Leia o texto com atenção e responda em seu caderno:
Passados cinco séculos do Renascimento, o que restou daquela atitude inovadora para nós, hoje? Em nosso dia-a-dia alguma técnica ou instrumento herdados do Renascimento?
Imagine algumas situações do cotidiano: um médico que não usa termômetro para medir a temperatura do paciente, um comerciante que não pesa os alimentos que vende ou um professor que avalia o aluno sem atribuir-lhe uma nota. Estamos tão habituados a quantificar tudo que não sabemos mais viver sem padrões matemáticos. Herdamos do Renascimento essa visão quantitativa do mundo.
O homem renascentista tinha verdadeira obsessão pela exatidão. Foi a partir do Renascimento que os estudos de física, química, mecânica e astronomia começaram a ser registrados em fórmulas, equações e cálculos geométricos. “Nenhuma investigação humana pode ser chamada verdadeira ciência se não passar pelas demonstrações matemáticas:, escreveu Leonardo da Vinci. Um século depois, Galileu Galilei defendia a mesma ideia ao redigir: “É preciso medir o que é mensurável e tornar mensurável aquilo que não o é.”
Os registros comerciais seguiram a mesma tendência. Em 1489, o livro de Johann Widman propunha aos comerciantes pouparem tempo utilizando os sinais + e – no lugar de escrevê-los.
Até mesmo a pintura e a escultura renascentista eram verdadeiros estudos matemáticos. Além da perspectiva, o artista distribuía as figuras na tela seguindo padrões geométricos e desenhava o corpo humano usando medidas precisas para calcular, por exemplo, a distância entre a sobrancelha e a boca.
O tempo também foi medido. Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano. Foi no século XIV que surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador. Marcar o tempo era uma necessidade da vida urbana e dos negócios. Desde então, a disciplina do tempo entrou na vida humana: recebe-se pelas horas trabalhadas, fixam-se horários para as aulas, lamenta-se o tempo perdido (...).
A obsessão pelo tempo exato levou o papa Gregório XIII a refazer o calendário, pois as datas religiosas não coincidiam mais com as do início da Era Cristã. Ele encomendou a uma comissão de matemáticos a recontagem dos anos. Essa comissão concluiu que sobravam dez dias no calendário. O papa não teve dúvidas: mandou cortá-los. Assim, depois do dia 4 de outubro de 1582 amanheceu o dia 15 de outubro.
GAARDER.J. O mundo de Sofia. São Paulo. CIA das Letras, 1995. P. 220
1) Encontre no texto informações que sugerem informações sobre o modo de vida dos europeus medievais.
2) Segundo o autor, pequenas mudanças e transformações fizeram muita diferença na vida das pessoas daquele momento histórico, quais foram elas?
3) Elabore hipóteses para o fato de o europeu renascentista ser tão obcecado pela exatidão.
4) Segundo o fragmento, quais as contribuições renascentistas para a sociedade contemporânea (a nossa sociedade)?
Parabens Kerol
ResponderExcluirRenan
1)O modode vida dos europeus medievais é que as pessoas nao tinham ideia do tempo sendo medido pelas necessidades humanas.
ResponderExcluir2)Segundo o autor as mudanças foram:as pessoas passaram a usar relógio mrcânico, calendários e fizeram que as matérias, físicas, química, mecânica e astronomia se utilizassem de fórmulas matemáticas.
3)A hipótese de obsessão pela exatidão demostrada pelo papa Gregório XIII foi, encomendar uma comissão de matemáticos para a recontagem dos anos para a conclusão de um calendário.
Isabela Ferreira - 7º ano A
1) O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher .Essas sao informações sobre o modo de vida dos europeus medievais
ResponderExcluir2)As pequenas mudanças e transformações que fizeram muita diferença na vida das pessoas daquele momento histórico foram o relógio mecânico, o calendário e também tiveram os avanços matemáticos que proporcionaram a exatidão.
3) Uma hipótese para o fato de o europeu renascentista ser tão obcecado pela exatidão é que, como o Leonardo da Vinci e Galileu Galilei já disseram, nenhuma investigação humana pode ser chamada verdadeira ciência se não passar pelas demonstrações matemáticas.É preciso medir o que mensurável e tornar mensurável aquilo que não o é. Também porque eles eram muito rigorosos, e assim como a matemática, eles eram muito precisos desde a medida de um quadro até a construção de algo grande e importante.
Julia Araujo Pavan 7ºA
1) Algumas informações sobre o modo de vida dos europeus medievais sao que até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano.
ResponderExcluir2)Segundo o autor as mudanças transformaçoes que fizeram muita diferença na vida das pessoas na quele momento historico foram que eles passaram a ter um calendario, para saberem que dia era, quando eles tinham que ir para algum lugar, etc. Uma outra mudança que fez muita diferença foi o relogio mecanico, que serve pra saber que hora do dia voce tem que ir para a escola, por exemplo. Tambem tiveram os avanços matematicos, que fizeram muita diferença na vida dos europeus medievais, pois ate conseguiram pintar rostos mais perfeitos, e fazer diversas telas com mais perfeiçao.
3) Uma hipótese para o fato de o europeu renascentista ser tão obcecado pela exatidão e porque eles eram muito rigorosos, pois como a matematica eles eram bem precisos em qualquer coisa, desde uma conta de matematica simples ate a construçao de algo importante.
Como o Leonardo da Vinci e Galileu Galilei já disseram, nenhuma investigação humana pode ser chamada verdadeira ciência se não passar pelas demonstrações matemáticas.É preciso medir o que mensurável e tornar mensurável aquilo que não o é.
Kerol,desculpa por erros de acentuaçao, mais estava num computador onde nao sabia colocar os acentos. Apenas em algumas palavras eu consegui.
Bruna Araujo Pavan - 7 ano A
1)*O homem renascentista tinha verdadeira obsessão pela exatidão. Foi a partir do Renascimento que os estudos de física, química, mecânica e astronomia começaram a ser registrados em fórmulas, equações e cálculos geométricos(ou seja no renascimento o homem estudava fisica...etc)
ResponderExcluir*A obsessão pelo tempo exato levou o papa Gregório XIII a refazer o calendário, pois as datas religiosas não coincidiam mais com as do início da Era Cristã(o homem do renascimento pensava em como fazer(inventar)coisas q foram muito ulteis na epoca e ate hoje)
2)As mudanças foram: a criaçao do calendario, da balança, do termometro,entre outros...
3)O europeu estava tão obssecado pela exatidão pois ele começa a acreditar nele, e apartir disso ele quer saber sobre o que ha cerca dele
pois antes disso tudo q ele queria saber a igreja respondia, mas sua resposta sempre era pra manipular as pessoas, então eu acho q os homens começam a querer saber realmente a verdade sobre tudo que os cerca, e com isso dão um salto enorme, por exenplo na medicina e na fisica que hoje segue o que foi começado no renascimento
João Matheus
setimo A
karol você é um exenplo de professora que serve de inspiração a nos alunos na hora de estudar e fazer exercicios
ResponderExcluirPedro H Rigoni Paniago 7º A
ResponderExcluir1) Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher.
2)Eram usados relogios de sol agua e mecanico, hoje sao usados relogios digitais
3) Eles gostavam tantao da exatidao porque tinham recursos para isso
1) Um trecho que mostra informações sobre o modo de vida dos europeus medievais é: “Na Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano.”
ResponderExcluir2) As pequenas mudanças e transformações ditas pelo autor são: o termômetro, a balança, a avaliação do aluno atribuindo-lhe uma nota,.a perspectiva, as medidas precisas para se calcular, por exemplo, a distância entre a sobrancelha e a boca, o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador e o calendário.
3) Acho que o europeu renascentista era tão obcecado pela exatidão, pois já que o homem era o centro agora era necessário reproduzi-lo com perfeição.
Rui
Kerol, muito legal trabalhar assim com os alunos! Você nem imagina como tudo isso reflete nas minhas aulas...Parabéns pelo blog e pelas propostas de trabalho.
ResponderExcluirBeijos,
Ciça
Kerol, muito legal trabalhar assim com os alunos! Você nem imagina como tudo isso reflete nas minhas aulas...Parabéns pelo blog e pelas propostas de trabalho.
ResponderExcluirBeijos,
Ciça
Kerol amei seu blog e ja recomendei a todo mundo que esta estudando o mesmo assunto!!!!
ResponderExcluirSaudades
Gabi Brumatti
1)os europus medievais não tinham noção da hora,e tudo não era muito complexo e sim simples.Eles se guiavam por suas necessidades tinha a hora de dormir que era quando ficava mais escuro,a hora do trabalho ao amanhecer do sol,hora de comer e assim vai,o relogio deles era o sol ou para poucos o relogio de areia.
ResponderExcluir2)tudo mudou apartir do século XIV onde surgiu as horas,marcada por um relogio mecanico que alguns de seus principior são usados até hoje ocmo :molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador. Marcar o tempo era uma necessidade da vida urbana e dos negócios. Desde então, a disciplina do tempo entrou na vida humana: recebe-se pelas horas trabalhadas, fixam-se horários para as aulas, lamenta-se o tempo perdido.
3)o papa Gregório XIII ficou tão obsecado com a hora exata relacionada aos acontecimentos eligiosos que levou ele a juntar muitos matematicos para resolver esse prlblema,depois de muito trabalho e depois de ele cortar certos dias,depois do dia 4 de outubro de 1582 amanheceu o dia 15 de outubro !
by : julia helen numero:20 *o*
Adoreii o Blooog Keroooolll *0*
ResponderExcluirtambém adorei o Blog Parabéns pelo seu esforço e seu trabalho.
ResponderExcluirbeijos
Camila
1)O modo de vida dos europeus medievais era divididos em partes, hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher.
ResponderExcluir2)pequenas mudanças realmente fizeram grande diferença na vida de todos, com o surgimento de um relógio é possível receber-se pelas horas trabalhadas, fixar-se horários para as aulas e lamentar-se o tempo perdido
3)como os europeus não conheciam um "novo" mundo pensam que do modo que eles vivem é o jeito normal e não tem como mudar o modo que eles vivem.
Prof.
ResponderExcluirAdorei o Blog;texto,imagens,videos,tudo em geral ficou otimo.
Parabens
Afonso
Corrigi e td mt,bom trabalho kerol parabéns
ResponderExcluirMarcos 7 b
Kerol aqui tá o meu trabalho ;D
ResponderExcluirLeiam o texto com atenção,procurem elaborar respostas completas e bem desenvolvidas. Não esqueçam de assinar o comentário.
Bom trabalho!
Renan
Passados cinco séculos do Renascimento, o que restou daquela atitude inovadora para nós, hoje? Em nosso dia-a-dia alguma técnica ou instrumento herdados do Renascimento?
Imagine algumas situações do cotidiano: um médico que não usa termômetro para medir a temperatura do paciente, um comerciante que não pesa os alimentos que vende ou um professor que avalia o aluno sem atribuir-lhe uma nota. Estamos tão habituados a quantificar tudo que não sabemos mais viver sem padrões matemáticos. Herdamos do Renascimento essa visão quantitativa do mundo.
O homem renascentista tinha verdadeira obsessão pela exatidão. Foi a partir do Renascimento que os estudos de física, química, mecânica e astronomia começaram a ser registrados em fórmulas, equações e cálculos geométricos. “Nenhuma investigação humana pode ser chamada verdadeira ciência se não passar pelas demonstrações matemáticas:, escreveu Leonardo da Vinci. Um século depois, Galileu Galilei defendia a mesma ideia ao redigir: “É preciso medir o que é mensurável e tornar mensurável aquilo que não o é.”
Os registros comerciais seguiram a mesma tendência. Em 1489, o livro de Johann Widman propunha aos comerciantes pouparem tempo utilizando os sinais + e – no lugar de escrevê-los.
Até mesmo a pintura e a escultura renascentista eram verdadeiros estudos matemáticos. Além da perspectiva, o artista distribuía as figuras na tela seguindo padrões geométricos e desenhava o corpo humano usando medidas precisas para calcular, por exemplo, a distância entre a sobrancelha e a boca.
O tempo também foi medido. Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano. Foi no século XIV que surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador. Marcar o tempo era uma necessidade da vida urbana e dos negócios. Desde então, a disciplina do tempo entrou na vida humana: recebe-se pelas horas trabalhadas, fixam-se horários para as aulas, lamenta-se o tempo perdido (...).
A obsessão pelo tempo exato levou o papa Gregório XIII a refazer o calendário, pois as datas religiosas não coincidiam mais com as do início da Era Cristã. Ele encomendou a uma comissão de matemáticos a recontagem dos anos. Essa comissão concluiu que sobravam dez dias no calendário. O papa não teve dúvidas: mandou cortá-los. Assim, depois do dia 4 de outubro de 1582 amanheceu o dia 15 de outubro.
GAARDER.J. O mundo de Sofia. São Paulo. CIA das Letras, 1995. P. 220
1) Encontre no texto informações que sugerem informações sobre o modo de vida dos europeus medievais.
2) Segundo o autor, pequenas mudanças e transformações fizeram muita diferença na vida das pessoas daquele momento histórico, quais foram elas?
3) Elabore uma hipótese para o fato de o europeu renascentista ser tão obcecado pela exatidão.
Respostas
1-“O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher’’.
2-As mudanças foram de horário, estudos principalmente na pintura e também nos estudo.
3-O fato de o homem renascentista ser tão obcecado por buscar a perfeição, é o fato de ele pensar que o homem era o centro do universo, antes Deus era o centro do universo agora o homem.
1-O tempo também foi medido. Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano.
ResponderExcluir2-Foi no século XIV que surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador. Marcar o tempo era uma necessidade da vida urbana e dos negócios. Desde então, a disciplina do tempo entrou na vida humana: recebe-se pelas horas trabalhadas, fixam-se horários para as aulas, lamenta-se o tempo perdido.
3-o eropeu era obsecado pela exatidão pois ele começou a mudar de opinão e antes ele não tinha liberdade.E agora tem.
1) A informação que sugere o modo de vida dos europeus medievais é a visão quantitativa do mundo, pois na idade média não se tinha muita exatidão nas coisas, como na medida do tempo, pois não se tinha noção de horas, minutos, segundos, só sabiam a hora de seus afazeres cotidianos, como orar, comer dormir, plantar, colher, etc. Também nos registros comerciais, trocando palavras, como mais e menos por sinais como + e -. A pintura também não era como foi no renascimento, pois na idade média também não se tinha noção de perspectiva e não se distribuía adequadamente os objetos na tela.
ResponderExcluir2) As transformações que fizeram diferença naquele momento histórico foram: a contagem do tempo, pois na idade média não se tinha noção de dias, horas, minutos e segundos, só se tinha noção da hora de seus afazeres cotidianos, como comer, plantar, colher, dormir, orar, etc. Também passamos a ter uma visão quantitativa do mundo, como trocar palavras como mais e menos por sinais, como + e -. Outra transformação foi na pintura, pois se começou a ter uma noção de perspectiva e a ter mais exatidão das coisas como saber a distancia entre a sobrancelha e a boca, como cita no texto, ou ter perfeita noção de onde ficam as articulações e que movimentos elas fazem.
3) Eu acho que o europeu renascentista teve uma transformação porque na renascença passou-se a se acreditar no antropocentrismo e com isso ele quis saber mais sobre si mesmo e quis retratar isso mais perfeitamente.
Vinícius A A M Garcia 7 ano A
1) As informações que sugerem informações sobre o modo de vida dos europeus medievais são:
ResponderExcluir"Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano."
2) Segundo o autor,as pequenas mudanças e transformações que fizeram muita diferença na vida das pessoas daquele momento histórico foram:surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje: molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador, pois marcar o tempo era uma necessidade da vida urbana e dos negócios. Desde então, a disciplina do tempo entrou na vida humana: recebe-se pelas horas trabalhadas, fixam-se horários para as aulas, lamenta-se o tempo perdido, etc.
3) Os europeus renascentistas eram obcecados pela exatidão, pois buscavam inspirações nas obras grecas e romanas. Além das obras, a renascença se inspirava na filosofia grega.
Eles defendiam a ideia de que o homem era capaz, com esforço e vontade, de modificar sua vida, independentemente da vontade de Deus.
Esse destaque dado à capacidade humana fez surgir, dentro do Renascimento, um movimento conhecido como Humanismo.
Os humanistas se preocupavam em explicar tudo que dissesse respeito aos seres humanos e ao funcionamento do Universo. Por isso, valorizavam o conhecimento e a razão. Acreditavam que o melhor meio de atingir o conhecimento era o estudo.
Por isso, buscavam a exatidão por meio dos estudos, para pintar ou esculpir traços humanos perfeitos, com riqueza de detalhes e sendo fiel a realidade.
Valquíria - 7°A
KEROL,
ResponderExcluirestou adorando o seu blog.
Parabens!!!!
Já vi os videos e li o texto.
Beijos Bábi Miguel
Kerol gostei muito do seu blog,ele é a sua cara! (tudo de bom)
ResponderExcluirCorrigi todas as tarefas a fiz a atividade extra.
Bjs Dalila
1: os modos de vida que encontrei foram:o renascimento, os estudos da arte e da vida medieval.
ResponderExcluir2:medir e calcular exatamente o que era medido e o calendario que foi modificado.
3:uma hipotese possivel é de que como tudo que era feito em nome de Deus era perfeito porque não seria para o homem se ele agora era o centro do mundo?
isabella Saccá 7b te amo kerol!!!
Oi Kerol,
ResponderExcluirAqui vai a correção de exercícios:
1. As informações sobre o modo de vida dos europeus medievais segundo o texto são: utilizavam os sinais + e - no lugar de escrevê- los, não se tinha relógio naquela época só os de areia, água, sol mais não eram exatos, mais os europeus não ligaram para isso, pois só tinha hora para orar, dormir, comer, plantar e colher. O calendário cristão por conta da falta de experiência com as horas também estava errado, ou seja, quando era dia 4 virou 15.
2. As mudanças e transformações que fez diferença para as pessoas nesse momento histórico foram: a adaptação do relógio básico para o relógio de molas e um novo calendário cristão.
3. Pois eles queriam ser um pouco diferente da cultura medieval e ser um pouco mais realista com suas obras, esculturas, etc.
É por isso que é chamada de ARTE RENASCENTISTA, que é igual a da Grécia antiga. Utilizam a perspectiva, lêem bastantes livros e ate pegam a noite cadáveres no cemitério.
BEJs da Babi Miguel do 7°b
gostei do blog, votei lá, parabéns mesmo continue com o blog que terá muita fama!!!
ResponderExcluirJoao Victor Dias 7° ANO A
1)As informações sobre o modo de vida dos europeus medievais do texto são:
ResponderExcluirque eu achei O tempo também foi medido. Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano. Foi no século XIV que surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador. Marcar o tempo era uma necessidade da vida urbana e dos negócios. Desde então, a disciplina do tempo entrou na vida humana: recebe-se pelas horas trabalhadas, fixam-se horários para as aulas, lamenta-se o tempo perdido
2)Uma das pequenas mudanças e transformações foram os registros comerciais.Em 1489, o livro de Johann Widman propunha aos comerciantes pouparem tempo utilizando os sinais + e – no lugar de escrevê-los.
E outra foi o tempo. Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos.Foi no século XIV que surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador.
3)A minha hipótese de o europeu renacentista ser tão obcecado pela exatidão é que eles nunca ficam satisfeitos com uma mera pintura ou com uma mera escultura,sempre querem fazer seu trabalhos com perfeição.Um exemplo disso é o Leonardo Da Vinci!! Nome:Cecília N°:10
Parabens Kerol
ResponderExcluirEnzo
Respostas referente a atividade extra do 7º A
ResponderExcluir1) Segundo o texto o modo de vida dos europeus medievais eram: as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos; o tempo era medido pelas necessidade essenciais da vida.
2) As mudanças e transformações feitas na vida das pessoas daquele momento histórico são: o efeito da exatidão fez com que surgisse os matemáticos, físicos, químicos e mais. Com essa pessoas surgiram a exatidão dos dias, meses, horas, minutos, unidades de medidas, mudando assim a vida das pessoas.
3) A hipótese que elaborei para o fato dos europeus renascentista serem obcecados pela exatidão é: eles queriam descobrir maneiras diferente de se executar uma atividade diminuindo a possibilidade de erros.
Nathalia Salgado 7º A
1-) A parte do texto que sugere informações sbre o modo de vida dos europeus medievais é: "O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher".
ResponderExcluir2-) A principal mudança que mudou a vida das pessoas daquela época foi o surgimento do relógio (marcador de tempo), que até hoje é muito importante na vida urbana e nos negócios.
3-) Uma das hipoteses está em uma parte do texto. Ela é: "A obsessão pelo tempo exato levou o papa Gregório XIII a refazer o calendário, pois as datas religiosas não coincidiam mais com as do início da Era Cristã", ou seja, eles eram obcecados mais por causa das datas religiosas.
Isabela Nascimento - 7º ano A - nº 16
OI QUERIDA PROFESSORA KEROL,
ResponderExcluirÉ A BIA DO 7°B
AQUI ESTÁ A MINHA RESPOSTA DESSE TRABALHO.
1)OS EUROPEUS MEDIEVAIS NÃO ERAM PREOCUPADOS EM SABER A HORA EXATA. O RELÓGIO QUE USAVAM ERA O DE SOL. O TEMPO ERA MEDIDO PARA FAZER AS COISAS QUE PARA ELES ERAM ESSENCIAIS, COMO A HORA DE ORAR, DE DORMIR, DE COMER, DE PLANTAR E DE COLHER. E TAMBÉM O TEXTO QUIS DIZER QUE NÃO SE PREOCUPAVAM COM A EXATIDÃO DE NADA, NEM DAS PINTURAS.
2)A PARTIR DA IDADE CONTEMPORÂNEA, OS HOMENS COMEÇARAM A SE PREOCUPAR MAIS COM A EXATIDÃO DAS COISAS, TANTO EM SABER A HORA CERTA, QUANTO EM SUAS OBRAS DE ARTE, COMO OS QUADRO E A ESCULTURA. TUDO TINHA QUE SAIR MUITO REALISTA.
3)OS HOMENS CONTEMPORÂNEOS COMEÇARAM A ACHAR QUE AS ILUMINURAS NÃO ERAM NEM UM POUCO PRÓXIMO DA REALIDADE, ENTÃO COMEÇARAM A LER OS LIVROS ROMANOS, E ESTUDAR O CORPO HUMANO. ESSES LIVROS ESTAVAM GUARDADOS DENTRO DAS IGREJAS, E RESOLVERAM COPIAR AS VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE, COMPLEMENTANDO EM SEUS TRABALHOS A PERSPECTIVA, A MATEMÁTICA, A CIÊNCIA, AS SOMBRAS E OUTROS ELEMENTOS ROMANOS.
BEATRIZ TONI RIGHETTO 7°B
1)os europeus medievais tinham um cotidiano bem marcado com hora para tudo comer,rezar, dormir,etc
ResponderExcluir2)a invenção dos objetos, pois com elas a vida ficou mais fácil
3)o europeu é tão obcecado pela exatidão pois ela facilitou a vida de todos
parabens kerol
ResponderExcluirBruno Rocha 7a
parabens Kerol
ResponderExcluirBruno Altafin
1) Encontre no texto informações que sugerem informações sobre o modo de vida dos europeus medievais.
ResponderExcluirO homem renascentista tinha verdadeira obsessão pela exatidão. Nenhuma investigação humana pode ser chamada verdadeira ciência se não passar pelas demonstrações matemáticas
2) Segundo o autor, pequenas mudanças e transformações fizeram muita diferença na vida das pessoas daquele momento histórico, quais foram elas?
As mudanças que as pessoas vão ter na vida são: os comerciantes pouparem tempo utilizando os sinais + e – no lugar de escrevê-los.
No século XIV que surgiu o relógio mecânico que permanece até hoje.
3) Elabore uma hipótese para o fato de o europeu renascentista ser tão obcecado pela exatidão.
O europeu renascentista é tão obcecado pela perfeição para não errar nunca mais. Um exemplo são os artistas, pois os aprendizes eram punidos se errassem na pintura por isso eles sempre buscavam a perfeição.
Bruno Rocha Altafin
7° ANO :ATIVIDADE EXTRA
ResponderExcluir1)1) Na idade media não existia relógios ,existiam relógios de sol água areia mas nenhum era tão preciso como o do renascimento
2) A invenção de um relógio mais exato ,a obsessão por medidas e coisas exatas,nada na duvida
3) Pois eles achavam que nada do que se estudam pode ser chamada de ciência se não for comprovado matematicamente.para eles nada poderia ficar para trás
FATIMA LOPES
1) No texto as idéias que sugerem o modo de vida dos europeus medievais são:
ResponderExcluir"Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos";
"O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher";
"Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano".
2) As pequenas mudanças foram: a mudança no caledário cristão, a utilização de símbolos matemáticos, a façanha pela exatidão, estudo de novos conhecimentos, os primeiros relógios mecânicos e a obsessão pelo tempo exato.
3) Com os maiores conhecimentos matemáticos, botânicos, biológicos e muitos outros, o europeu renascentista começou a perceber que o mundo ao seu redor era muito mais complexo, além de achar que agora não dependia mais da vontade de deus e que a Idade Média não fazia mais parte de seu passado, que era a idade das trevas, isso fez com que sentisse mais curiosidade em descobrir e entender o mundo, se tornarndo perfeccionista e se colocando no centro de tudo.
(Bjos,
Maíra)
7 °ANO : ATIVIDADE EXTRA
ResponderExcluir1)na idade media,tambem chamada de idade das trevas,nao existia relogios ,isso fazia com qe as pessoas nao soubessem realmente o que horas era.Existia relogios de areia,agua e sol mas nenhum tao preciso quanto o inventado pelos renascentistas.
2)Segundo o autor o relogio fez uma grande diferença pois as pessoas tinham hora para tudo,recebiam as horas que trabalhavam .A vida havia mudado muito.
3)Para os renascentistas nada que fora pesquisado ou estudado poderia ser chamado de ciencia se nao fosse comprovado matematicamente.Nao poderiam estar errados
FATIMA LOPES 7B
Atividade extra
ResponderExcluir1) Os homens medievais não tinham de horas ou de minutos exatos.O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano.
2) As pequenas mudanças e transformações foram:
no século XIV surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador. Marcar o tempo era uma necessidade da vida urbana e dos negócios.Desde então, recebe-se pelas horas trabalhadas, fixam-se horários para as aulas, lamenta-se o tempo perdido.A obsessão pelo tempo exato levou o papa Gregório XIII a refazer o calendário, pois as datas religiosas não coincidiam mais com as do início da Era Cristã.
3)O homem renascentista é tão obscecado pela exatidão, pois para fazer algo perfeito era preciso estudar física, química, mecânica e astronomia e tudo isso começou a ser registrado em fórmulas, equações e cálculos geométricos.
Susana
RESPOSTAS:
ResponderExcluir1 -Eles se organizavam de acordo com o Sol. Se o Sol estivesse de uma maneira era hora de fazer algo, se o Sol estivesse de outra maneira era hora de fazer outra coisa.
Ex: se o Sol estivesse radiante era hora de plantar.
2 –Apartir de uma certa época, eles queria receber pelo o que trabalhavam, e se lamentavam pelo tempo perdido, começaram a fazer mudanças nos calendários religiosos e a recontagem dos anos.
3 – Os artista renascentista buscavam inspiração nas obras gregas e romanas, por isso, os mitos baseiam na arte do Greco-romano
beijos,
Marcella 7°B
Kerol segue as respostas da atividade extra. Bjs Dalila.
ResponderExcluir1) No texto aparece as seguintes informações que sugerem o modo de vida dos europeus medievais: "O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher." Isto é, as pessoas naquele tempo mediam o tempo pelo que faziam no dia-a-dia, suas principais atividades."Desde então, a disciplina do tempo entrou na vida humana: recebe-se pelas horas trabalhadas, fixam-se horários para as aulas, lamenta-se o tempo perdido (...)." Depois do renascimento tudo começou a ser exato, até as horas que as pessoas aprenderam a contar e usá-las em seu beneficio.
2)As mudanças que fizeram muita diferença na vida das pessoas foi:" Em 1489, o livro de Johann Widman propunha aos comerciantes pouparem tempo utilizando os sinais + e – no lugar de escrevê-los." Inovações na escrita. "Até mesmo a pintura e a escultura renascentista eram verdadeiros estudos matemáticos. Além da perspectiva, o artista distribuía as figuras na tela seguindo padrões geométricos e desenhava o corpo humano usando medidas precisas para calcular, por exemplo, a distância entre a sobrancelha e a boca." Inovações nas artes diversas, além do que elas representavam, o renascimento de uma arte sem restrições da Igreja. "O tempo também foi medido" "Marcar o tempo era uma necessidade da vida urbana e dos negócios." As pessoas começaram a contar o tempo de suas atividades para ganhar com isso, por exemplo, ganhando o que era justo no trabalho. "A obsessão pelo tempo exato levou o papa Gregório XIII a refazer o calendário, pois as datas religiosas não coincidiam mais com as do início da Era Cristã. "Esse calendário é usado até hoje pela sociedade para contar o tempo.
3)* Exatidão: qualidade daquilo que é exato, verdadeiro : a exatidão de um raciocínio. Pontualidade, regularidade, precisão: agir com exatidão.
No período do renascimento os artistas buscavam a perfeição em suas pinturas e esculturas, a maior influencia foi as obras românicas da antiguidade e o conhecimento do corpo humano cientificamente (dessecamento de cadáveres). A exatidão surgiu exatamente porque o homem queria chegar nessa perfeição, demonstrando em suas artes que o homem era o centro do universo.
Keerol,
ResponderExcluirsou eu de novo,
eu só queria dar meus parabéns, que o seu blog esta muito bom!
os videos, as imagens!
esse texto extra do 7° ficou ótimo.
está mais diferente, interessante.
estou adorando.
E na aula continue assim, essa professora divertida, legal e engraçada que você é.
rs'
beijos,
marcella do 7°B
questões feitas por giancarlo.
ResponderExcluir1)O texto diz que ´´O homem renascentista tinha verdadeira obsessão pela exatidão`` e tambem diz que ´´ Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos``.
2)Houve muita diferensa depois de pequenas mudanças, pois o papa Gregório XIII teve que refazer todo o calendario cristão.
3)O renascentista era obsecado pela exatidão porque ele era queria esplicar todas as coisas.
1-Os europeus tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher.
ResponderExcluir2-As mudanças para os europeus renascentista foram os estudos de física, química, mecânica, astronomia começaram a ser registrados em fórmulas, equações , cálculos geométricos e foram cortados 10 dias do calendário cristão.
3-A minha hipótese, é que os pintores queriam ser reconhesidos como pintores maravilhosos e queriam se igualar a deus.
Parabens Kerol seu blog é otimo
Bruno Frasson 7ºA
oi kerol pronto mandei por email '-' as pergunta lá
ResponderExcluirKerol aqui estão os exercícios:
ResponderExcluir1.As informações que sugerem o modo de vida dos medievais são "O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher."
2.A mudança na vida dessas pessoas foi que o Padre refez o calendário.
3.Eles eram tão obsecados pela exatidão, pois depois de fazer tantos cálculos chava que devia ser tudo (que ele fizesse) perfeito.
Victoria Monteiro 7° ano B
Kerol, quando fui postar ontem meu computador deu "pau" então esqueci de postar depois. Se minha atividade nao valer entendo perfeitamente, mas se valer alguma coisa ai está ela:
ResponderExcluir1-As informações do texto que sugerem informações sobre o modo de vida dos europeus medievais são: o uso de relogios de sol, de areia e todos tem hora de dormir, de comer e de acordar.Mas os relogios eram impresisos
2- Essas pequenas mudanças sao: o livro de Johann Widman propunha aos comerciantes pouparem tempo utilizando os sinais + e – no lugar de escrevê-los, o artista fazia telas seguindo padrões geométricos, criaram um relógio mecânico e por fim pela obsessão pelo tempo o Papa decidiu fazer outro calendário.
3- O europeu renascentista é tao obcecado pela exatidão pois na Idade Media as iluminuras não eram nem um pouco parecidas com a realidade, entao para mostrarem que eram melhores decidiram fazer telas com o máximo da realidade, e as pessoas da idade media nao sabiam bem o tempo entao os renascentistas criaram um relogio e fizeram tudo isso para mostrarem que eram melhores do que os seus antepassados.
1- O uso de relogios de sol, de areia e todos tem hora de dormir, de comer e de acordar.
ResponderExcluir2- Essas mudanças sao: o livro de Johann Widman propunha aos comerciantes pouparem tempo utilizando os sinais + e – no lugar de escrevê-los, o artista fazia telas seguindo padrões geométricos, criaram um relógio mecânico e por fim pela obsessão pelo tempo o Papa decidiu fazer outro calendário.
3- Antes os artistas da idade media nao desenhavam bem os humanos e animais, mais agora eles melhoraram suas pinaturas e mostraram que sao melhores que seus antepassados.
Victor Mazieri 7° A n°:27
1)Apesar do modo de vida ser rudimentar, os Europeus Medievais tinham uma obsessão pela exatidão e buscaram desenvolver conhecimentos e instrumentos para melhor qualidade de vida.
ResponderExcluir2)As pequenas mudanças e transformações que fizeram muitas diferenças na vida das pessoas naquele momento histórico foram as medições de tempo como o calendário o relógio
3)Minha hipótese para o Europeu renascentista ser obcecado pela exatidão é que ele tinha dúvida queria saber o que fazer para melhorar a medição de tempo e outras coisas mais.
Ass: Luanna Alves Paiva N°22 sétimo B
1) Encontre no texto informações que sugerem informações sobre o modo de vida dos europeus medievais.
ResponderExcluirOs trechos encontrados no texto são:
''O homem renascentista tinha verdadeira obsessão pela exatidão.''
''O artista distribuía as figuras na tela seguindo padrões geométricos e desenhava o corpo humano usando medidas precisas para calcular, por exemplo, a distância entre a sobrancelha e a boca.''
''As pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos.''
2) Segundo o autor, pequenas mudanças e transformações fizeram muita diferença na vida das pessoas daquele momento histórico, quais foram elas?
As mudanças são:
Com o renacsimento cultural as pessoas começaram a se valorizarem mais, suas ideias e pensamentos, seus feitos, etc
3) Elabore uma hipótese para o fato de o europeu renascentista ser tão obcecado pela exatidão.
Eram obececados pela perfeição, pois queriam mostrar sua capacidade, e valorizar seu trabalho.
Bruno Manzatto Vicentim número:5
Querida prof kerol, estou lhe mandando isso hoje pois estive todo esse tempo sem internet e sem a possibilidade de ir a algum local com net. Desculpas pelo imprevisto.
ResponderExcluirRespostas:
1)As pessoas da Idade Média não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades exenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher.
2)As muanças e tranformações forão do surgimento do relógio mecânico, no séc.XIV, que desde então, a diciplina do tempo entrou na vida humana: recebe-se pelas horas trabalhadas, estabelecimento de horários de trabalho...
3)Pois o europeu Renascentista "chamou" a Idade Média como Idade das Trevas. Sendo assim, o europeu Renascentista quis mostrar que o Renascimento foi o tempo em que a exatidão era absoluta.
Ana Luíza Juliato Torrezin n°1 7° ano A
1) Os europeus medievais tinham verdadeira obsessão pela exatidão. Até mesmo a pintura e a escultura renascentista eram verdadeiros estudos matemáticos. Além da perspectiva, o artista distribuía as figuras na tela seguindo padrões geométricos e desenhava o corpo humano usando medidas precisas para calcular, por exemplo, a distância entre a sobrancelha e a boca. Até o final da Idade Média, as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos.
ResponderExcluir2) As mudanças e transformações que fizeram muita diferença na vida das pessoas daquele momento histórico foram no século XIV que surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador. A obsessão pelo tempo exato levou o papa Gregório XIII a refazer o calendário, pois as datas religiosas não coincidiam mais com as do início da Era Cristã. Ele encomendou a uma comissão de matemáticos a recontagem dos anos.
3)A busca de ser uma era revolucionaria, com informações exatas. Descobrir coisas novas que mudassem o cotidiano.
-Laís Hypólito.
-Número 10.
Kerol
ResponderExcluirMuito interessante a idéia de se unir ferramentas de tão fácil assimilação, como internet, Blogs, Orkut, etc., ao dia a dia das nossas crianças. Isso so os aproximará do conhecimento.
Seria muito interessante se esta idéia fosse também utilizada para se criar um grupo de discussão, onde poderímos até participar ou acompanhar o que pensam nossos filhos e contribuir de alguma forma com seu aprendizado.
Parabéns...
Geraldo Lima Paniago
Pai do Pedro Henrique e do João matheus.
1)as pessoas não tinham ideia das horas ou dos minutos exatos. O tempo era medido pelas necessidades essenciais da vida: hora de orar, de dormir, de comer, de plantar, de colher. Existiam os relógios de sol, de água, de areia, mas eram imprecisos, e as pessoas comuns provavelmente não faziam uso deles em seu cotidiano.
ResponderExcluir2) as mudansas foram que no século XIV que surgiu o relógio mecânico com alguns princípios básicos que permanecem até hoje : molas, rodas dentadas e ponteiros num mostrador.
3)O homem renascentista tinha verdadeira obsessão pela exatidão. Foi aique do Renascimento que os estudos de física, química, mecânica e astronomia começaram a ser registrados em fórmulas, equações e cálculos geométricos.
Giulliana Andrade 7A
3)