A derrota na Guerra Franco-Prussiana
«Pain de siège» 'O Pão do Cerco', faz parte da coleção de objetos do Museu da Grande Guerra de Meaux e lembra 1870, quando Paris foi sitiada pelo exército prussiano.
Musée de la Grande Guerre à Meaux
A disputa pelo controle geopolítico da Espanha levou a França a declarar guerra à Prússia, em 1870. O exército prussiano, altamente treinado e melhor preparado que o francês, rapidamente avançou em direção a Paris e cercou a capital francesa.
Durante o cerco, para não morrerem de fome, os parisienses comeram gatos, ratos e animais do Jardin des Plantes. Eles também comeram pães feitos de serragem, de cascas de árvores ou como o pão da imagem, de composição desconhecida que foi preservado como relíquia, algo tão sagrado a ponto de se tornar objeto de museu.
A capitulação francesa deu origem a um forte ressentimento popular que foi expresso na fórmula "Esquecer... nunca!" inscrita nas medalhas comemorativas deste conflito.
A derrota e as perdas territoriais impostas pelo tratado de paz - a Alsácia e a Lorena para uma nação que estava se formando fizeram com que a posição de potência da França fosse questionada na Europa e despertaram nos franceses um profundo sentimento de revanche.
A Alsácia e a Lorena são Francesas!
Propaganda francesa mostrando a prisão da Alsácia- Musée de la Grande Guerre à Meaux
Representação da Alsácia e da Lorena- Musée de la Grande Guerre à Meaux
Selo comemorativo da Aliança Franco-Russa, 1895
Dormitório de um soldado - Musée de la Grande Guerre à Meaux
Este cartão postal mostra um soldado alemão rindo de forma predatória, ele segura uma peça de artilharia em uma mão e as ruínas fumegantes de uma igreja na outra. O “martírio da Catedral de Reims” repetidamente bombardeada ao longo da guerra, a que a imagem alude diretamente, é muitas vezes evocado para provar mais uma vez a barbárie de um inimigo repugnante e desprezível que nada respeita, nem mesmo o sagrado.
Entre 1914 e 1918, a utilização intensiva de imagens representativas da “crueldade do inimigo” sob diversas formas (em livros, jornais, revistas ilustradas, cartazes, postais, no teatro, no cinema, etc.) e popularizou determinados estereótipos, permite travar a guerra numa outra frente que não a do campo de batalha: a nível psicológico. A maioria destas representações retoma o modelo dominante que foi forjado durante o conflito franco-prussiano de 1870.
O ressurgimento destas imagens no início da Grande Guerra não é, portanto, surpreendente, especialmente porque, durante as ofensivas de 1914, as atrocidades foram cometidas pelos alemães em muitos territórios, como na Bélgica, no norte e no leste de França, mas também na Rússia e Sérvia: violações de mulheres, massacres de reféns, pilhagens e destruição de aldeias.
Batalhões escolares - as crianças e a guerra
Desde 1870 os jovens e as crianças se familiarizaram com a perspectiva da vingança. A escola tornou-se espaço para a propaganda patriótica.
A ideia de guerra heróica foi construída através da literatura. Testemunhos escritos comoventes e autênticos surgem em diversas formas literárias: cadernos escolares, postais, diários de trincheira, cartazes, manuais escolares, romances, álbuns, periódicos, etc.
Batalhões escolares - Uniforme de pequenos Soldados - Musée de la Grande Guerre à Meaux
Criados em 1882, os batalhões escolares alinhavam alunos nas escolas estaduais para exercícios de ginástica e treinos com armas. Eles foram concebidos para garantir um movimento patriótico dentro das escolas que eventualmente seria capaz de substituir um exército permanente. A experiência foi abandonada sete anos após a sua criação.
Uniforme de pequenos Soldados - Musée de la Grande Guerre à Meaux
As crianças tornaram-se um instrumento essencial de propaganda tanto em França como na Alemanha. As fronteiras entre o mundo adulto e o mundo da infância desapareceram, a militarização da infância encontra-se na apropriação total dos fatos da guerra e na identificação completa com a luta nacional. Às vezes com um desejo muito acentuado de participar no combate, de lutar contra o inimigo. A integração das atrocidades do conflito no mundo da infância assinala os limiares de investimento na luta ultrapassados durante a guerra.
Brinquedos, livros e manuais escolares incentivando o militarismo - Musée de la Grande Guerre à Meaux
Os professores mencionam as batalhas e exaltam a defesa do país, enquanto os livros são ferramentas ideológicas úteis à causa nacional. As crianças em idade escolar também foram mobilizadas ao seu nível, encarregadas de vender títulos de guerra.
Exemplos de cartões postais da época, com crianças incentivando os soldados. Os pequenos patriotas, apesar das difíceis condições de carestia ocasionadas pela guerra, não podiam reclamar. Pelo contrário deviam ser demonstrar coragem diante do difícil cotidiano repleto de privações e separações já que seus pais e irmãos mais velhos estavam no front.
Nos cartões postais patrióticos, as crianças seguram orgulhosamente a bandeira e as armas nas mãos.
A representação de crianças através da propaganda. Postal produzido em 1915.
As crianças-soldados brincam e sonham com a frente de batalha
que trabalhar para sobreviver, novas responsabilidades surgem: os mais velhos cuidam dos mais novos, outros esperaram na fila da comida, trabalham nos na agricultura familiar ou na indústria bélica.
Detalhe do postal A Grande Guerra 1914-15 n°498, “Na Alsácia, escola construída num curral por um mestre soldado”
O fim da luta, entre alívio e tristeza
Quando os combates finalmente cessaram, em 1918, as crianças ficaram aliviadas, apesar de muitas terem perdido os pais, os irmãos, os tios ou os avós. A França tinha cerca de 1 milhão de órfãos. Eles foram adoptados pelo Estado, que se comprometeu a ajudá-los e a dar-lhes acesso à educação. É toda uma geração que foi marcada pela guerra e que terá agora de reconstruir o país.
Crianças celebram o fim da guerra
Calcula-se que seis a oito milhões de crianças ficaram órfãs após a Primeira Guerra Mundial.
Pintura monumental La Pensée aux Absents (“Pensamento aos ausentes”) de André Devambez, com mais de 5 metros de largura, representa o terror das trincheiras, a solidão das noites escuras, as milhões de mortes e a ausência.
No final de 1918, a França tinha mais de 630 mil viúvas. Suas silhuetas negras simbolizam o trauma vivido e o luto da nação. Segundo o costume, as viúvas choram durante dois anos: um ano de luto profundo, nove meses de luto e três meses de meio luto. Alguns irão usá-lo além deste período regulatório e exibi-lo durante toda a vida.
Privadas do chefe da família, muitas viúvas vivem em situação de precariedade. O Estado tomou medidas e a lei de 31 de março de 1919 deu-lhes o direito a uma pensão. Mas a morte do marido ainda deve ser reconhecida oficialmente, o que poderia levar algum tempo.
Em 1921, por falta de homens ou por lealdade ao noivo perdido, 13% das jovens, viúvas brancas, permaneciam solteiras.
Coleção: Historial da Grande Guerra de Péronne - Tríptico “Pensamento aos ausentes”, Devambez André
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