Ehhh professora eficiente é outra coisa, segue o
simulado.
1) (Unesp) Um cronista do período colonial
escreveu que os povoadores do Brasil, por mais ricos que sejam, tudo pretendem
levar a Portugal e, se as fazendas e bens que possuem souberam falar, também
lhe houveram de ensinar a dizer como aos papagaios, aos quais a primeira coisa
que ensinam é: papagaio real para Portugal, porque tudo querem para lá. (Frei
Vicente do Salvador, "História do Brasil", 1500-1627) O texto do
cronista revela que:
a) os colonizadores procuravam usufruir as riquezas da
colônia, não manifestando nenhum apego à terra.
b) os povoadores objetivavam preservar a fauna e a
flora exóticas da nova terra, como os papagaios.
c) o Brasil era visto pelos portugueses como região
desprovida de interesse comercial ou econômico.
d) o Brasil, no entender dos colonizadores, deveria
fornecer mão-de-obra barata para as indústrias portuguesas.
e) os portugueses ocuparam o Brasil com a finalidade
de defendê-lo e de fundar uma nova pátria.
2) (UFPI) Algumas décadas depois da chegada de
Cabral à América, os portugueses viram-se na necessidade de efetivar a ocupação
das suas descobertas territoriais. Sobre o processo de colonização implementado
pelos lusitanos na América, podemos afirmar que:
a) Foi viabilizado pela descoberta de ouro e diamantes
no interior, particularmente, em terras hoje pertencentes aos Estados de Minas
Gerais e Goiás.
b) Teve, no cultivo da cana para a fabricação de
açúcar a ser comercializado no mercado europeu e na utilização do trabalho
escravo, fatores centrais.
c) Teve, na exploração do pau-brasil, na utilização da
mão-de-obra africana e na criação de um sistema colonial centrado na vida
urbana, elementos vitais para o sucesso inicial do empreendimento colonial.
d) Teve, na Coroa Espanhola e nos mercadores da Nova
Lusitânia, parceiros vitais para o êxito do empreendimento.
e) Só foi efetivamente viabilizado com a unificação da
Península Ibérica em 1580.
3) Muito cedo no Brasil, as Câmaras Municipais
tiveram consciência de suas funções e principalmente do papel relevante que
deviam desempenhar no processo de colonização que aqui se iniciava. Organização
dotada de aptidões variadas e provida de uma capacidade de adaptação admirável,
logo relacionou-se com o meio, pondo-se em contato íntimo com as necessidades
locais. Quando qualquer outro aparelho administrativo ainda titubeava ensaiando
formas de expressão em longas experiências, já o município funcionava com
notável destreza.
E. Zenha. O Município no Brasil, in Francisco
Teixeira, História do Brasil: da colônia à república
A partir da leitura do texto e tendo em conta o
período da administração colonial portuguesa no Brasil é correto afirmar que:
a) Nas Câmaras Municipais o papel principal
cabia aos vereadores, designados pela metrópole.
b) Nas Câmaras Municipais os vereadores eram
eleitos pela população não havendo qualquer restrição quanto aos candidatos
municipais.
c) As Câmaras Municipais eram ardentes
defensoras dos interesses da autoridade metropolitana, situação que originava
freqüentes conflitos contra a aristocracia rural instalada no Brasil.
d) As Câmaras Municipais eram controladas pelos
“homens bons”, ou seja, proprietários residentes na cidade e que não exerciam
nenhuma profissão manual.
e) As Câmaras Municipais eram completamente
subordinadas ao governador geral do Brasil, encarregado conforme previa o
Regimento de nomear todos os vereadores.
4) O quadro O Jantar no Brasil (reproduzido na
figura), de Jean-Baptiste Debret, pintado no início do século XIX, retrata:
a) um período de convivência pacífica entre
senhores e escravos no Brasil colonial, como mostra a refeição compartilhada
entre membros dos dois grupos sociais.
b) a aceitação pela elite brasileira do projeto
de término da escravidão, levado adiante pelo governo imperial de D. Pedro I
nos anos iniciais da Monarquia.
c) a falta de diferenciação social entre senhores
e escravos no Brasil colonial, mesmo diante da violência exercida no tráfico de
escravos pelos comerciantes lusos.
d) algumas leis abolicionistas, como aquela que
proibia o tráfico de cativos, e seus reflexos no cotidiano dos escravos
brasileiros, que foram incorporados à Casa- Grande.
e) o cotidiano de senhores e escravos no Brasil,
caracterizado pela possibilidade de convivência entre membros dos dois grupos e
pela manutenção de símbolos que os diferenciavam.
5) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o
governador-geral Tomé de Sousa em 1549, e em pouco tempo se espalharam por
outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de
Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar
que
a) criaram escolas de arte que foram res- ponsáveis
pelo desenvolvimento do barroco mineiro.
b) defenderam os princípios humanistas e lu- taram
pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
c) foram responsáveis pela educação dos fi- lhos dos
colonos, por meio da criação de colé- gios secundários e escolas de “ler e
escrever”. d) causaram constantes atritos com os colo- nos por defenderem,
esses religiosos, a pre- servação das culturas indígenas.
e) formularam acordos políticos e diplomáti- cos que
garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.
6) (Unesp) Entre as formas de resistência negra à
escravidão, durante o período colonial brasileiro, podemos citar
a) a organização de quilombos, nos quais, sob
supervisão de autoridades brancas, os negros podiam viver livremente.
b) as sabotagens realizadas nas plantações de café,
com a introdução de pragas oriundas da África.
c) a preservação de crenças e rituais religiosos
de origem africana, que eram condenados pela Igreja Católica.
d) as revoltas e fugas em massa dos engenhos,
seguidas de embarques clandestinos em navios que rumavam para a África.
e) a adoção da fé católica pelos negros, que
lhes proporcionava imediata alforria concedida pela Igreja.
7) (UFSCAR) Observe as imagens que pertencem ao
manuscrito um cronista inca, Guaman Poma de Ayala (1526-1614).
Leia as afirmações seguintes, a respeito dos
incas.
I. Praticavam a agricultura da batata.
II. Utilizavam arado de tração animal.
III- Homens e mulheres trabalhavam nas
atividades agrícolas.
IV- Tinham calendário agrícola, respeitando épocas
de plantar e colher.
V Tinham uma escrita própria, desenvolvida desde
o século XIV.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III, apenas.
c) II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
8) (GV) Na colonização espanhola da América houve uma
instituição incaica que foi aproveitada pelos espanhóis, tornando-se um
elemento decisivo para o domínio destes. Essa instituição era:
a) a plantation;
b) o quipu,
c) a mita;
d) a chicha (rsss - desculpem... não resisti : )
e) a hacienda
9) (Mack) Após a expulsão dos holandeses do
Brasil, em 1654, as relações entre a colônia e a metrópo- le portuguesa
caracterizaram-se pela:
a) prosperidade econômica, tanto da colônia como da
metrópole, em função da expansão do mercado açucareiro.
b) estabilidade financeira de ambas, uma vez que não
houve o pagamento de indenizações nos tratados de paz.
c) menor opressão da metrópole sobre a colô- nia, em
virtude da extinção do pacto colonial. d) crise econômica decorrente da
concorrência do açúcar holandês das Antilhas, afetando a metrópole e a colônia.
e) superação da dependência econômica de Portugal e
Brasil em relação à Inglaterra.
10) (UNESP) (...) em diversas ocasiões, governadores,
senhores de engenhos municipais convocaram sertanistas de São Paulo para
empreender campanhas de "desinfestação" contra as populações
revoltadas. (...)
(John M. Monteiro, Negros da Terra.)
Além da atividade
descrita no texto, os chamados bandeirantes paulistas, nos séculos XVI e XVII,
empenharam-se essencialmente:
a) na produção cafeeira.
b) na defesa militar da costa.
c) na exploração do pau-brasil.
d) no apresamento de indígenas.
e) no tráfico de escravos africanos.
GABARITO:
1) A,
2) B
3) D
4) E
5) C
6) C
7) B
8) C: NADA DE CHICHA!!!
9) D
10) D
Dúvidas??? Me procurem!!!