Aqui só tem História

Aqui só tem História

sábado, 17 de setembro de 2011

Estudo do Meio Itu

       Que legal nosso Estudo a Itu!!!Vimos muita coisa legal e diferente... Muitos de nós nem imaginávamos que a cidade fosse tão rica em história... Sempre lembrada pelos exageros, Itu surpreendeu!!!
 Fiz um breve "apanhado" de informações com dados do site: http://www.explorevale.com.br/roteirodosbandeirantes/itu/historia.htm, vocês poderão clicar nos links para serem direcionados a outras informações. 
       Nos primeiros tempos, Itu (do indígena Itu-Guaçu ou Utu-Guaçu - que quer dizercachoeira grande, e foi denominada em homenagem à cachoeira Salto de Itu) foi ponto de apoio e ligação para as expedições, por haver diversos caminhos terrestres e fluviais. cidade, bem como a região, começou a ser povoada no final do século XVI. Os colonos portugueses, como Domingos Fernandes e seus familiares, chegaram em Itu em 1604, quando construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária.
         A capela, que deu início ao povoado, foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1610. Somente em 1657 chegou à vila, passando a ter poder administrativo local. Itu participou do movimento bandeirista, abrigou o movimento de organização das Monções (Porto Feliz foi ponto de partida das Monções, expedições de bandeirantes que, navegando pelo rio Tietê, expandiram as fronteiras brasileiras, sempre em busca das minas de ouro de Cuiabá, no Mato Grosso) e foi berço da Convenção Republicana, cultivando o título de Berço da República.
     Hoje, seu centro histórico acolhe exemplares arquitetônicos que documentam os diferentes momentos de sua formação, vindo a ser patrimônio cultural de grande importância para o Brasil.
     A fase de maior crescimento da cidade foi entre 1836 e 1854. Nessa época, Itu era a vila mais rica de toda a Província, tendo (desde o início do século) importante participação na vida política e econômica. Em 1842, a vila foi elevada à condição de cidade. 

Fábrica São Luís



A Igreja do Bom Jesus teve como construtor o Padre Manoel da Costa Aranha. Foi erguida no local onde existiu a primitiva capela que datava do século XVII e que, durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu. Entre 1763 e 1765 a Igreja, que estava ruindo, foi reedificada, e até hoje mantém sua imagem igual a original.
O Frontispício do Bom Jesus, com suas colunas severas e imponentes, imita o da Basílica Maior de São João de Latrão, “a Mãe das Igrejas” ,em Roma.
 As estátuas da fachada são dos quatro evangelistas, acompanhados de seus animais simbólicos, de acordo com a visão do profeta Ezequiel:
  1.  São Mateus – é o homem, pois iniciou seu Evangelho com os homens que compõem a genealogia de Jesus.
  2. São Marcos – é o leão, pois principia seu Evangelho com a vida eremítica de São João Batista no deserto, lugar onde vive o leão.
  3. São Lucas – com o vitelo ou novilho, pois começa seu Evangelho com o sacrifício deste animal por Zacarias, no Templo.
  4. São João – a águia, por ser a “Águia de Pátmos”, cujo Evangelho sublime tem os altos vôos da águia que fita o sol. Evangelho místico, teológico e filosófico.
As inscrições em latim significam: “Cristo Vence – Cristo Reina – Cristo Impera”.
No altar-mor está a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho e a estátua do orago do Bom Jesus. Na abóbada do Zimbório aparecem a Santíssima Trindade. No altar: o Sagrado Coração de Jesus aparecendo á santa Margarida Maria Alacoque. A coroa de realeza do Sagrado Coração é ouro puro cravejada de diamantes, e o altar é todo de mármore.
Fonte: http://www.itu.com.br/hotsite/default.asp?id=75










Nenhum comentário:

Postar um comentário