Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

6˚Ano: Roteiro de Estudos Avaliação Trimestral


DESAFIO DE ESTUDOS: Aprimorando o conhecimento e revendo conceitos: A Grécia e  Roma  Antiga
Caberá a você ler novamente os capítulos abaixo selecionados, grifar as ideias principais, selecionar dúvidas (vale destaca-las em seu material com canetas de cores diferentes), e responder em forma de texto ao que se solicita nos itens abaixo, use os mapas conceituais do caderno, bem como vídeos e materiais adicionais indicados. 

Apostila 4: Capítulo 15: Grécia: uma civilização que marcou a História:
·     1)  Localização da antiga civilização grega;
·      2) Como é possível conhecer o passado dos gregos?
·      3) Origens da civilização grega, apenas uma ou vários povos?
       4) O que eram as pólis?
·      5)  O que significava política?
·      6)  Qual o sentido da palavra cidadania na Grécia Antiga?
·      7)   O que era a ágora? Qual sua importância para a política?
·      8)  A acrópolis era a cidade alta. Por que conquista-la significava conquistar toda a pólis?
·      9) O que é oligarquia? De que forma a oligarquia funcionava nas pólis gregas?
·    10)    O que significava democracia? 
·    11) Compare a democracia atual à democracia grega.
·    12) Quais as formas de uma pessoa tornar-se escravo na Grécia Antiga?
·
        Capítulo 16: Esparta e Atenas: duas experiências
·      13) Use a apostila que realizamos no caderno com a comparação entre as cidades de Esparta e Atenas, estabeleça uma semelhança e uma diferença entre a democracia ateniense e a oligarquia espartana

       Capítulo 17: A Cultura na Grécia
·      14) Quais os principais aspectos da cultura grega ( Cite e explique no mínimo 3)
·      15) Quais as heranças culturais gregas encontradas em nossa sociedade?

     Para quem não assistiu, vale a pena ver até o fim, um jeito fácil e divertido de fazer revisão! 



       Capítulo 18: Uma viagem a Roma Antiga

       16) Quanto a história de Roma existem duas versões para a fundação da cidade, uma mitológica e outra histórica, quais são elas? 
         17) Como Roma evolui de aldeia para cidade Estado? 
        18) Como era composta a sociedade romana? Explique a importância de cada um dos estamentos da pirâmide que representa a sociedade. 
         19) Explique o fim da monarquia romana no ano 509 a.C. 
         20) Reveja os exercícios do Em Casa página 118


       Capítulo 19: A República Romana
        21) Explique a importância do Senado para a cidade de Roma. 
        22) Explique o significado da palavra República e relacione ao governo de Roma. 
    23) Analise atentamente a página 120, atenção para os cargos e magistrados que cuidavam da administração da República.
        24) Relacione o processo de expansão romano e o poder do exército. 
        25) Como os plebeus garantiram seus direitos políticos? 
        26) Descreva o processo de expansão romana. 
        27) Como os romanos foram influenciados pelos povos conquistados? 
   
    Ah... os romanos não podiam faltar!!!


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário