Aqui só tem História

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segunda-feira, 10 de outubro de 2016

9˚ano: da Ditadura à Redemocratização

Habilidades: 
  • (EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
  • (EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar. 
  • (EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.

📚O que é preciso saber para garantir um bom processo de estudos sobre o tema: 


Apresentar os objetivos que das Reformas de Base e por que provocaram a reação de setores conservadores da sociedade brasileira. 
- Entender o golpe de 1964 como reação conservadora ao crescimento da mobilização popular. (elite não aceita as novas definições nacionalistas do governo Jango – Reformas de Base – se une à Igreja e realiza a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, pedindo a intervenção militar contra o suposto comunismo do governo). 
- Avaliar o grande retrocesso da cidadania que a ditadura provocou.(cidadania: exercer seus direitos e deveres x Ditadura: cidadão não tem direitos, apenas deveres).
- Definir quais eram os objetivos dos Atos Institucionais (AI). 
- Conhecer aspectos do recrudescimento que o AI-5 provocou. (Instituiu os aspectos repressivos máximos da Ditadura Militar: fechamento do Congresso nacional, cassação de mandatos políticos, fim do direito do HABEAS CORPUS).
- Reconhecer as violências praticadas em nome do Estado e de sua suposta segurança. (Prisões e torturas cometidas pelos aparelhos repressivos DOPS, OBAM).
- Relacionar o Milagre Econômico à concentração de renda do período. 
- Definir os objetivos da Lei de Anistia, de 1979. Relacioná-la à implantação da Comissão Nacional da Verdade, implantada no Brasil em 2010.

Cultura Brasileira nos anos de 1960 e 1970

- Conhecer o panorama cultural do Brasil nos anos de 1960,
- Conhecer algumas consequências da Ditadura Militar para a produção artística brasileira, sobretudo a música popular (jovens não aceitam o que lhes é instituído, questionam as instituições políticas e econômicas, lutam por uma sociedade igualitária- movimento hippie, músicas de protesto, filmes, manifestações).


Redemocratização: volta da democracia (cidadania, eleições, livre expressão, liberdade de imprensa, de ir e vir, habeas corpus).

- Entender como ocorre o processo de redemocratização brasileiro (ocorre em etapas, é lento).
- Conceituar o movimento Diretas Já! (dizer o que é e por que ocorre)
- Entender a crise econômica brasileira no contexto pós ditadura militar (inflação)
- Problematizar a Constituição de 1988 e seu nome: A cidadã. 
- Compreender como o processo de impeachment de Fernando Collor consolidou a democracia brasileira. 

Como seria viver durante a Ditadura? 

Esse material produzido pela Equipe UOL para lembrar os 50 anos do Golpe Civil Militar
Brasileiro. Você será Jorge, um funcionário público que vivencia as dificuldades do período. 
É possível ouvir o áudio do comício da Central do Brasil em março de 1964, ver imagens e simular situações. Vale a pena! 



Para saber Mais: Brasil Nunca Mais Digital: http://bnmdigital.mpf.mp.br/#!/

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