Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

8 ano: I e II Revolução Industrial - O que se deve sabe

A Revolução Industrial 

É preciso ser capaz de: 

  • Apresentar as causas responsáveis pelo pioneirismo inglês no processo de industrialização. 
  • Diferenciar a produção artesanal e a maquinofatura.
  • Analisar por que o conceito Revolução é utilizado para caracterizar esse processo. 
  • Explicar a nova dinâmica econômica da Europa no final do século XVIII: o capitalismo e suas consequências econômicas e sociais. 
  • Conceituar proletariado;
  • Apresentar as péssimas condições dos trabalhadores das primeiras fábricas nos séculos XVIII e XIX;
  • Conceituar Ludismo. 

 Slides de sala: 


2˚ ano revolução industrial from Kerol Brombal

A Segunda Revolução Industrial

Habilidades:
 - Entender como foi possível que outros países passassem pela Revolução Industrial;
- Conceituar mundialização da revolução,
- Compreender as novas fontes de energia surgidas nesse contexto e as consequências delas advindas; 

É preciso ser capaz de: 

- Características da II Revolução Industrial, destacando as diferenças em relação a Primeira.
2. Novas fontes de energia passam a ser utilizadas, quais são elas e quais as consequências dessas novas tecnologias. 
3. Explicar como a burguesia, um dia revolucionária, se tornou conservadora.
4. Como o aparecimento de novas ideologias, como o anarquismo e o socialismo científico, transformaram o modo de reivindicação dos trabalhadores

Capítulo 15: Novas formas de ocupação e exploração: O Imperialismo

Habilidades: 

- Conceituar Imperialismo.
- Relacionar o imperialismo à II Revolução Industrial;
- Compreender as consequências do Imperialismo para as populações africanas e asiáticas.
- Conhecer os movimentos de resistência dos trabalhadores no século XIX: o socialismo científico;

- Diferenciar anarquismo e socialismo.

Imperialismo = Império
 II Revolução Industrial - Aumento da produção dos países europeus    --- vender   Pra quem????
- Buscar mercados consumidores fora da Europa.
- NEO – COLONIALISMO (nova forma de explorar colônias – século XIX); MONOPÓLIO = EXCLUSIVISMO COMERCIAL
- Novos territórios para exploração: África e Ásia
-  Busca de mercado consumidor (vender os produtos)  matéria-prima.
- Fardo do homem branco: missão civilizadora,
- Resistência local: guerras, mas controle europeu

Conceitos centrais 
Imperialismo – Exploração - Etnocentrismo

- Explicar o que foi o movimento imperialista. 
- Apresentar as causas e as consequências da Conferência de Berlim. 
- Diferenciar o colonialismo do século XVI e o imperialismo no século XIX e início do século XX. 
-  Relacionar o Imperialismo ao Etnocentrismo.
- Aponte as estratégias de dominação utilizadas pelos europeus para dominar os territórios da África e da Ásia durante o imperialismo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário