A Revolução Industrial
É preciso ser capaz de:
- Apresentar as causas responsáveis pelo pioneirismo inglês no processo de industrialização.
- Diferenciar a produção artesanal e a maquinofatura.
- Analisar por que o conceito Revolução é utilizado para caracterizar esse processo.
- Explicar a nova dinâmica econômica da Europa no final do século XVIII: o capitalismo e suas consequências econômicas e sociais.
- Conceituar proletariado;
- Apresentar as péssimas condições dos trabalhadores das primeiras fábricas nos séculos XVIII e XIX;
- Conceituar Ludismo.
Slides de sala:
- Apresentar as causas e as consequências da Conferência de Berlim.
- Diferenciar o colonialismo do século XVI e o imperialismo no século XIX e início do século XX.
- Relacionar o Imperialismo ao Etnocentrismo.
- Aponte as estratégias de dominação utilizadas pelos europeus para dominar os territórios da África e da Ásia durante o imperialismo.
2˚ ano revolução industrial from Kerol Brombal
- Entender como foi possível que outros países passassem pela Revolução Industrial;
- Explicar o que foi o movimento imperialista. A Segunda Revolução Industrial
Habilidades:- Entender como foi possível que outros países passassem pela Revolução Industrial;
- Conceituar
mundialização da revolução,
- Compreender as novas
fontes de energia surgidas nesse contexto e as consequências delas advindas; É preciso ser capaz de:
- Características da II Revolução Industrial, destacando as diferenças em relação a Primeira.
2. Novas fontes de energia passam a ser utilizadas, quais são elas e quais as consequências dessas novas tecnologias.
3. Explicar como a burguesia, um dia revolucionária, se tornou conservadora.
4. Como o aparecimento de novas ideologias, como o anarquismo e o socialismo científico, transformaram o modo de reivindicação dos trabalhadores
Capítulo 15: Novas formas de ocupação e exploração: O Imperialismo
Habilidades:
- Conceituar Imperialismo.
- Relacionar o
imperialismo à II Revolução Industrial;
- Compreender as consequências do Imperialismo para as populações
africanas e asiáticas.
- Conhecer os movimentos de resistência dos trabalhadores no século
XIX: o socialismo científico;
- Diferenciar anarquismo e socialismo.
Imperialismo = Império
II Revolução Industrial - Aumento da produção dos países europeus --- vender Pra quem????
- Buscar mercados consumidores fora da Europa.
- NEO – COLONIALISMO (nova forma de explorar colônias – século XIX); MONOPÓLIO = EXCLUSIVISMO COMERCIAL
- Novos territórios para exploração: África e Ásia
- Busca de mercado consumidor (vender os produtos) + matéria-prima.
- Fardo do homem branco: missão civilizadora,
- Resistência local: guerras, mas controle europeu
Conceitos centrais
Imperialismo – Exploração - Etnocentrismo
- Apresentar as causas e as consequências da Conferência de Berlim.
- Diferenciar o colonialismo do século XVI e o imperialismo no século XIX e início do século XX.
- Relacionar o Imperialismo ao Etnocentrismo.
- Aponte as estratégias de dominação utilizadas pelos europeus para dominar os territórios da África e da Ásia durante o imperialismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário