ENTREGA:03/10 /2014 - Qualquer dúvida ou problema, me procurem antes da data de entrega. Caprichem : )
Orientações: - Se você for realizar a atividade a mão, utilize
apenas caneta para responder às questões;
-Lembre-se, responda em forma de texto.
- Em questões que solicitem pesquisa adicional, não se
esqueça de anotar a fonte;
• A infância do
artista
Leonardo
da Vinci nasceu na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, na Itália, em 15
de abril de 1452. Sua mãe era uma camponesa, e seu pai, um rico tabelião que
não quis dar seu sobrenome ao menino. Quando Leonardo ficou famoso, passou a
ser conhecido como Leonardo da Vinci.
Desde
pequeno Leonardo mostrou grande talento para o desenho. Aos 17 anos seu pai o apresentou a Verrocchio, um artista muito
famoso em Florença. Leonardo tornou-se aprendiz no ateliê de Verrocchio, onde
aprendeu desde diferentes técnicas de pintura até a criação de projetos de
escultura em mármore e bronze .
1)
Leia as páginas 5 a 7 e descreva as habilidades de Leonardo da Vinci.
2)
Faça uma pesquisa sobre a região de Vinci, na Itália, levando em conta aspectos
naturais e paisagens. Destaque o que você achou mais interessante.
3)
Leonardo era mesmo um menino muito criativo. Releia a página 13, criatividade
com manchas. Você já teve alguma experiência parecida? Relate.
4)
Durante a adolescência Leonardo e sua família se mudaram para Florença.
Pesquise curiosidades sobre a cidade durante o Renascimento.
5)
Relacione o que você descobriu à afirmação da página 19: “boa parte do mundo
civilizado considerava Florença a cidade mais deslumbrante da terra.”
6)
Relacione às informações sobre o Renascimento aos capítulos 11 e 12 da apostila
3.
7) Pesquise sobre o mestre de Leonardo, Andrea
Verrocchio. Escolha 1 de suas obras e fale sobre ela.
8) Para se tornar um artista, era preciso passar por
várias etapas de trabalho, releia as páginas 35 a 38: de garzoni a artista.
Destaque a técnica de preparo que você achou mais interessante ou bizarra
(esquisita).
• Os diversos
talentos de Leonardo
Já disseram que Leonardo foi " O homem mais curioso da
história". É possível. Ele foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro,
inventor, cientista, cartografo. Também fez inúmeros estudos de anatomia,
astronomia e física. Em todas as áreas em que atuou, Leonardo deu importantes
colaborações para as futuras gerações. Isso não significa que ele obteve sucesso
em tudo o que fez. Leonardo falhou muitas vezes, e em outras tantas a falta de
recursos tecnológicos na época o impediu de realizar seus experimentos.
• Pintura
A pintura mais famosa de Leonardo e a Mona Lisa. O mistério
que a acompanha e fruto da extrema habilidade do artista no usa do sfumato, uma
técnica do claro-escuro que consiste em não desenhar os contornos com clareza.
Além disso, a figura parece mudar de expressão quando o olhar e fixado em diferentes pontos do
quadro. Essa ilusão e causada pela paisagem atrás da figura, que tem alturas diferentes
em cada um dos lados.
9) Explique
como a perspectiva revolucionou a técnica artística.
10) Os
artistas renascentistas utilizavam as seguintes técnicas artísticas:
*
Sfumato/ cartão/ chiaroscuro/contraponto
Como
essas técnicas se completavam à perspectiva para formar uma obra perfeita?
11) As
associações de pintores e artistas. Reveja o capítulo sobre o Renascimento das
cidades na Apostila 2 de História e relacione as associações de pintores às
guildas.
Leonardo desenvolveu
tanto seu talento que superou o mestre.
A partir de então tornou-se um artista independente e passo receber
convites de pessoas ricas e poderosas, interessadas em contrata-lo para
realizar obras de pintura, escultura, arquitetura e engenharia. Esses convites levaram Leonardo a trabalhar
nas cidades de Florença, Milão, Mântua, Veneza e Roma. No final da vida, a convite
do rei Francisco I, da França, Leonardo foi morar no castelo de Cloux,
perto de Amboise, onde morreu em 2 de maio de 1519.
12) Releia as
páginas 61 a 68. Relate brevemente os bizarros casos de assassinatos e como a
justiça era aplicada em Florença.
13) Leonardo em
Milão (páginas 87 a 90) Como os conhecimentos de Leonardo poderiam ajudar a
conter os avanços da Peste Negra na cidade? Deu certo? Explique.
14) Quem tem
caderno, tem tudo! (página 69) Qual a utilidade dos cadernos de Leonardo da
Vinci? Destaque uma curiosidade que lhe tenha chamado a atenção nos registros
do grande mestre e justifique sua escolha.
15) O Professor
Pardal da Renascença: (páginas 72 a 77/ 80, 120 a 125)
• Invenções: É possível classificar os projetos de Leonardo
em três categorias:
• Realizáveis. São
os projetos que puderam ser concretizados na época em que Leonardo viveu, como
um conjunto de portas que abriam e fechavam automaticamente, pela ação de contrapesos.
• Possíveis. São
aqueles que só não foram colocados em pratica na época pela ausência de
recursos tecnológicos. Um exemplo e o telescópio, desenvolvido por Galileu
somente como se vê principalmente nos cantos da boca e dos olhos da Mona Lisa.
um século depois.
• Inviáveis. São
aqueles que até o momenta mostram-se inviáveis ou partem de princípios
equivocados. Um exemplo de equívoco foi crer na possibilidade de o homem voar
batendo asas.
Escolha uma das invenções ou obra de Leonardo da
Vinci, faça uma pesquisa sobre ela, registre. Em qual categoria ela se encaixa:
invenções, realizáveis, possíveis ou inviáveis. Justifique seu posicionamento.
Atividade em
Duplas Entrega 23/10- Etapas:
*Atenção: os
números correspondem às pesquisas sobre as invenções e obras. O número do seu
grupo refere-se às temáticas que você irá pesquisar.
Invenções:
O vídeo abaixo mostra o livro da Ciranda Cultural: Diário das Invenções de Leonardo da Vinci (Jaspre Bark) e custa em torno de R$ 45,00
O vídeo abaixo mostra o livro da Ciranda Cultural: Diário das Invenções de Leonardo da Vinci (Jaspre Bark) e custa em torno de R$ 45,00
1)
Informações Escritas
(no máximo 2 A4) que devem constar na pesquisa:
a)
Nome
da obra; ano,
b)
Para
quem foi feita;
c)
Inviáveis/ Possíveis/ Realizáveis,
d)
Informações
técnicas,
e)
Curiosidades
f)
Maquete.
1)
Criptex:
2)
Bicicleta:
3)
Armas
de combate – tanque
4)
Armas
de combate - Besta;
5)
Armas
de combate Canhões multicanos
6)
Paraquedas:
7)
banheiro:
8)
Escafandro;
9)
Ponte
Giratória;
10) Asa Delta;
11) Aparato para andar sobre as águas;
12) Empurrador de escadas;
Pesquisa e Releitura de Obras: 23/10
1)
Monalisa;
2)
A
Dama e o Arminho;
3)
A Madona dos Rochedos;
4)
João Batista
5)
A última Ceia
Passos:
2)
Releitura
Digital (sejam criativos, caprichosos e me surpreendam!)
3)
Informações Escritas
(no máximo 2 A4) que devem constar na pesquisa:
g)
Nome
da obra; ano,
h)
Para
quem foi feita;
i)
Local
onde se encontra;
j)
Informações
técnicas,
k)
Curiosidades
7º Ano A:
1) Laís, Cintia e Gabi
2) Liara e Júlia
Moraes
3) Bruno, Breno
e Vitor
4) Guilherme,
Marcos, Lorenzo
5) Pedro,
Matheus Gravalos, Matheus Brumatti
6) Beatriz
F, Duda e Natalie
7) Juliana,
Maysa, Giulia
8) ------------
9) Raquel, Piera
e Mari
10) Gabriel,
Caio e Leonardo
11) Bia e
Kaory
12) Carol, Fer e
Giovanna
7º B:
1)
Laura
Pedro, Lara, Milena
2)
Gabriella,
Victoria Deneke
3)
Fernando, João Victor, Luca
4)
Fábio,
Guilherme, Victor
5)
Eduardo,
Leonardo, Evandro
6)
Bianca,
Ellen
7)
Ana
Luiza, Ana Beatriz, Isabela
8)
Túlio,
Gustavo, Júlia Zanella
9)
Aline,
Victória Juliato, Giovanna
10) Amália e Laura Marmo;
11) Letícia e Elis
12) Ruan, Enzo
Para saber mais e ainda rir com o português de Portugal, ora pois, segue um desenho ai, oh Manuel...
Beijos historiográficos!
Para saber mais e ainda rir com o português de Portugal, ora pois, segue um desenho ai, oh Manuel...
Beijos historiográficos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário