Hoje, seu centro histórico acolhe exemplares arquitetônicos que documentam os diferentes momentos de sua formação, vindo a ser patrimônio cultural de grande importância para o Brasil.
A fase de maior crescimento da cidade foi entre 1836 e 1854. Nessa época, Itu era a vila mais rica de toda a Província, tendo (desde o início do século) importante participação na vida política e econômica. Em 1842, a vila foi elevada à condição de cidade.
Fábrica São Luís
A Igreja do Bom Jesus teve como construtor o Padre Manoel da Costa Aranha. Foi erguida no local onde existiu a primitiva capela que datava do século XVII e que, durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu. Entre 1763 e 1765 a Igreja, que estava ruindo, foi reedificada, e até hoje mantém sua imagem igual a original.
O Frontispício do Bom Jesus, com suas colunas severas e imponentes, imita o da Basílica Maior de São João de Latrão, “a Mãe das Igrejas” ,em Roma.
As estátuas da fachada são dos quatro evangelistas, acompanhados de seus animais simbólicos, de acordo com a visão do profeta Ezequiel:
- São Mateus – é o homem, pois iniciou seu Evangelho com os homens que compõem a genealogia de Jesus.
- São Marcos – é o leão, pois principia seu Evangelho com a vida eremítica de São João Batista no deserto, lugar onde vive o leão.
- São Lucas – com o vitelo ou novilho, pois começa seu Evangelho com o sacrifício deste animal por Zacarias, no Templo.
- São João – a águia, por ser a “Águia de Pátmos”, cujo Evangelho sublime tem os altos vôos da águia que fita o sol. Evangelho místico, teológico e filosófico.
As inscrições em latim significam: “Cristo Vence – Cristo Reina – Cristo Impera”.
No altar-mor está a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho e a estátua do orago do Bom Jesus. Na abóbada do Zimbório aparecem a Santíssima Trindade. No altar: o Sagrado Coração de Jesus aparecendo á santa Margarida Maria Alacoque. A coroa de realeza do Sagrado Coração é ouro puro cravejada de diamantes, e o altar é todo de mármore.
Fonte: http://www.itu.com.br/hotsite/default.asp?id=75
Nenhum comentário:
Postar um comentário