Aqui só tem História

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quinta-feira, 20 de março de 2014

Roteiro de Estudos: Avaliações Trimestrais

É galera, não tem jeito... elas estão chegando, as temidas Trimestrais... precisamos estudar muito para garantirmos um bom resultado, seguem os roteiros de estudo. Caprichem! 


6˚ano: 

              


Capítulo 1: Saber levantar hipóteses a partir de textos e informações levantadas;
Capítulo 2: - Conhecer os diferentes vestígios materiais utilizados pelo arqueólogo em suas pesquisas,
1) Como é o trabalho do arqueólogo ?
2) Por que, a partir das pesquisas arqueológicas, o conhecimento do passado pode mudar?
3) O que são considerados vestígios materiais? 

Capítulo 3: - O trabalho do historiador;
4) O que são e quais os tipos de fontes históricas?
5) Como o historiador constrói o relato histórico? 

Capítulo 4: Viajando pela Pré-História: a origem do homem;
6) Como o mito e a religião explicam a origem do homem?
7) Explique como ocorreu o  processo de hominização. (Já realizamos essa atividade no caderno, você pode reescrever ou utilizar o texto que já produziu)
8)TR página 119: Cite as diferenças entre o homo e o australopithecus (Transcreva as informações para o caderno)

Capítulo 5: O modo de vida dos primeiros grupos humanos:
9) Explique como descoberta do fogo e a colaborou para melhoria no modo de vida do homem pré-histórico; (exercício já realizado no caderno: mesmo caso do anterior)
10) Explique o que significa e a que período da pré-história correspondem os conceitos abaixo; 
a) nômade; 
b) sedentário; 
11) Explique como a descoberta da agricultura no período neolítico melhorou/facilitou a vida humana;
12) Caracterize os períodos da pré-história: paleolítico, neolítico e Idade dos Metais (utilize o caderno, no meu mapa conceitual já organizei essas informações !)



7˚ano: 
Capítulo 2: Os Romanos e os Bárbaros: 

1) Quem eram os chamados povos bárbaros?
2) Explique as razões da Queda do Império Romano do Ocidente;
3) Diferencie a cultura bárbara da cultura romana;
4) O feudalismo, que marcou a Europa Ocidental durante a Idade Média, resultou duas heranças distintas, a romana e a germânica. Explique cada uma delas.

Capítulo 3: Árabes:uma civilização, um profeta, uma nova religião:

5. Diferencie o sistema econômico islâmico e o medieval.
6. Estabeleça 1 semelhança entre o islamismo e o cristianismo.
7. Cite três obrigações estabelecidas por Maomé aos muçulmanos.
8. Cite e explique as causas e as consequências da expansão islâmica.
9. Relacione a expansão islâmica ao fechamento da Europa.  

Capítulos 4 e 5: O Feudalismo e a Sociedade Medieval: 
10. O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média.
a) Como se dividia o feudo?
b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.
c) O que significa dizer que a economia do feudo era autossuficiente? Explique.

11) A "corveia" e a "talha" estavam entre as "exigências econômicas" dos senhores em relação ao servos. Esclareça no que consistiam.
12) O que diferencia a servidão da vassalagem?
13) Descreva a vida de cada uma das classes sociais da Idade Média. Por que essa sociedade poderia ser chamada de estamental?
14) Estabeleça a importância da Igreja católica para a manutenção da ordem social na Idade Média.

8˚ano: A Europa Moderna

Capítulo 1:
1) Descreva o processo  e a quem interessava a centralização política na Europa;
TR: 2) Explique a frase: "Embora houvesse reis na Europa, o poder político era exercido pelos senhores feudais."
3) Diferencie as nações dos feudos;

Capítulo 2:

4) Defina:
a) Absolutismo.
b) Personalismo;
c) Patrimonialismo;
5) TR (104) Explique quais mecanismos o rei Luis XIV utilizava para exercer seus poderes de forma irrestrita, ou seja, absoluta.
6) Diferencie o absolutismo francês do absolutismo inglês;
7) Diferencie a monarquia Tudor da Monarquia Stuart na Inglaterra; utilize a tabela da TR página: 104.

Capítulo 3:
8) O que significa mercantilismo? De que forma essa prática econômica se aplicava aos reis modernos?

9)Leia os fragmentos e faça o que se pede:

10) TR (modelo de exercício como o da página 114) O Mercantilismo compreendia uma complexa legislação aplicada pelo Estado, em um momento ou outro, para promover a propriedade e conseguir riqueza e poder. Associe as práticas mercantilistas às suas definições: 

a)   Industrialismo
b)  Balança de comercial favorável
c)  Metalismo
d)  Monopólio (Pacto Colonial ou Colonialismo)
e)  Estímulo ao comércio

(    )  Veneza, 13 de dezembro de 1596. O Rei da Espanha ordenou severamente que nenhum ouro ou prata seja exportado do reino ou usado com objetivos de comércio (The Fugger Bews Letter)
(    )  Na França, não só se estimulava o comércio pelos prêmios e tarifas elevadas, como se procurava, de todos os modos possíveis, atrair trabalhadores habilidosos, capazes de introduzir no país novos ofícios e métodos na indústria de luxo.(Léo Huberman - História da Riqueza do Homem.)
(    )   Quando Jehan de Bras de Fer inventou um novo tipo de moinho, em 1611, o governo concedeu-lhe direitos semelhantes às patentes de hoje: "Permitimos que ele e seus associados construam os moinhos de acordo com sua dita invenção, em todas as cidades e aldeias de nosso reinado"...
                   ( Tudor Economic Documents, p. 249.) 
(    )   Negócio, portanto, era exportar mercadorias de valor e importar apenas o necessário, recebendo o saldo em dinheiro somente. A diferença no valor de suas exportações, em relação às importações, teria de ser paga em metal. (Léo Huberman - História da Riqueza do Homem.)

11) Sobre o mercantilismo, assinale o que for correto. 
a)  As práticas mercantilistas foram uniformes nos países europeus ao longo dos sécu-
los XVI e XVII, o que lhes possibilitou um crescimento econômico homogêneo. 
b. O mercantilismo, diferentemente da fisiocracia, não nasceu como escola. Resultou
do confronto de escolas, princípios e teorias. 
c. Entre seus objetivos destaca-se a busca da riqueza nacional – do Estado e de seus
súditos.
d) Entre seus interesses está a defesa do Estado nacional contra o internacionalismo
presente na filosofia e na prática política do período medieval. 
e. Alguns teóricos mercantilistas afirmavam que a felicidade do homem estava na ri-
queza, e a riqueza, no trabalho.

Justifique sua escolha.

Capítulo 4: Utilize a tabela da página 123 como roteiro;

12) Relacione o descontentamento dos burgueses ao governo dos reis Stuart na Inglaterra.
13) De que maneira a Revolução Puritana serviu como exemplo para outros países europeus?
14) Qual a principal característica da Revolução Gloriosa, explique como as mudanças por ela estabelecidas mudaram os rumos políticos da Inglaterra.

Capítulo 5: O Iluminismo

15) Como as ideias iluministas contradiziam a política e a economia do Antigo Regime? (absolutismo)

16) Reveja a tabela feita no caderno que sintetiza as principais ideias dos filósofos iluministas e estabeleça quais princípios do absolutismo eram criticados por eles.

9˚ano:
Capítulo 1: I Guerra Mundial (1914-1918)

1) De que maneira é possível relaciona o Imperialismo da I Guerra Mundial?
2) Cite e explique outras 2 causas do conflito;
3) O que foi o movimento de Paz Armada?
4)Explique a frase: "A declaração de guerra do Império Áustro-Húngaro à Sérvia serviu como um efeito dominó para o início do conflito na Europa."
5) Por que esse conflito ficou conhecido como Guerra Mundial?
6) Quais as grandes consequências desse conflito?

Capítulo 2:

7) Descreva a situação política, econômica e social da Rússia pré-revolucionária.
8) Explique a relação da eclosão da Revolução à I Guerra Mundial;
9) Diferencie ideologicamente bolcheviques e mencheviques;
10) Em março de 1917 iniciou-se a Revolução, em outubro, ocorreu uma "revolução dentro da revolução", por que isso ocorreu?
11) Explique o processo de formação da URSS

Capítulo 3:

12) Quais os interesses das diferentes classes sociais brasileiras (exército, oligarquias e classes médias urbanas) no fim do Império brasileiro?
13) Leia o fragmento da página 129, por que o autor José Murilo de Carvalho os caracteriza como "bestializados"?
14) Defina e explique as mudanças da nova Constituição brasileira, promulgada em 1891.
15) Explique como  a Política dos Governadores se completava ao coronelismo nesse momento histórico.


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