Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 21 de abril de 2025

As incríveis múmias incas no Museo Inka, em Cusco

Incas una gran historia, 2023 p. 29. 

Os corpos mumificados faziam parte do cotidiano das famílias, eles eram conhecidos como mallquis e participavam das festas e procissões pelas ruas das cidades. Em comemorações religiosas, fogueiras cerimoniais eram acesas em frente a essas múmias, comida e bebida eram colocas na sua frente. 

Em Quechua, Mallqui significa árvore, mas como também era usada para definir o ciclo da vida (nascimento, crescimento, reprodução, morte, regeneração), era usada quando os incas referiam-se aos ancestrais. 

Dibujo sobre fiesta de difuntos. Guamán Poma.


    Os governantes, após a mumificação, ​​se tonavam entidades e eram considerados um ser que exercia influência política no Estado Inca. Eles eram cuidados por mulheres e seus porta-vozes eram duas pessoas de gêneros diferentes, responsáveis ​​por comunicar seus desejos. 

 As fotografias a seguir foram feitas no Museo Inka, em Cusco, e reproduzem uma tumba e o culto aos ancestrais. 


Os mallquis eram corpos mumificados dos governantes incas. Cada Panaca, ou seja, pessoas de sua família, era por manter as obrigações que o antepassado assumia ao longo da vida, por isso, ofereciam banquetes e presentes à comunidade. A Panaca veneravam,  cuidavam e pediam conselhos aos mallquis.


Os incas acreditavam que os rituais os conectavam às forças da natureza. Para eles, os principais deuses como o Sol (Inti), a Lua (Quilla), as Estrelas (Chasca e Choquechinhay) e o Raio (Llapa) e eram os responsáveis por permitir a vida. 


No Império Inca - Tawantinsuyo, tudo o que era sagrado era chamado de Huaca: lugares, pessoas e objetos. O Inca, como filho do sol, ao morrer se tornava uma Huaca e, portanto, deveria ser adorado. 


Após a conquista espanhola, a maioria dos mallquis foram queimados, enquanto outros desapareceram, comprometendo uma importante parte da história inca. 

El Niño del plomo, uma múmia inca no Chile: escrevi sobre a múmia inca de um menino encontrado no alto das montanhas de Santiago, no Chile, aqui: https://aquisotemhistoria.blogspot.com/2023/01/uma-mumia-inca-no-chile-el-nino-del.html


Para saber mais: 



Referências:

Guamán Poma de Ayala, Felipe. Nueva Corónica y Buen Gobierno. Edición facsímil de la Biblioteca Nacional del Perú, 2014. 

Las Momias Incas O Mallquis: Poder Más Allá De La Vida:  https://www.andinoperutours.com/es/blog/las-momias-incas-o-mallquis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário