Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 9 de abril de 2012

7˚s anos: Orientação de Pesquisa

Olá pesquisadores e estudiosos da Idade Média:

Vamos por partes, primeiro o enunciado da Atividade Castelos, a qual deverá ser feita no A3, com a dupla da pesquisa, seguindo às orientações abaixo:

*Escolher um castelo ( que tenha sido construído na Idade Média)
* Descrever suas características exteriores;
* Pesquisar a história do Castelo: onde e quando foi construído; Características e curiosidades do interior do edifício; função atual;
* Imagens da parte externa e interna do castelo hoje.

Agora a Pesquisa, ou melhor, a parte escrita de nossa atividade de pesquisa sobre a Idade Média:

*Toda atividade deverá ter uma autoavaliação como a que está logo abaixo, PARA TODOS OS COMPONENTES DA EQUIPE, É OBRIGATÓRIO.


Autoavaliação do Aluno: Pesquisa Idade Média

Nome:

Instrumentos de Avaliação   

Sim
Não
Ocasionalmente

Expressei minha opinião durante o desenvolvimento da pesquisa





Busquei conteúdos e auxiliei  no desenvolvimento da Pesquisa






Ajudei e respeitei meus colegas




Comentários sobre meu desempenho: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Pesquisa:
• O que é?
• Para que serve?

“A pesquisa escolar é uma maneira inteligente de estudar e aprender. Não é, simplesmente, um trabalho que você faz para entregar para o professor.
Não se trata de descobrir uma porção de trechos de livros ou enciclopédias e copiar uns depois outros.
Para que a pesquisa cumpra seu papel ela não deve somar conhecimentos, mas multiplicá-los. Você deve acabar sua pesquisa compreendendo melhor o assunto pesquisado. Se isso não acontecer, a pesquisa terá sido perda de tempo. (...)
A pesquisa é como um jogo no qual formulamos perguntas e nós mesmos temos que dar as respostas. É como se brincássemos de detetives sozinhos.”

Ruth Rocha. “O que é, afinal de contas, uma pesquisa? In: Pesquisar e Aprender. São Paulo: Scipicione, 1995

Como deve ser organizada?

Trabalho escrito:

*Capa: Título do Trabalho
* Folha de Rosto: (nome completo do Colégio, nome dos alunos, série, área de conhecimento, nome da professora)
*Índice: sequência do trabalho.
* Introdução: Apresenta de forma resumida o conteúdo, assuntos abordados e o objetivo.
* Desenvolvimento: Texto elaborado a partir das fontes pesquisadas – Não é permitido copiar! No desenvolvimento, tudo o que vocês acharem relevantes, como as anotações feitas durante a pesquisa, gráficos, entrevistas, imagens, devem ser organizadas de forma a conferir sentido ao que pesquisaram.
* Conclusão: Depois de toda a pesquisa, a que conclusão foi Possível chegar? Levantem os aspectos positivos e negativos. O que aprenderam com todo este conteúdo adicional?
* Bibliografia: De onde vieram as informações pesquisadas? Livros, revistas, sites, todos devem estar na bibliografia e, atenção, o Google ou Yahoo, não são bibliografia, são apenas sites de busca, que indicam para vocês onde buscar informações, são os sites ou blogs indicados por estes portais que devem ser citados.
*Anexos: gráficos, desenhos, reportagens, entrevistas e outros complementos que vocês julgarem necessários.

Todo o material utilizado para pesquisa, como Xerox e rascunhos devem ser guardados e apresentados ao final do processo em uma pasta rascunho.

Apresentação:

Apresentar com linguagem formal e clara, o que entendeu sobre a pesquisa. Não será permitido ler durante a apresentação, por isso, ensaiar com antecedência é fundamental para o sucesso individual e de todo o grupo. Produzam um texto claro e objetivo, utilizem imagens para ilustrar para os colegas tudo aquilo que vocês descobriram...

LINKS legais:

http://gloriadaidademedia.blogspot.com.br/
http://castelosmedievais.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário