Temática: de Roma ao Feudalismo: quem passar por aqui, deixe um comentário, assim poderei saber quem fez a tarefa. Gabarito no domingo!
A obra mencionada deve ser relacionada com:
a) A vitória de Teseu sobre o Minotauro;
b) As aventuras de Ulisses;
c) As aventuras de Hércules;
d) A fundação de Roma;
e) A implantação da República em Roma.
2) (UFJF) Sobre a organização político-social de Roma no final do período republicano (II e III a. C) assinale a alternativa correta:
a) A atuação dos Tribunos da Plebe, como Tibério e Caio Graco, criou uma estrutura fundiária baseada em pequenos lotes ocupados pela população de baixa renda e levou ao fim dos latifúndios em Roma.
b) O direito à cidadania foi estendido a todos os habitantes que vivessem em qualquer região que tivesse sido conquistada por Roma.
c) O regime democrático atingiu seu apogeu com a maior participação, através de eleições, de toda a população livre concentrada nos grandes centros urbanos.
d) O poder político do Senado, no que se refere aos assuntos internos administrativos, foi transferido para a Assembléia dos Plebeus, conduzindo a um longo período de paz.
e) Houve o aumento do número de prisioneiros de guerra convertidos em escravos, utilizados como mão-de-obra na economia romana.
b) O direito à cidadania foi estendido a todos os habitantes que vivessem em qualquer região que tivesse sido conquistada por Roma.
c) O regime democrático atingiu seu apogeu com a maior participação, através de eleições, de toda a população livre concentrada nos grandes centros urbanos.
d) O poder político do Senado, no que se refere aos assuntos internos administrativos, foi transferido para a Assembléia dos Plebeus, conduzindo a um longo período de paz.
e) Houve o aumento do número de prisioneiros de guerra convertidos em escravos, utilizados como mão-de-obra na economia romana.
3) (UFPI) Sobre a queda do Império Romano do Ocidente no ano 476 d. C., podemos afirmar que:
4) (PUC PR) O Império Bizantino ou Romano do Oriente existiu durante a Idade Média, sendo-lhe cronologicamente coincidente. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
b) Sua posição geográfica correspondia às terras da parte ocidental do Império Romano.
c) Apresentava excessiva descentralização política, o que enfraquecia os imperadores (baliseus).
d) Reprimiu violentamente a heresia dos cátaros, que ameaçava a sua unidade religiosa.
e) A força da cultura romana fez com que o latim fosse língua de emprego geral.
5) (UECE - adaptada) Sobre os fundamentos do Islã, assinale o correto:
b) É uma religião monoteísta que surgiu no século X d.C.. Sua sede religiosa é a cidade de Medina e seu livro sagrado é a Kaaba.
c) É uma religião politeísta que surgiu no século I d.C.. Sua sede é Jerusalém, Maomé seu fundador e não tem um livro sagrado.
d) É uma religião monoteísta que surgiu no século VII d.C. Seu profeta é Maomé e seu livro sagrado é o Alcorão.
6) (ESPM) Leia o texto e responda:
e) o comitatus, que estabelecia a relação de lealdade e de
obrigações recíprocas entre os guerreiros e o chefe tribal.
Ao longo da História Medieval, o sistema feudal formou-
se de maneira lenta. Suas origens estruturais encontram-se
nas sociedades romana e germânica, cuja fusão e transfor-
mação se processaram ao longo da Alta Idade Média.
(Rubim Santos Leão de Aquino. Historia das Sociedades:
das comunidades primitivas às sociedades medievais)
Dentre as contribuições germânicas para a formação do feu-
dalismo podemos assinalar:
a) a vila, unidade típica de produção rural, com sua produção
destinada ao consumo local;
b) o colonato, sistema em que os trabalhadores sustenta- vam-se com o próprio trabalho, num pedaço de terra arren- dado pelo proprietário;
b) o colonato, sistema em que os trabalhadores sustenta- vam-se com o próprio trabalho, num pedaço de terra arren- dado pelo proprietário;
c) os precários, que trabalhavam na terra como meeiros ou
em troca de serviços que prestavam ao senhor;
d) a clientela, que estabelecia as relações de dependência social entre os indivíduos;
d) a clientela, que estabelecia as relações de dependência social entre os indivíduos;
7) (Unifesp) Na sociedade feudal, os servos tinham a obrigação de:
a) | prestar juramento de fidelidade ao senhor das terras e defendê-lo em caso de guerras. |
b) | pagar tributos ao rei e a todos os nobres que atravessassem as terras em que viviam. |
c) | aceitar a decisão de seu proprietário de vendê-los a outros senhores ou reis. |
d) | participar de torneios militares e de exibições de cavalaria. |
e) | trabalhar nas terras do senhor ou dar uma parte de sua produção a ele. |
8) (ESPM- adaptada) Leia as afirmativas apresentadas abaixo e assinale:
I A sociedade feudal era essencialmente agrária, sendo a terra a principal fonte de riquezas. A produção econômica destinava-se à subsistência de seus habitantes e procu- rava-se a auto-suficiência.
II. Uma das principais partes de um feudo, a reserva senho- rial, ou domínio, incluía as terras mais férteis do feudo, a residência do senhor (o castelo), construções de uso ex- clusivo do senhor (forno, moinho, lagar, estábulo) a cape- la e as aldeias onde moravam os camponeses.
I A sociedade feudal era essencialmente agrária, sendo a terra a principal fonte de riquezas. A produção econômica destinava-se à subsistência de seus habitantes e procu- rava-se a auto-suficiência.
II. Uma das principais partes de um feudo, a reserva senho- rial, ou domínio, incluía as terras mais férteis do feudo, a residência do senhor (o castelo), construções de uso ex- clusivo do senhor (forno, moinho, lagar, estábulo) a cape- la e as aldeias onde moravam os camponeses.
III. No sistema feudal ocorria a vassalagem, vínculo jurídico
e moral, que impunha determinadas obrigações e deveres
por parte de um suserano ao seu vassalo, tal como garantir
a hereditariedade de um benefício (feudo) ao primogênito
do vassalo.
a) Se todas as afirmativas forem corretas.
b) Se as afirmativas I e II forem corretas.
c) Se as afirmativas I e III forem corretas.
d) Se as afirmativas II e III forem corretas.
e) Se todas as afirmativas forem incorretas.
9) "Em primeiro lugar, fizeram homenagem desta maneira: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reservas, e este respondeu: "Eu o quero"; estando então suas mãos apertadas nas mãos do conde, eles se uniram por um beijo. Em segundo lugar, aquele que havia feito homenagem hipotecou sua fé (...); em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em seguida, com o bastão que tinha à mão, o conde lhes deu a investidura (...)." (Galbert de Bruges, in Gustavo de Freitas, "900 textos e documentos de História") Da situação descrita no documento, resultou
a) a formação de um exército de mercenários, pois os vassalos lutavam por terras, o que se tornou fundamental às monarquias nacionais.
b) o fortalecimento da autoridade dos monarcas, que ganharam o direito de comandar seus vassalos e, assim, reprimir as rebeliões senhoriais e camponesas.
c) a organização das Cruzadas, devido ao interesse do Papado em reafirmar seu poder sobre a cristandade após o Cisma do Oriente.
d) o surgimento de Estados nacionais, já que os reis conseguiram o apoio militar e financeiro dos nobres em sua luta contra os poderes locais.
e) a fragmentação do poder real, uma vez que os vassalos deviam obediência direta a seu suserano, que exercia autoridade em sua região.
a) Se todas as afirmativas forem corretas.
b) Se as afirmativas I e II forem corretas.
c) Se as afirmativas I e III forem corretas.
d) Se as afirmativas II e III forem corretas.
e) Se todas as afirmativas forem incorretas.
9) "Em primeiro lugar, fizeram homenagem desta maneira: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reservas, e este respondeu: "Eu o quero"; estando então suas mãos apertadas nas mãos do conde, eles se uniram por um beijo. Em segundo lugar, aquele que havia feito homenagem hipotecou sua fé (...); em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em seguida, com o bastão que tinha à mão, o conde lhes deu a investidura (...)." (Galbert de Bruges, in Gustavo de Freitas, "900 textos e documentos de História") Da situação descrita no documento, resultou
a) a formação de um exército de mercenários, pois os vassalos lutavam por terras, o que se tornou fundamental às monarquias nacionais.
b) o fortalecimento da autoridade dos monarcas, que ganharam o direito de comandar seus vassalos e, assim, reprimir as rebeliões senhoriais e camponesas.
c) a organização das Cruzadas, devido ao interesse do Papado em reafirmar seu poder sobre a cristandade após o Cisma do Oriente.
d) o surgimento de Estados nacionais, já que os reis conseguiram o apoio militar e financeiro dos nobres em sua luta contra os poderes locais.
e) a fragmentação do poder real, uma vez que os vassalos deviam obediência direta a seu suserano, que exercia autoridade em sua região.
10) (UFPEL)
“Os clérigos devem por todos orar os cavaleiros sem demora
O poema está diretamente relacionado:
a) à Revolução Francesa, enfatizando as obrigações servis, como a corvéia – que era a entrega da primeira colheita ao senhor.
b) à estratificação social, no feudalismo europeu, justificada pela Igreja, e composta pelo clero, pela nobreza e pelo povo.
c) ao final da Idade Média, durante a expansão colonial européia na América, com o apoio da Igreja.
d) à ideologia burguesa, nas Cruzadas, quando os cavaleiros defenderam os valores cristãos ocidentais contra os muçulmanos.
e) ao período medieval, por referir a exploração dos camponeses através de trabalho escravizado, bem como pela talha – que era o pagamento pelo uso do moinho.
“Os clérigos devem por todos orar os cavaleiros sem demora
devem defender e honrar
e os camponeses, sofrer cavaleiros e clero sem falha
vivem de quem trabalha
têm grande canseira e dor
pagam primícias, corvéias, orações ou talha e cem coisas costumeiras
e quanto mais pobre viver
mais mérito terá
das faltas que cometeu
se paga a todos o que deve
se cumpre com lealdade a sua fé
se suporta paciente o que lhe cabe: angústias e sofrimentos”.
e os camponeses, sofrer cavaleiros e clero sem falha
vivem de quem trabalha
têm grande canseira e dor
pagam primícias, corvéias, orações ou talha e cem coisas costumeiras
e quanto mais pobre viver
mais mérito terá
das faltas que cometeu
se paga a todos o que deve
se cumpre com lealdade a sua fé
se suporta paciente o que lhe cabe: angústias e sofrimentos”.
ESTEVÃO DE FOURÈGES. In: COTRIM, Gilberto. História global:
Brasil e Geral. 6a ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
a) à Revolução Francesa, enfatizando as obrigações servis, como a corvéia – que era a entrega da primeira colheita ao senhor.
b) à estratificação social, no feudalismo europeu, justificada pela Igreja, e composta pelo clero, pela nobreza e pelo povo.
c) ao final da Idade Média, durante a expansão colonial européia na América, com o apoio da Igreja.
d) à ideologia burguesa, nas Cruzadas, quando os cavaleiros defenderam os valores cristãos ocidentais contra os muçulmanos.
e) ao período medieval, por referir a exploração dos camponeses através de trabalho escravizado, bem como pela talha – que era o pagamento pelo uso do moinho.
Muito facil! 8/10
ResponderExcluir