1) Utilize seus conhecimentos sobre o feudalismo na
Europa:
a) Complete a composição da pirâmide social feudal,
na sequência A, B e C: (1.0)
A: ____________________________________
B: ____________________________________
C: ____________________________________
b) Por que esta
composição social é chamada de estamental? Explique. (1.0)
c) Explique a importância da Igreja Católica para a
manutenção da sociedade estamental na Europa Medieval. (0.5)
2) Preencha a tabela abaixo com características dos
dois periodos da Idade Média:
Alta
Idade Média
|
Baixa
Idade Média
|
.
|
.
3)
Relacione o crescimento populacional à ocorrência de Cruzadas.
.
4) Observe a imagem a seguir. Ela se refere à chamada Cruzada das
Crianças, em 1212. Depois, responda às questões.
.
a) O que foram e por que ocorreram as Cruzadas?
.
b)O que motivava os europeus em relação às Cruzadas, a ponto
de eles incluírem a crianças em expedições que envolviam combates militares?
5) As Cruzadas
foram muito importantes para o renascimento comercial. Explique:
c) a influência econômica das Cruzadas para a volta do
comércio:
d) a influência cultural das Cruzadas para a volta do
comércio
6) Como o desenvolvimento das atividades comerciais afetou
a vida do servo?
7) Leia a seguir o fragmento abaixo e responda às questões:
Entre a
cidade e o campo o contraste era profundo. Uma cidade medieval não se perdia em
subúrbios, fábricas e casas de campo. Cercadas de muralhas, erguia-se como um
todo compacto, eriçada de torres sem conta. Por mais alta e ameaçadoras que
fossem as casas dos nobres ou dos mercadores, a massa imponente das igrejas
sobressaía-se sempre no conjunto da cidade.
HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média. Lisboa:
Ulisseia, s.d. p. 10
Apesar das mudanças provocadas pelo comércio, o texto nos
revela a força de um grupo que tinha poder desde a Alta Idade Média.
Identifique esse grupo.
8) Quais eram as oportunidades oferecidas pelas cidades aos
camponeses que não queriam mais viver nos feudos?
9 Leia o fragmento abaixo e responda à questão a seguir:
No memorando de 3 de
agosto de 1384, em nome de Baldo Ridolfi e seus sócios, nós seguramos por 100
florins de ouro a lã do barco de Bartolomeu Vitale, em trânsito de Peniscola
para Porto Pisano. E dos ditos 100 florins, que nós seguramos contra todos os
riscosm nós recebemos 4 florins de ouro em dinheiro, como consta no registro
feito pela mão de Gherardo d’Ormanno. O dito barco chegou a Porto Pisano a
salvo em 4 de agosto de 1384 e nós estamos livres do referido risco.
Apud: Pais, Marco Antônio de Oliveira. O despertar da
Europa. São Paulo: Atual, 1992. P. 37
a) A qual atividade, surgida na Baixa Idade Média, o texto
se refere?
b) Essa atividade existe até os dias atuais? Explique.
10) Leia o fragmento:
O Ofício de Aprendiz:
“ Faz-se saber que Lotin, filho de Mathieu de
Kaserie, deve residir com Jacquemon Conchest, fabricante de facas, durante 6
anos seguidos. Jacquemon deve assegurar-lhe cama, bebida, comida e deve lhe
ensinar o ofício de como fabricar facas. Pode manda-lo a toda parte, dentro e
fora da cidade. Mathieu deve fornecer a seu filho vestuário e calçado. Se Lotin
faltar ao trabalho um dia, deverá repô-lo ao final de seis anos.
Citado em
Coletânea de Documentos históricos para o 1˚grau. São Paulo: SE/CENP, 1980.p.76
a) Qual o papel exercido por Lotin,
Mathieu de Kaserie e Jaquemon Conchest?
b) Que tipo de
contrato foi estabelecido entre Matheieu e Jacquemon? Qual a duração
deste contrato?
c) Quais os
direitos e as obrigações de Lotin? Grife no texto o trecho onde a
informação aparece.
d) A qual classe social as
pessoas citadas no contrato pertenciam? Explique.
.
11) O desenvolvimento do comércio e das cidades
influenciou o processo de formação das monarquias nacionais europeias porque
a) criou a
necessidade de centralização do poder para unificar os tributos, as moedas, os
pesos
e medidas, as leis e mesmo a língua.
b) ocorreu sob uma
luta de interesses que aliou a burguesia, a Igreja, os artesãos e os
servos
contra o rei e a nobreza.
c) criou condições
para que a autoridade do rei ficasse enfraquecida.
d) promoveu a
subordinação do poder real aos duques e condes, que possuíam grandes
exércitos.
12) Leia o poema a seguir, escrito durante o século XIV, na França.
Não
há um membro nem uma forma, Que não cheire à putrefação1.
Antes que a alma se
liberte,
O coração que quer rebentar no peito Ergue-se e dilata o peito
Que
quase fica junto da espinha dorsal.
– A face é descorada e pálida.
E os olhos
cerrados2,
na cabeça. A fala perdeu-se, Porque a língua está colada ao céu do boca.
O
pulso bate e ele anseia. [...]
Os ossos separam-se por todas as ligações
Não há
um só tendão que não se estique e estale.
CHASTELLAIN.
“Les Pas De La Mort”.
Vocabulário
1 putrefação: apodrecimento,
decomposição de corpos.
2 cerrados: fechados.
a) Qual é o tema do poema?
b) Por que esse assunto era tão presente no cotidiano da Europa nesse século?