Aqui só tem História

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domingo, 5 de outubro de 2014

7˚ano: correção da PD: Renascimento Cultural e Reforma Religiosa

Avaliação 7˚ano B: Lembrando a realização da atividade foi a Recuperação Contínua da mesma. 

1) Leia atentamente.

“A pintura da Capela Sistina foi restaurada durante 15 anos, tendo sido aberta ao público em abril de 1994. Calcula-se em 4 milhões de dólares o custo dessa obra, que foi financiada por uma rede de televisão japonesa. O resultado não agradou a todos. Alguns estranharam a claridade das cores nas pinturas que, segundo eles, não corresponderia à concepção original, que teria cores mais escuras.” PROENÇA, Graça. O Renascimento. São Paulo: Ática, 1998.
Defina as seguintes características das obras Renascentistas com base em seus conhecimentos sobre a Capela Sistina: (0.5)
Realismo das Figuras: Simetria, perspectiva, claro e escuro, busca pela perfeição, Antropocentrismo (Valorização do homem, da beleza, da perfeição humana).
Técnica da Perspectiva: Ponto de Fuga, domínio matemático perfeito, técnicas geométricas, garante profundidade ao observador.
Valorização da Arquitetura greco-romana: retomada dos padrões clássicos, utilização de colunas e frontões, abóbodas.
Geral: dificuldades em compreender o enunciado!
2) Leia atentamente: “Em minha juventude o tempo ainda era tenebroso e cheirava à infelicidade e à calamidade dos godos, que haviam destruído a boa literatura; mas pela vontade divina, devolveram-se às letras, na minha época, a luz e a dignidade. Agora, todas as disciplinas foram restituídas à sua pureza e as línguas, instauradas: o grego, sem o qual é uma vergonha alguém dizer-se sábio,...o latino; as expressões tão elegantes e corretas de uso, que foram inventadas em meu tempo por inspiração divina...” Rabelais escreve ao seu filho Pantagruel.
a) Releia a frase grifada. A que período histórico ela se refere? Quais as características de deste período? (0.5)
O texto se refere à transição entre a Idade Média e o Renascimento. As características são as mudanças, como a retomada de ideias da Antiguidade, o uso do grego e do latim.  
b) Explique o reconhecimento da racionalidade humana (HUMANISMO/ANTROPOCENTRISMO) no período. (0.5)
Humanismo: Valorização do Homem/ Antropocentrismo: Homem é o centro do universo, senhor de suas escolhas. Nesse período, deixou-se para trás o TEOCENTRISMO (Deus/Religião é o centro) e passou-se a valorizar a razão humana. 

3) O que eram as indulgências? Qual o posicionamento de Lutero diante delas? (0.5)
As indulgências era o perdão dos pecados vendido pela Igreja Católica.  Lutero condenava a venda de indulgências e pregava que o perdão dos pecados deveria ser atingido por meio de boas ações. Também acreditava que o homem nascia predestinado.

4) Com relação às atividades desenvolvidas ela burguesia (comércio e empréstimos a juros), quais eram, respectivamente, as opiniões da Igreja Católica, de Lutero e de Calvino? – (0.5)


Igreja Católica
Lutero
Calvino
Comércio


condenava

condenava
aprovava
Empréstimos a juros




condenava
condenava


aprovava






5) Entre 1545 e 1563, os cardeais da Igreja Católica, sob a direção do papa, reuniram-se na cidade de Trento, na Itália, para discutir as reformas. Qual o objetivo do Concílio de Trento? Explique. (0.5)
O Concílio de Trento foi uma reunião da Igreja Católica para impedir a expansão da Reforma Protestante. A Igreja estabeleceu mecanismos para retomar os fiéis, como o Índex (queima dos livros proibidos), a Companhia de Jesus (catequese) e a intensificação do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) que julgava e condenava os culpados (fogueira).

6)  Complete com V (verdadeiro) ou F (falso):
(0.25)
a) (V ) Segundo a Reforma, a pessoa é salva por meio da fé e não pelas obras que pratica.
b) (F) Segundo a Reforma, a única fonte da verdade é a tradição ensinada pela Igreja.
A Reforma prega uma religião diferente da pregada pela Igreja Católica
c) (V) O aumento de lucros e riquezas por parte da burguesia era recusado pela Igreja.
d) (F) As pessoas consideradas hereges eram fiéis aos ensinamentos da Igreja.
Herege = pecador, o que não segue os ensinamentos da Igreja Católica.
e) (V) Os reis precisavam aumentar seu poder, mas viam na força da Igreja um obstáculo para conquistar esse objetivo.

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