Aqui só tem História

Aqui só tem História

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

9˚B: Exercícios para serem entregues!

Pessoal, 

Seguem os slides e as propostas de exercícios como combinamos. Excelente feriado a todos! 

1˚ Grupo: Fátima e Bruno: 


—1) Observe as charges da pag. 112. 

A quais eventos elas se referem? Justifique.

—2) Observe a tabela da página 113, leia atentamente o discurso de posse do presidente Lula e responda:


" Mudança: Esta é a palavra chave, esta foi a grande mensagem da sociedade brasileira nas eleições de outubro. A esperança finalmente venceu o medo e a sociedade brasileira decidiu que estava na hora de trilhar novos caminhos [...]
Foi para isso que o povo brasileiro me elegeu presidente da República: para Mudar”
Trecho do discurso de posse na presidência da República
—a) O discurso de Lula, que falava sobre mudança, realmente aconteceu?
—b) Para você, qual foi a mudança mais significativa?

2˚Grupo: Júlia e Nathália: 




1) Explique brevemente o que foi o escândalo do Mensalão.
2) Dentre todas as penas aplicadas aos suspeitos do esquema de corrupção do Mensalão, qual delas você julga mais adequada? Por quê?

3˚Apresentação: Maíra e Laís Tanaka:




1) žCite duas das medidas tomadas pelo PAC(Programa de aceleração de Crescimento) para estimular o crescimento econômico e explique como elas ajudariam o país;
2) žInterprete a charge levando em conta seus conhecimentos sobre o segundo mandato do presidente Lula e sua política de projetos sociais. 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

6˚Ano: Roteiro de Estudos Avaliação Trimestral


DESAFIO DE ESTUDOS: Aprimorando o conhecimento e revendo conceitos: A Grécia e  Roma  Antiga
Caberá a você ler novamente os capítulos abaixo selecionados, grifar as ideias principais, selecionar dúvidas (vale destaca-las em seu material com canetas de cores diferentes), e responder em forma de texto ao que se solicita nos itens abaixo, use os mapas conceituais do caderno, bem como vídeos e materiais adicionais indicados. 

Apostila 4: Capítulo 15: Grécia: uma civilização que marcou a História:
·     1)  Localização da antiga civilização grega;
·      2) Como é possível conhecer o passado dos gregos?
·      3) Origens da civilização grega, apenas uma ou vários povos?
       4) O que eram as pólis?
·      5)  O que significava política?
·      6)  Qual o sentido da palavra cidadania na Grécia Antiga?
·      7)   O que era a ágora? Qual sua importância para a política?
·      8)  A acrópolis era a cidade alta. Por que conquista-la significava conquistar toda a pólis?
·      9) O que é oligarquia? De que forma a oligarquia funcionava nas pólis gregas?
·    10)    O que significava democracia? 
·    11) Compare a democracia atual à democracia grega.
·    12) Quais as formas de uma pessoa tornar-se escravo na Grécia Antiga?
·
        Capítulo 16: Esparta e Atenas: duas experiências
·      13) Use a apostila que realizamos no caderno com a comparação entre as cidades de Esparta e Atenas, estabeleça uma semelhança e uma diferença entre a democracia ateniense e a oligarquia espartana

       Capítulo 17: A Cultura na Grécia
·      14) Quais os principais aspectos da cultura grega ( Cite e explique no mínimo 3)
·      15) Quais as heranças culturais gregas encontradas em nossa sociedade?

     Para quem não assistiu, vale a pena ver até o fim, um jeito fácil e divertido de fazer revisão! 



       Capítulo 18: Uma viagem a Roma Antiga

       16) Quanto a história de Roma existem duas versões para a fundação da cidade, uma mitológica e outra histórica, quais são elas? 
         17) Como Roma evolui de aldeia para cidade Estado? 
        18) Como era composta a sociedade romana? Explique a importância de cada um dos estamentos da pirâmide que representa a sociedade. 
         19) Explique o fim da monarquia romana no ano 509 a.C. 
         20) Reveja os exercícios do Em Casa página 118


       Capítulo 19: A República Romana
        21) Explique a importância do Senado para a cidade de Roma. 
        22) Explique o significado da palavra República e relacione ao governo de Roma. 
    23) Analise atentamente a página 120, atenção para os cargos e magistrados que cuidavam da administração da República.
        24) Relacione o processo de expansão romano e o poder do exército. 
        25) Como os plebeus garantiram seus direitos políticos? 
        26) Descreva o processo de expansão romana. 
        27) Como os romanos foram influenciados pelos povos conquistados? 
   
    Ah... os romanos não podiam faltar!!!


        

6˚ano: Pesquisa Mitologia



Olá pessoal,

Passei na lousa o roteiro abaixo, mas mesmo assim vou deixar aqui para quem ainda tiver dúvidas...
Como deve ser organizada?

Trabalho escrito:

*Capa: nome completo do Colégio, título do trabalho nome dos alunos, série, área de conhecimento, nome da professora
* Desenvolvimento: Texto elaborado a partir das fontes pesquisadas – Não é permitido copiar! No desenvolvimento, tudo o que vocês acharem relevantes, como as anotações feitas durante a pesquisa, gráficos, entrevistas, imagens, devem ser organizadas de forma a conferir sentido ao que pesquisaram.
* Conclusão: Depois de toda a pesquisa, a que conclusão foi possível chegar?  Escrever na terceira pessoa, O que aprendeu com esse trabalho? O que é mito? Por que  a religião grega é chamada de mitologia? Descrever brevemente o deus pesquisado, destacar curiosidades.
* Bibliografia: De onde vieram as informações pesquisadas? Livros, revistas, sites, todos devem estar na bibliografia e, atenção, o Google ou Yahoo, não são bibliografia, são apenas sites de busca, que indicam para vocês onde buscar informações, são os sites ou blogs indicados por estes portais que devem ser citados.


Todo o material utilizado para pesquisa, como Xerox e rascunhos devem ser guardados e apresentados ao final do processo em uma pasta rascunho.

Apresentação:

Produção de material visual em A3 ou cartolina: usem a criatividade e caprichem!

Apresentar com linguagem formal e clara, o que entendeu sobre a pesquisa. Não será permitido ler durante a apresentação, por isso, ensaiar com antecedência é fundamental para o sucesso individual e de todo o grupo. Produzam um texto claro e objetivo, utilizem imagens para ilustrar para os colegas tudo aquilo que vocês descobriram... Não esqueçam do Você sabia???

Caprichem e Ótimo Trabalho!