6˚ano:

7˚ano:
Capítulo 2: Os Romanos e os Bárbaros:

Capítulo 1: Saber levantar hipóteses a partir de textos e informações levantadas;
Capítulo 2: - Conhecer os diferentes vestígios materiais utilizados pelo arqueólogo em suas pesquisas,
1) Como é o trabalho do arqueólogo ?
2) Por que, a partir das pesquisas arqueológicas, o conhecimento do passado pode mudar?
3) O que são considerados vestígios materiais?
Capítulo 3: - O trabalho do historiador;
4) O que são e quais os tipos de fontes históricas?
5) Como o historiador constrói o relato histórico?
Capítulo 4: Viajando pela Pré-História: a origem do homem;
6) Como o mito e a religião explicam a origem do homem?
7) Explique como ocorreu o processo de hominização. (Já realizamos essa atividade no caderno, você pode reescrever ou utilizar o texto que já produziu)
8)TR página 119: Cite as diferenças entre o homo e o australopithecus (Transcreva as informações para o caderno)
Capítulo 5: O modo de vida dos primeiros grupos humanos:
9) Explique como descoberta do fogo e a colaborou para melhoria no modo de vida do homem pré-histórico; (exercício já realizado no caderno: mesmo caso do anterior)
10) Explique o que significa e a que período da pré-história correspondem os conceitos abaixo;
a) nômade;
b) sedentário;
11) Explique como a descoberta da agricultura no período neolítico melhorou/facilitou a vida humana;
12) Caracterize os períodos da pré-história: paleolítico, neolítico e Idade dos Metais (utilize o caderno, no meu mapa conceitual já organizei essas informações !)
Capítulo 2: Os Romanos e os Bárbaros:
1) Quem eram os chamados povos bárbaros?
2) Explique as razões da Queda do Império Romano do Ocidente;
3) Diferencie a cultura bárbara da cultura romana;
4) O feudalismo, que marcou a Europa Ocidental durante a Idade Média, resultou duas heranças distintas, a romana e a germânica. Explique cada uma delas.
Capítulo 3: Árabes:uma civilização, um profeta, uma nova religião:
5. Diferencie o sistema econômico islâmico e o medieval.
6. Estabeleça 1 semelhança entre o islamismo e o cristianismo.
7. Cite três obrigações estabelecidas por Maomé aos muçulmanos.
8. Cite e explique as causas e as consequências da expansão islâmica.
9. Relacione a expansão islâmica ao fechamento da Europa.
Capítulos 4 e 5: O Feudalismo e a Sociedade Medieval:
10. O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média.
a) Como se dividia o feudo?
b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.
c) O que significa dizer que a economia do feudo era autossuficiente? Explique.
11) A "corveia" e a "talha" estavam entre as "exigências econômicas" dos senhores em relação ao servos. Esclareça no que consistiam.
12) O que diferencia a servidão da vassalagem?
13) Descreva a vida de cada uma das classes sociais da Idade Média. Por que essa sociedade poderia ser chamada de estamental?
14) Estabeleça a importância da Igreja católica para a manutenção da ordem social na Idade Média.