Habilidades:
- (EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
- (EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
- (EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
📚O que é preciso saber para garantir um bom processo de estudos sobre o tema:
- Apresentar os objetivos que das Reformas de Base e por que provocaram a reação de setores conservadores da sociedade brasileira.
- Entender o golpe de 1964 como reação conservadora ao crescimento
da mobilização popular. (elite não aceita as novas definições nacionalistas do
governo Jango – Reformas de Base – se une à Igreja e realiza a Marcha da
Família com Deus pela Liberdade, pedindo a intervenção militar contra o suposto
comunismo do governo).
- Avaliar o grande retrocesso da cidadania que a ditadura
provocou.(cidadania: exercer seus direitos e deveres x Ditadura:
cidadão não tem direitos, apenas deveres).
- Definir quais eram os objetivos dos Atos Institucionais (AI).
- Conhecer aspectos do recrudescimento que o AI-5 provocou. (Instituiu os aspectos repressivos máximos da Ditadura Militar: fechamento do Congresso
nacional, cassação de mandatos políticos, fim do direito do HABEAS CORPUS).
- Reconhecer as violências praticadas em nome do Estado e de sua suposta segurança. (Prisões e torturas cometidas pelos aparelhos repressivos DOPS, OBAM).
- Reconhecer as violências praticadas em nome do Estado e de sua suposta segurança. (Prisões e torturas cometidas pelos aparelhos repressivos DOPS, OBAM).
- Relacionar o Milagre Econômico à concentração de renda do período.
- Definir os objetivos da Lei de Anistia, de 1979. Relacioná-la à implantação da Comissão Nacional da Verdade, implantada no Brasil em 2010.
Cultura Brasileira nos anos de 1960 e 1970
- Conhecer o panorama cultural do Brasil nos anos de 1960,
- Conhecer algumas consequências da Ditadura Militar para a produção artística brasileira, sobretudo a música popular (jovens não aceitam o que lhes é instituído, questionam as instituições políticas e econômicas, lutam por uma sociedade igualitária- movimento hippie, músicas de protesto, filmes, manifestações).
Redemocratização: volta da democracia (cidadania, eleições, livre expressão, liberdade de imprensa, de ir e vir, habeas corpus).
- Entender como ocorre o processo de redemocratização brasileiro (ocorre em etapas, é lento).
- Conceituar o movimento Diretas Já! (dizer o que é e por que ocorre)
- Entender a crise econômica brasileira no contexto pós ditadura militar (inflação)
- Problematizar a Constituição de 1988 e seu nome: A cidadã.
- Compreender como o processo de impeachment de Fernando Collor consolidou a democracia brasileira.
- Conceituar o movimento Diretas Já! (dizer o que é e por que ocorre)
- Entender a crise econômica brasileira no contexto pós ditadura militar (inflação)
- Problematizar a Constituição de 1988 e seu nome: A cidadã.
Como seria viver durante a Ditadura?
Esse material produzido pela Equipe UOL para lembrar os 50 anos do Golpe Civil Militar
Brasileiro. Você será Jorge, um funcionário público que vivencia as dificuldades do período.
É possível ouvir o áudio do comício da Central do Brasil em março de 1964, ver imagens e simular situações. Vale a pena!
Para saber Mais: Brasil Nunca Mais Digital: http://bnmdigital.mpf.mp.br/#!/
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