionavam, debatam e votavam, tudo era decidido nessas Assembleias: o aumento dos impostos, as declarações de guerras, a construção de um novo edifício...
4) C - I e II
5) C - a religião grega permitia a realização de sacrifício aos deuses.
6) Rever a organização da sociedade ateniense: página 127 e sociedade espartana: página 124.
7)
1- Sócrates
2- Zeus
3- Escultura
4- Teatro
5- Euclides
6- Partenon
7- Medicina
8) a) A Guerra do Peloponeso foi o enfrentamento entre as póleis de Atenas e Esparta pelo controle das demais cidades gregas, ocorreu entre 431 e 404 a.C. Foi vencida por Esparta e suas póleis aliadas, Atenas foi incendiada.
b) As consequências da Guerra do Peloponeso foram muito graves, uma guerra civil sempre traz destruição para o povo que a enfrenta. Os gregos, enfraquecidos, foram facilmente dominados pelas tropas macedônias. Os macedônios viviam ao norte da Península Balcânica.
Respostas:
1) C - I- Oligarquia, II- Democracia.
2) A, E, E, A.
3) O sistema político de Aneas era uma Democracia direta: os cidadãos se reuniam na Ágora (praça pública), discutiam os problemas da cidade, buscavam soluções, questionavam, debatam e votavam, tudo era decidido nessas Assembleias: o aumento dos impostos, as declarações de guerras, a construção de um novo edifício...
4) C - I e II
5) C - a religião grega permitia a realização de sacrifício aos deuses.
6) Rever a organização da sociedade ateniense: página 127 e sociedade espartana: página 124.
7)
1- Sócrates
2- Zeus
3- Escultura
4- Teatro
5- Euclides
6- Partenon
7- Medicina
8) a) A Guerra do Peloponeso foi o enfrentamento entre as póleis de Atenas e Esparta pelo controle das demais cidades gregas, ocorreu entre 431 e 404 a.C. Foi vencida por Esparta e suas póleis aliadas, Atenas foi incendiada.
b) As consequências da Guerra do Peloponeso foram muito graves, uma guerra civil sempre traz destruição para o povo que a enfrenta. Os gregos, enfraquecidos, foram facilmente dominados pelas tropas macedônias. Os macedônios viviam ao norte da Península Balcânica.
8˚ano: Revolução Industrial - atividades
Atualizado em 5 março de 2025
Na BNCC:
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de poderes, produtos e culturas.
(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre ideologias raciais e determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, originários do continente africano durante o imperialismo e analisar seus impactos nas comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
1. Organize
seu conhecimento sobre a Revolução Industrial, escreva em poucas palavras:
a. País em que teve origem e período.
b. Primeiro setor a se industrializar.
c. Fonte de energia.
d. nova forma de organização social que se desenvolveu.
Ler
e interpretar
2. Carneiros
Bravios:
“Vossos
carneiros, que acostumados a ser tão mansos e dóceis e comer tão pouco,
tornaram-se agora, ao que ouço dizer, tão grandes devoradores e tão bravios que
comem e engolem inteiros os próprios homens. Nobres cavalheiros não deixam
terreno para os lavradores, transformam tudo em pastagens cercadas; derrubam
casas; arrasam cidades e não deixam nada de pé. Os lavradores são expulsos do
que lhes pertence, ou então, seja pela astúcia e pela fraude, seja pela
opressão violenta (…) ficam tão amofinados
que são compelidos a vender tudo;
por um meio ou por outro, por bem ou por mal, tem de ir embora. E quando
gastaram tudo nessa vida errante,
que podem fazer senão roubar e depois ser inevitavelmente enforcados, ou então
pedir esmolas?”
Thomas
Morus. A utopia, 1516. Citado em MORTON, A. L. A História do povo inglês. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970. P. 141-142.
Vocabulário
Amofinado: afligir. Compelidos: obrigar pela força da lei.
Errante: que anda sem destino certo.
O autor utiliza-se de
figuras de linguagens para ilustrar um importante fato da Revolução Industrial. Segundo o texto, os carneiros, antes mansos e de apetite moderado, tornaram-se violentos e devoradores de vegetais e homens.
a. Qual a
relação entre as informações apresentadas pelo autor e a Revolução Industrial?
b. Apresente duas mudanças ocorridas na vida das pessoas que vivenciaram este
processo.
c. Quais fatores propiciam à Inglaterra ser a primeira potencia a se
industrializar?
3. Leia o texto do historiador britânico Eric Hobsbawn.
Acima de tudo na prática, sempre que possível, pagar tão pouco ao operário que ele tivesse que trabalhar incansavelmente durante toda a semana para obter uma renda mínima. Nas fábricas onde a disciplina do operariado era mais urgente, descobriu-se que era mais conveniente empregar as dóceis (e mais baratas) mulheres e crianças.
HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
a. Segundo o texto, qual o objetivo dos patrões em contratar crianças para o trabalho nas fábricas?
b. Apresente as condições de trabalho das mulheres e crianças nas fábricas da I Revolução Industrial.
4. Organize seu conhecimento sobre a II Revolução Industrial, escreva em poucas palavras:
a. Países envolvidos nesse processo e período
b. Setores a se industrializar.
c. Fontes de energia.
Cecil John Rhodes, nasceu em 5 de julho de 1853 em Bishop's Stortford, Inglaterra e faleceu aos 48 anos em 26 de março de 1902 em Muizenberg, cidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, foi um empresário e político que viveu uma vida curta, mas grandiosa.
Fundou a British South Africa Company, empresa cujo objetivo era a colonização e exploração econômica dos atuais Zâmbia, Malawi e Zimbábue e da empresa de diamantes De Beers, foi primeiro-ministro da Colônia do Cabo, na África do Sul, de 1890 a 1896.
Além disso, Cecil John Rhodes foi um fervoroso defensor do imperialismo britânico. Vários territórios africanos do Império Britânico levaram seu nome, incluindo a Rodésia do Norte, hoje Zâmbia, e a Rodésia do Sul, hoje Zimbábue.
África Britânica do Cairo ao Cabo segundo Rodes
a. Retire do texto uma frase que melhor o caracterize. Explique sua escolha.
b. Indique outros fatores econômicos para a expansão imperialista.
c. Relacione o político e empresário britânico Cecil Rhodes ao Imperialismo.
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