Aqui só tem História

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terça-feira, 27 de outubro de 2015

6˚ano: Grécia e Roma

Roteiro de perguntas que devem nortear um bom estudo e garantir aprendizado sobre o tema:


O que é preciso saber sobre a Grécia? 


1. Por que podemos dizer que o poder na Grécia era "humanizado"? 

2. Explique a importância da palavra para a prática política grega e relacione com o exercício da política. 

3. Explique quais os limites da cidadania na Grécia Antiga. 

4. Defina e explique o que era e como funcionava: 
a) Oligarquia,
b) Democracia.

5. Explique como era a vida das mulheres nessa sociedade. 

6. Explicar o significado de cidade-Estado. 


Esparta e Atenas: duas experiências:


7. Volte a tabela do caderno e reveja as principais informações sobre essas duas cidades. 

8. Esparta e Atenas eram as mais importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram  grandes. Escolha 2  e as explique. 

9. As cidades gregas antigas, apesar da proximidade cultural e geográfica, tinham uma grande rivalidade entre si que, volta e meia, resultavam em guerras, como a do Peloponeso, a mais famosa delas. Com base nisso:
a)  CARACTERIZE a Guerra do Peloponeso.
b)  IDENTIFIQUE sua principal consequências para a Grécia. 

Capítulo 17: A Cultura na Grécia

10. Cite exemplos culturais gregos que permanecem em nossa sociedade. 

11. Explique por que podemos afirmar que a cultura na Grécia era antropocêntrica

O que é preciso saber sobre a Roma Antiga ? 


1. Explicar qual a origem lendária da cidade de Roma.

2. Como é possível explicar a transformação da cidade de aldeia em cidade-Estado.

3. Como era composta a sociedade romana durante a Monarquia?

4. Por que a monarquia etrusca não atendia os interesses dos patrícios? O que eles desejavam? Explique.


A República Romana


5. O que significa a palavra, derivada do latim, República?

6. Como era o funcionamento da República romana? Qual seu órgão mais importante?

7. De que forma os plebeus conquistaram seus direitos políticos

8. Relacione as conquistas territoriais romanas às trocas culturais dos povos conquistados.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Peru: Lima - a chegada à cidade

Este post foi planejado há bastante tempo, mas a correria não me permitiu articula-lo como eu desejava. 
Viajar para o Peru era meu sonho desde que estava no Fundamental II, viajava nas aulas de História, que para mim eram tão cheias de magia e encantamentos... 
Me lembro que quando estava no 9˚ano fiz uma pesquisa na Feira de Ciências anual do Colégio que estudava sobre as civilizações pré-Colombianas, dados os recursos da época, lembro que ficou muito bonita! 
Mas os preços e as prioridades sempre fizeram com que esse destino estivesse em segundo plano. Quando, enfim, a oportunidade apareceu, as pesquisas começaram e o roteiro começou a ser planejado com muito cuidado e capricho. O problema é o mesmo de sempre: quero ver tudo e o tempo é curto! 
Começaríamos por Lima, uma vez que não é possível voar direto para Cusco. Fiquei maravilhada com as oportunidades que a capital oferece, além claro, de todas as suas peculiaridades como ser a única capital da América do Sul localizada no litoral, museus e sítios arqueológicos e os excelentes restaurantes. 
Ao chegar ao aeroporto Jorge Chaves, muito bonito e organizado, com atendentes simpáticos e prestativos, um susto: há muitos policiais e cães farejadores a procura de drogas e outros produtos ilícitos. Nossa mala foi parada, o cachorro estava alucinado. Ricardo abriu e, claro, o policial não achou nada, mas o cachorro estava mesmo muito irritado... seria um cheirinho de Mingau, nosso gato fofo? Sim, depois me lembrei que enquanto eu preparava aquela mala ele tinha entrado por ali e se esfregado todinho... 
O aeroporto fica a uns 30 minutos de Miraflores, bairro que escolhemos para ficar. O trânsito é caótico e barulhento e a frota, em geral, é velha. Foi um longo percurso pelo litoral, nosso primeiro contato com o Pacífico. 
O que primeiro chama a atenção são os paredões imensos que separam a cidade da praia. O guia nos explicou serem paredões artificiais, de contenção e proteção da cidade em caso de terremotos e tsunamis.

Incrível vista do Oceano Pacífico a partir do shopping Larcomar
A praia também é artificial. 

A primeira refeição foi na praça de alimentação do shopping Larcomar, com um vento gelado que vinha do Pacífico, mas não menos deliciosa: comemos vários tipos de ceviches e arroz com polvo. O sabor era ainda melhor do que os que havíamos experimentado aqui no Brasil. Pedimos um combinado de ceviche caliente, com o peixe empanado e frito, mas com o leite de tigre, como no tradicional, e vários outros mais "exóticos" de frutos do mar e molho agridoce. Achei tudo lindo e delicioso! 
 A Clara experimentou e amou a Inca Cola, refrigerante tradicional do Peru, com uma cor amarela que lembra detergente, mas é doce com xarope, eu a Chicha, bebida a base de milho roxo e especiarias, que achei muito saborosa (e, felizmente, não mais preparada como na época dos incas)
Nessa imagem tentei organizar um pouco de tudo o que comemos de diferente: ceviches (quente e tradicional), empanadas (deliciosas tanto as doces quanto as salgadas!), sanduíches vegetarianos com abacates em Aguas Calientes, risoto de quinoa (maravilhoso!) e o filé de Alpaca (com gosto muito forte, mas achei bem gostoso).
A apresentação dos alimentos é linda, os legumes e grãos são enormes. Fiquei impressionada com o tamanho e cores dos diferentes tipos de milho e ervilha que encontramos. 

Já no City Tour, Ana Clara comprou mais uma Inca Kola, ficou fã!

Durante o City Tour, estava empolgada e ansiosa para ver tudo o que eu havia lido e pesquisado sobre o centro de Lima, a agência de viagem que contratamos, a Viajes Pacífico, foi excelente em tudo.


8 ano: I e II Revolução Industrial - O que se deve saber

Na BNCC 

(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de poderes, produtos e culturas.

(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre ideologias raciais e determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, originários do continente africano durante o imperialismo e analisar seus impactos nas comunidades locais na forma de organização e exploração econômica. 


A Primeira Revolução Industrial 

É preciso ser capaz de:

  • Apresentar as causas responsáveis pelo pioneirismo inglês no processo de industrialização.
  • Diferenciar a produção artesanal e a maquinofatureira. 
  • Analisar por que o conceito Revolução é utilizado para caracterizar esse processo - apresentar as inovações tecnológicas e sociais da I Revolução Industrial.
  • Descrever a estrutura das primeiras fábricas quanto à tecnologia.
  • Explicar a nova dinâmica econômica da Europa no final do século XVIII: o capitalismo e suas consequências econômicas e sociais. 
  • Conceituar proletariado. 
  • Apresentar as péssimas condições dos trabalhadores das primeiras fábricas nos séculos XVIII e XIX.
  • Conceituar Ludismo. 

A Segunda Revolução Industrial

É preciso ser capaz de: 

  • Entender como foi possível que outros países passassem pela Revolução Industrial. 
  • Conceituar mundialização da revolução. 
  • Apresentar as características da II Revolução Industrial, destacando as diferenças em relação à Primeira Revolução Industrial.
  • Apresentar quais as novas fontes de energia passam a ser utilizadas. 
  • Listas as novas tecnologias produzidas.
  • Analisar os aspectos positivos e negativos desse processo.  
  • Explicar como a burguesia, um dia revolucionária, se tornou conservadora.
  •  Analisar como o aparecimento de novas ideologias, como o anarquismo e o socialismo científico, transformaram o modo de reivindicação dos trabalhadores. 

Novas formas de ocupação e exploração: O Imperialismo

Conceitos centrais 

               Imperialismo ➡️ Exploração ➡️ Etnocentrismo

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Imperialismo = Impérios coloniais (fora da Europa)

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II Revolução Industrial - aumento da produção de industrializados dos países europeus: mas vender para quem? Se tornou necessário buscar mercados consumidores fora da Europa.
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➡️ NEO - COLONIALISMO (nova forma de explorar colônias – século XIX); 

MONOPÓLIO = EXCLUSIVISMO COMERCIAL

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Novos territórios para exploração: África e Ásia
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Busca de mercado consumidor (vender os produtos) + matéria-prima.

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Fardo do homem branco: missão civilizadora

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Resistência local: guerras, mas a superioridade bélica e tecnológica dos europeus garantiram o controle dos territórios. 

É preciso ser capaz de: 

  • Explicar o que foi o movimento imperialista. 
  • Apresentar as causas e as consequências da Conferência de Berlim.
  • Diferenciar o colonialismo do século XVI e o imperialismo no século XIX e início do século XX. 
  • Relacionar o Imperialismo ao Etnocentrismo. 
  • Descrever o processo de ocupação territorial e exploração econômica e social estabelecidas a partir do imperialismo.
  • Aponte as estratégias de dominação utilizadas pelos europeus para dominar os territórios da África e da Ásia durante o imperialismo. 
  • Analisar as consequências do Imperialismo para os países industrializados (que dominaram) e para os países que foram dominados.