É hora de estudar muuuito e garantir bons resultados em nossa avaliação de recuperação! Lembrem-se, utilizem os mapas conceituais no caderno, reveja atividades e exercícios e anote suas dúvidas!
Os exercícios abaixo são para entregar dia 03/12, respondam de maneira dissertativa, não em forma de texto. Caprichem!
6˚s anos:
Apostila 4: Capítulo 15: Grécia: uma civilização que marcou a História:
· 1) Localização da antiga civilização grega;
· 2) O que eram as pólis?
· 3) O que significava política?
· 4) Qual o sentido da palavra cidadania na Grécia Antiga?
· 5) A acrópolis era a cidade alta. Por que conquista-la significava conquistar toda a pólis?
· 6) O que é oligarquia? De que forma a oligarquia funcionava nas pólis gregas?
· 7) O que significava democracia?
· 8) Compare a democracia atual à democracia grega.
· 9) Quais as formas de uma pessoa tornar-se escravo na Grécia Antiga?
·
Capítulo 16: Esparta e Atenas: duas experiências
· 10) As duas principais pólis gregas eram Atenas e Esparta. Construa uma tabela comparativa em relação às duas cidades, leve em conta: sistema político, economia, sociedade.
Capítulo 17: A Cultura na Grécia
· 11) Quais os principais aspectos da cultura grega ( Cite e explique no mínimo 3)
· 12) Quais as heranças culturais gregas encontradas em nossa sociedade?
Para quem não assistiu, vale a pena ver até o fim, um jeito fácil e divertido de fazer revisão!
Para quem não assistiu, vale a pena ver até o fim, um jeito fácil e divertido de fazer revisão!
Capítulo 18: Uma viagem a Roma Antiga
13) Como Roma evolui de aldeia para cidade Estado?
14) Como era composta a sociedade romana? Explique a importância de cada um dos estamentos da pirâmide que representa a sociedade.
15) Explique o fim da monarquia romana no ano 509 a.C.
16) Explique a importância dos patrícios na sociedade romana e seu interesse em uma república.
Capítulo 19: A República Romana
21) Explique a importância do Senado para a cidade de Roma.
22) Explique o significado da palavra República e relacione ao governo de Roma.
23) Analise atentamente a página 120, atenção para os cargos e magistrados que cuidavam da administração da República.
24) Relacione o processo de expansão romano e o poder do exército.
25) Como os plebeus garantiram seus direitos políticos?
26) Descreva o processo de expansão romana.
27) Como os romanos foram influenciados pelos povos conquistados?
Ah... os romanos não podiam faltar!!!
7˚s anos:
Ah... os romanos não podiam faltar!!!
7˚s anos:
Capítulos 16 e 17: O Encontro entre culturas: Perdas e Ganhos
1) Como os portugueses se comportaram a medida que entraram em contato com os africanos do norte do continente?
2) Os Espanhóis na América: Descreva 3 exemplos de atitudes etnocêntricas dos espanhóis em relação às civilizações pré-colombianas: Use as informações da página 119.
3) Como explicar o acolhimento que os espanhóis receberam por parte dos nativos? (Observe atentamente a imagem da página 112 e releia a página 111 para melhor argumentação.
4) Portugueses no Brasil: Releia a descrição de Américo Vespúcio da página 113. Liste as descrições etnocêntricas feitas por ele.
5) Justifique o título do capítulo: O encontro entre culturas: perdas e ganhos.
6) Como explicar a vitória dos europeus em relação à população ameríndia?
Capítulo 18: A Chegada dos portugueses
7) Descreva as principais atividades econômicas realizadas por Portugal no Brasil.
8) Por que o território brasileiro não interessou os europeus durante os primeiros 30 anos da colonização? Explique.
9) O que foram e quais os objetivos das Capitanias Hereditárias?
10) O que foi o Governo-Geral? Qual era seu objetivo?
11) Os jesuítas chegaram ao Brasil junto às primeiras missões de colonizadores europeus. Qual o objetivo da Companhia de Jesus? Explique brevemente.
Capítulo 19 e 20: O Açúcar: um produto Raro e rentável + Sociedade açucareira:
12) Por que o açúcar era tão valorizado na Europa?
13) Descreva a organização de um engenho.
14) Quais as situações de trabalho no Engenho? Relacione-as a expressão criada por Antonil: "Doce Inferno.
15) Explique as razões que levaram o negro africano a ser escolhido como mão de obra escrava no Brasil colonial.
Os vídeos abaixo servirão para fazer uma revisão rápida:
8˚s anos:
Capítulo 13: Apostila 3: A Revolução Industrial
1) Quais fatores levaram a Inglaterra a ser o primeiro país a se industrializar?
2) Descreva a estrutura das primeiras fábricas;
3) Quais eram as condições de vida e trabalho dos operários durante a primeira Revolução industrial?
4) Quais as inovações tecnológicas e sociais da I Revolução Industrial?
Capítulo 14: A II Revolução Industrial
5) Vide a tabela do Caderno: quais as inovações positivas e negativas da II Revolução Industrial?
6) Descreva o processo de mundialização da Revolução: outros países se industrializam.
7) Quais as inovações da terceira revolução industrial?
8) Defina:
a) socialismo;
b) anarquismo
Capítulo 15: O imperialismo:
9) O que foi o imperialismo?
10) Locais onde ocorreu.
11) Explique o que foi a Conferência de Berlim.
12) Pesquise, busque na internet, uma charge que represente a Conferência de Berlim, não se esqueça de explica-la.
13) Descreva o processo de ocupação territorial e exploração econômica e social estabelecidas a partir do imperialismo.
14) Quais os resultados do imperialismo?
Capítulo 16: Economia e Política no 2˚ Reinado
15) Descreva a importância econômica do café no II Reinado;
16) Explique o processo de expansão das lavouras cafeeiras do Vale do Paraíba para o Oeste Paulista.
17) Relacione: Café/Ferrovias;
18) Café/Industrialização;
19) Barão de Mauá/Surto industrial.
9˚ano:
Apostila 3: Capítulo 13: Os Anos de Chumbo + Capítulo 14: A Contracultura
1) Descreva o processo que levou ao golpe militar de 1964.
2) O que foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade? Esse movimento representava os interesses de que setores sociais?
3) Por que é possível afirmar que este período histórico representa um recuo da cidadania?
4) quanto ao AI 5, responda:
a) O que foi?
b) Quais suas definições?
c) Por que pode ser considerado o mais arbitrário dos Atos Institucionais?
5) Descreva os mecanismos de repressão (03) e tortura (03) utilizados pelos militares nesse período.
6) Explique em que consistia o chamado Milagre Econômico.
7) Relacione o assassinato do jornalista Vladimir Herzog ao desgaste do regime.
8) Escolha uma música produzida pela contracultura durante o período da Ditadura Militar. Analise sua letra levando em conta os aspectos do regime trabalhados.
Capítulo 15: A Redemocratização:
9) Relacione o movimento das Diretas Já ao processo de redemocratização.
10) Descreva o processo de elaboração da Constituição de 1988.
11) Relacione a charge de Henfil ao processo de elaboração da Constituinte de 1988
12) Descreva o processo de eleição Diretas em 1989.
13) Explique as causas e as consequências do processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.
14) Descreva os pontos positivos e negativos do 1˚ mandato do presidente FHC.
15) Por que é possível afirmar que o segundo mandato do presidente FHC foi um período de crises e dificuldades econômicas?
16) Explique as rupturas e permanências do governo Lula em relação ao seu antecessor, FHC.