DESAFIO
DE ESTUDOS: Aprimorando o conhecimento e revendo conceitos: A Grécia e Roma Antiga
Caberá a você ler novamente os
capítulos abaixo selecionados, grifar as ideias principais, selecionar dúvidas
(vale destaca-las em seu material com canetas de cores diferentes), e responder
em forma de texto ao que se solicita nos itens abaixo, use os mapas conceituais do caderno, bem como vídeos e materiais adicionais indicados.
Apostila 4: Capítulo 15: Grécia: uma civilização que
marcou a História:
· 1) Localização da antiga civilização grega;
· 2) Como é possível conhecer o passado dos gregos?
· 3) Origens da civilização grega, apenas uma ou vários
povos?
4) O que eram as pólis?
· 5) O que significava política?
· 6) Qual o sentido da palavra cidadania na Grécia
Antiga?
· 7) O que era a ágora? Qual sua importância para a
política?
· 8) A acrópolis era a cidade alta. Por que conquista-la
significava conquistar toda a pólis?
· 9) O que é oligarquia? De que forma a oligarquia funcionava nas pólis gregas?
· 10) O que significava democracia?
· 11) Compare a democracia atual à democracia grega.
· 12) Quais as formas de uma pessoa tornar-se escravo na
Grécia Antiga?
·
Capítulo 16: Esparta e Atenas: duas experiências
· 13) Use a apostila que realizamos no caderno com a comparação entre as cidades de Esparta e Atenas, estabeleça
uma semelhança e uma diferença entre a democracia ateniense e a oligarquia
espartana
Capítulo 17: A Cultura na Grécia
· 14) Quais os principais aspectos da cultura grega ( Cite
e explique no mínimo 3)
· 15) Quais as heranças culturais gregas encontradas em
nossa sociedade?
Para quem não assistiu, vale a pena ver até o fim, um jeito fácil e divertido de fazer revisão!
Para quem não assistiu, vale a pena ver até o fim, um jeito fácil e divertido de fazer revisão!
Capítulo 18: Uma viagem a Roma Antiga
16) Quanto a história de Roma existem duas versões para a fundação da cidade, uma mitológica e outra histórica, quais são elas?
17) Como Roma evolui de aldeia para cidade Estado?
18) Como era composta a sociedade romana? Explique a importância de cada um dos estamentos da pirâmide que representa a sociedade.
19) Explique o fim da monarquia romana no ano 509 a.C.
20) Reveja os exercícios do Em Casa página 118
Capítulo 19: A República Romana
21) Explique a importância do Senado para a cidade de Roma.
22) Explique o significado da palavra República e relacione ao governo de Roma.
23) Analise atentamente a página 120, atenção para os cargos e magistrados que cuidavam da administração da República.
24) Relacione o processo de expansão romano e o poder do exército.
25) Como os plebeus garantiram seus direitos políticos?
26) Descreva o processo de expansão romana.
27) Como os romanos foram influenciados pelos povos conquistados?
Ah... os romanos não podiam faltar!!!
Ah... os romanos não podiam faltar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário