Uma América multipla, gigantesca!
A Mão de Niemeyer
"Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge reajusta-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz".
Oscar Niemeyer - arquiteto
Sala dos Atos
Milhares de línguas, cidades imensas, tribos, aldeias...
Chegada dos europeus: 3 séculos de domínio colonial - após a Conquista, experiência traumática, nasce uma sociedade mestiça, mas com valores comuns. Ocorre a ocidentalização dos costumes para legitimar a nação.
Essa espetacular sala
abriga, além do Painel Tiradentes de Portinari, seis painéis em alto relevo de
concreto, medindo 4 x 15 metros cada, de autoria dos artistas Caribés e Poty.
A formação mestiça do povo americano
Pavilhão Cultural - A construção do povo brasileiro (espaço fechado para restauro)
Palavras de origem indígena que fazem parte do nosso vocabulário hoje
O barro e o metal - diferentes estágios e mecanismos de exploração
A Era do Metal:
A chegada do europeu, a busca por metais preciosos e a escravização dos povos originários
Rituais de antropofagia, que tanto chocou o europeu
O século XX - uma nova era
A Construção de Brasília no Planalto Central brasileiro - a era do concreto armado nas linhas de Oscar Niemayer e no projeto de Lúcio Costa.
Candangos, os verdadeiros heróis da década de 1950, heróis trabalhadores.
Pavilhão da Criatividade - A incrível e colorida América Latina
Bolívia
Equador
Guartemala
Peru
Brasil
Expressões artísticas - o cotidiano transformado em Arte
Candelabro - Dia dos Mortos
A celebração constitui na sua origem, a união dos elementos das culturas pré-colombianas e dos conquistadores espanhóis. Homenageia os antepassados, e celebra a vida. A morte é vista como término do ciclo vida e início de um novo
Material: Barro Cozido
Autor: Afonso Castillo
Origem: Puebla, México
Detalhe
Igreja Rosada
Material: Barro cru, policromado sobre estuque.
Autor anônimo
Origem: Estado do México, México.
Prato: Barro Cozido
Autor: Anônimo
Origem: Tobati, Paraguai
Sereia de barro cozido pintado e vidrado
Autor: Emílio Basílio Hernandéz
Origem: Ocumicho, México
Casa de Cinco Andares com figuras esculturais e decoração em vários tons de engole (camada de barro colorido aplicado na superfície da peça).
Material: Barro Cozido
Autor: Anônimo
Origem: Ayacucho, Peru
Banda de músicos uniformizados
Podem ser utilizados como recipientes para líquidos
Material: Cerâmica com vários tons sobre o fundo brunis
Autor: Anônimo
Origem: Ayacucho, Peru
Bonecas de Papel Machê
Material: Papel Aglutinado e Pintado
Origem: Guanajuato, México
Wawas
Material: Bonecas de madeira coloridas ao estilo de retábulos com cabeças de pasta de batata e gesso pintadas
Autor: Anônimo
Origem: Ayacucho, Peru
Par de Bonecos Chonguinos
Vestidos de maneira tradicional da dança chonguinada
Material: Tecidos diversos
Autor: Anônimo
Origem: Huancayo, Peru
Retábulos
Altares ambulantes de madeira
Material: As figuras são modeladas a mão, com massas diferentes, mas a base é sempre pasta de batata. Quando as figuras secam, são pintadas e envernizadas para assim serem colocadas no retábulo para formarem as cenas. Os temas surgem da própria realidade campesina e urbana.
Autor: Anônimo
Origem: Ayacucho, Peru
Cerâmica Fantástica
Material: Barro cozido e pintado
Autor: Anônimo
Origem: Ocumicho, México
Presépio
Material: Barro Policromado
Autor: Anônimo
Origem: Ocumicho, México
A Religiosidade
Candelabro Diabo simbolizando a fertilidade
Origem: México
Candelabro Árvore da Vida
Origem: México
Detalhe
A Árvore da Vida é um canto à vida. O mundo está embaixo, povoando a árvore com um número sem fim de anjos, terminando no Deus Padre com Seu Filho e o Espírito Santo, com sua pombinha. Ela representa, também, tudo o que o povo precisa, a Natureza, pródiga que nos oferece seus frutos - nopales, no caso do México.
Nela se vê clara influência pré-hispânica na figura do Sol que representa Quetzacoatl, a serpente emplumada, deus da vida. Sem o Sol não haveria vida porque vida é luz. Estas árvores são feitas numa região em que crescem cactos de todos os tipos e de todas as formas e seguem, espontaneamente, uma multiplicidade de formas. É esta ligação entre o meio ambiente e os povos com suas culturas o que dá a vitalidade presente em tudo que se faz em nosso continente.
Teresa Pomar
BISILLIAT, Maureen. Pavilhão da Criatividade: Memorial da América Latina: Brasil. São Paulo: Empresa das Artes, 1999
Presépio
Origem: Brasil
Santa Rosa de Lima
Origem: Peru
Seguro Espiritual
Origem: México
A Maquete da América Latina.
Visão geral da maquete
Cordilheira dos Andes - detalhe, entrada da Bacia Platina
Povos Andinos e Lago Titicaca
Golfo do México
Litoral Brasileiro
Brasília e o Planalto Central
Acervo Antigo - Hoje em restauro - fotos abril de 2017
Caveira Catrina
Material: Papel Machê pintado
Figura da morte e sátira social, seu boá de plumas representa, paradoxalmente, a serpente Quetzalcoatl, uma divindade da vida.
Autor: Felipe Linares
Altura: 1.30 m
Origem: Cidade do México
A importância do Milho
Na maior parte do continente, o milho é um dos alimentos básicos dos indígenas desde épocas anteriores à conquista.
Máscaras e criaturas estranhas
Arte Brasileira
Maracatu e Bumba meu boi
Material: Barro Cozido
Autoria: Manuel Eudócio
Origem: Alto do Moura/Pernambuco
Memorial Tupinambá
@memorialdaamericalatina
@jefferzion
#memorialtupinambá
Magnífica exposição do artista Jeffer Zion, são paisagens, cenas de caça, animais da floresta e da Mata Atlântica.
As representações dos indígenas são estilizadas, lendárias, quase seres fantásticos!
Um colorido a mais para o Memorial, sem dúvidas!
Negróide Tupinambá
Óleo, Betume
Folha de ouro sobre madeira, 2018
Caucasoide Yanomami
Óleo, Betume
Folha de ouro sobre madeira, 2018
Apoena
Carvão e esmalte sobre lona
2018
Grafismos, simbolismos, sincretismos...
A Caça
Carvão, esmalte e folha de ouro sobre lona, 2017
Coleção Particular
Raoni
Carvão, esmalte e folha de ouro sobre lona, 2017
Eva
Carvão, folha de ouro, acrílico sobre tela
2018
Serafim
Carvão, esmalte folha de ouro sobre lona
2017
Para Saber mais:
Site do Memorial da América Latina: http://www.memorial.org.br/
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