Aqui só tem História

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segunda-feira, 25 de maio de 2015

6˚ e 7º ano: Principais conceitos sobre a Idade Média para arrasar na prova!

Os dez séculos da Idade Média são muito complexos e de fundamental importância para a compreensão da Sociedade Ocidental. As Cruzadas, divisor histórico desse período, merecem destaque e atenção no processo de Estudos.

A seguir,  segue uma sugestão para elaboração de roteiro de estudos para garantir que você tenha um excelente aprendizado sobre o período de transição entre a Alta e a Baixa Idade Média.


1. Diferenciar a Alta da Baixa Idade Média (destacar, no mínimo, 4 aspectos de cada período).

2. Apresentar as novas técnicas agrícolas e suas consequências para:
a) abastecimento,
b) demografia.

3. Relacionar o aumento da população às Cruzadas.

4. Analisar o infográfico:
 
Revista História Viva, edição 15, páginas 30 e 31 - janeiro de 2005.

Explicar o que foram e por que ocorreram as Cruzadas (séculos X ao XIII). 

5. Explicar os interesses na realização das Cruzadas para:

a) a Igreja;
b) os nobres;
c) os servos.


6. Relacionar o fanatismo religioso e a ideia de Guerra Santa.

7. Quanto a cristãos e islâmicos em relação às Cruzadas, indicar:
a) 2 semelhanças,
b) 2 diferenças.

9. Explique quais foram as consequências das Cruzadas.

Que tal saber mais sobre a Idade Média? Fica uma dica de Leitura:



Respostas: 


1. Alta Idade Média: feudalismo pleno, economia de subsistência, invasões, insegurança, controle da Igreja Católica, organização social: clero, nobres e servos. 
Baixa Idade Média: retomada das rotas comerciais do mar Mediterrâneo, renascimento comercial e urbano, surgimento da burguesia, retomada do comércio. 

2. a) aumento da produção de alimentos.
b) Com o aumento na oferta de alimentos, a alimentação melhor fez com que a expectativa de vida também aumentasse, o que, a longo prazo, fez a população quase triplicar.

3. Com o aumento populacional outros problemas surgiram, como por exemplo, a impossibilidade de acomodar todos, fossem nobres ou camponeses, nos feudos. A população marginal causava diversos problemas nas estradas (assaltos, assassinatos), o que tornava o ambiente extremamente inseguro. O pedido de ajuda ao papa, vindo do Oriente, fez com que esse contingente populacional fosse direcionado à retomada de Jerusalém, que estava sob domínio islâmico. 

4. As Cruzadas foram guerras que ocorreram no Oriente, disputando a cidade santa de Jerusalém. Ocorrem a partir do ataque dos cristãos aos islâmicos, que a dominavam, se extendendo por três séculos.

5. Explique os interesses na realização das Cruzadas para:
a) Conquistar a Terra Santa, a cidade de Jerusalém.
b) Conquistar novas terras, principalmente os nobres sem herança. Alcançar o perdão dos pecados.
c) Alcançar o perdão dos pecados, em alguns locais da Europa, todos os envolvidos no movimento tiveram suas dívidas perdoadas. Esperança de possibilidade de vida melhor no Oriente.


6. Relacione o fanatismo religioso e a ideia de Guerra Santa.
Tanto cristãos (europeus) quanto islâmicos (árabes, orientais) lutavam em nome do seu Deus, que acreditavam ser o certo.

7. a) Religiões monoteístas, com livros sagrados.
b) Os islâmicos valorizavam o conhecimento, as universidades e o saber. Sua religião pregava que os fiéis visitassem Meca pelo menos uma vez na vida. Enquanto na Europa cristã o conhecimento ficou restrito aos monges e homens da Igreja.

8. As principais consequências das Cruzadas para o Ocidente são a reabertura das rotas comerciais do mar Mediterrâneo e o renascimento comercial e urbano. 

9º ano: Resumo Fascismo

Para organizar as principais informações sobre o Fascismo


 Ascensão do Fascismo na Itália em meio à 
dificuldades econômicas do pós- I Guerra 

Descontentamento dos italianos em relação ao não cumprimento dos acordos estabelecidos pelos países vencedores (quando a Itália mudou de lado e passou a combater a Áustria-Hungria. 

Burguesia e classe média temem o avanço do comunismo e passaram a apoiar o partido fascista. 

1922: Marcha sobre Roma: tomada do poder

Estado fascista: - culto ao líder, à força física, militarismo, nacionalismo extremo, partido único.

Propaganda: destaque para os aspectos grandiosos, teatrais para o convencimento das massas.

Intervenção do Estado na economia: crescimento econômico, grandes obras públicas (empregos), Batalha do Trigo (aumento da produção),

1927: Carta del Lavoro