Aqui só tem História

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sexta-feira, 6 de setembro de 2024

A incrível Tapeçaria de Bayeux na Normandia

Uma história da conquista da Inglaterra pelos normandos, 1066


    A incrível tapeçaria tem, aproximadamente, setenta metros de comprimento e conta, cena a cena, a conquista da Inglaterra por Guillaume (William), Duque da Normandia. 



    Mais do que uma simples representação pictórica da vitória de William, duque da Normandia, em 14 de outubro de 1066, sobre os ingleses, a tapeçaria, toda bordada em lã, é uma obra de arte! 



Tapeçaria ou bordado? Os mistérios que cercam sua criação

   Acredita-se que tapeçaria de Bayeux tenha sido feita no sul de Inglaterra, muito provavelmente em Canterbury, por volta de 1070. Os mistérios que rodeiam a sua criação são temas para debates até hoje. No entanto, não resta dúvida de que é uma propaganda que destaca Guillaume e o seu irmão, o bispo de Bayeux. São 58 cenas, 626 personagens e 202 cavalos. 


    Em setembro de 1066, centenas de navios zarparam da Normandia, com 7.000 homens e cerca de 200 cavalos a bordo. Pela manhã a frota chega ao pequeno porto de Pevensey em Sussex e os normandos dirigem-se para Hastings.


Um bordado do século XI
    Com aproximadamente 68,30 metros de comprimento e cerca de 50 centímetros de altura, a Tapeçaria, que na verdade é um bordado, é composta por nove painéis de linho unidos por costuras finas. Uma tira de tecido onde está pendurada a Tapeçaria traz 58 números, permitindo identificar cenas. 



A história da sucessão do trono inglês

    Durante os séculos IX e X, a Inglaterra, assim como a maior parte do norte da Europa, foi inúmeras vezes alvo de ataques vikings. No século XI, os dinamarqueses conquistaram todo o reino. Nesse período, a rainha Emma (antes uma princesa normanda) enviou seus filhos Alfred e Edward para Rouen, para crescerem em segurança. 
    Emma se casou com o novo rei, Canut. Eles tiveram um filho, Harthacanut. Anos depois, como Harthacanut não teve filhos, chamou de volta à Inglaterra seu irmão, Edward, o qual chegou ao trono em 1042. 
    Edward, conhecido como o confessor, permaneceu quase 30 anos no exílio, quando retornou, trouxe consigo homens de confiança normandos. E, caso morresse sem herdeiros, indicou para sucedê-lo, escolheu seu primo, Guillaume, duque da Normandia. 
    Edward se casou com Edith, filha do homem mais poderoso da Inglaterra, Godwin e seu cunhado era Harold. 


Harold

    Harold, duque de Wessex, foi um importante apoio militar e liderou as tropas inglesas em nome de Edward, além disso, governou vastas áreas do reino em nome do cunhado. Harold pretendia se tornar rei da Inglaterra após a morte de Edward, com ou sem sua aprovação. 
    Ele foi enviado à Normandia pelo rei para confirmar a nomeação de Guillaume como herdeiro de Edward. 


Guillaume

     Harold jurou lealdade a Guillaume e foi feito seu vassalo. Como forma de agradecimento pela lealdade de Harold, Guillaume prometeu-lhe uma de suas filhas em casamento.
      No entanto, em seu leito de morte, Edward nomeou Harold seu sucessor, o que foi aprovado pelo 'Conselho de Homens Sábios' do reino. O rei morreu em em 5 de janeiro de 1066. Harold foi coroado rei da Inglaterra pelo Arcebispo de Canterbury em 6 de janeiro. 
    Durante os meses de janeiro a setembro de 1066, Guillaume preparou seu exército, armas foram fundidas, comida estocada e a frota normanda preparada para cruzar o Canal da Mancha e reivindicar o trono inglês. 




Barco tradicional Thorvald Viking 

    O Thorvald é a única réplica no mundo, Tipo original: Hardanger Tiaring está em exposição no Museu de Oslo


Características técnicas Hardanger Tlæring (10 remos) - Kirkebåt (barco-igreja)
Comprimento: 8,63m Largura: equipamento quadrado de 2,14m. 
Materiais: carvalho (quilha, orelhas de mastro e carlacks), pinho, bétula, cânhamo (cordame runaing), hersehair (ciews) e bronze (fitings). Alcatrão e carvão para manutenção da construção e âncora de pedra.

    O barco foi usado na Noruega no século XIX para levar os aldeões até a igreja através dos fiordes. O original data de 1850 e foi construído usando as mesmas técnicas dos construtores de barcos vikings do século X.

    Esta réplica foi construída por um estaleiro norueguês, em 1997. No ano seguinte, Yannick Favro e sua tripulação provaram que o Thorvald era tão capaz quanto seus ilustres ancestrais vikings de navegar nos oceanos e subir rios. Com esta embarcação navegaram de Bergen (Noruega) a Tours (França) em 50 dias, seguindo as tradicionais rotas marítimas vikings.
    Thorvald era o filho mais velho de Erik, o Vermelho, o famoso aventureiro viking norueguês do século X que partiu da Islândia e descobriu a Groenlândia.          (Memória da UNESCO).




    A Tapeçaria de Bayeux apresenta inúmeras ilustrações de cotas de malha. Em Hasting, todos os cavaleiros normandos os usavam.




    A cota de malha (ou Halbert) era uma parte essencial da armadura de um cavaleiro na Idade Média. Era uma vestimenta feita de anéis de ferro entrelaçados. Protegia os braços e o peito e uma área que descia até as coxas. Muitas vezes também havia uma conta, protegendo as orelhas e o pescoço onde o capacete era colocado.


    O custo para obter uma cota de malha a reservou, quase que exclusivamente para a aristocracia. Somente quando de posse de um feudo um cavaleiro poderia se equipar para lutar a cavalo. 



    Vinte metros da tapeçaria se referem à Batalha de Hastings e armamentos foram representados, provavelmente, de maneira pouco realista, com traços mais simples, para facilitar o trabalho dos artesãos. 





Guillaume (Guilherme/Willian), rei da Inglaterra

    Apesar da sua brilhante vitória em Hastings, Guilherme teve de se impor a uma população hostil e aos nobres do reino. 

Reconstituição, maquete 

    A Tapeçaria de Bayeux é referência em pesquisas sobre o período medieval na Normandia e na Inglaterra. O grande número de itens representados fornece detalhes da vida cotidiana no século XI, como a arquitetura civil e militar, castelos, armaduras e navegação na tradição vicking.




   
     Em 14 de outubro de 1066 começa a batalha decisiva entre os normandos e as tropas anglo-saxãs. Os combates são intensos e como resultado são muito os mortos, representados na parte inferior da Tapeçaria. 


    A noite de 14 de outubro de 1066 é o final abrupto da história contada pela Tapeçaria. Falta o final do bordado, embora se saiba que a história termina com a fuga dos anglo-saxões no final da Batalha de Hasting, em outubro de 1066.



A Cerimônia de Coroação


    Guillaume decidiu por uma coroação antecipada, sem esperar pela reunião do povo. A Cerimônia foi marcada para 25 de dezembro de 1066. O evento aconteceu na nova igreja da abadia de Westminster, concluída um ano antes, construída em estilo normando - uma ironia!  


    Foram realizados os três ritos essenciais: Eleição (por Aclamação). Consagração (com óleo sagrado) e a própria Coroação usando a forma adequada das palavras. Nem tudo, porém, ocorreu em paz e tranquilidade como esperado...

Graves perturbações prejudicaram a Cerimônia

    A mando do Arcebispo de York e do Bispo de Coutances, os normandos e ingleses presentes aclamaram o novo rei, mas os soldados que estavam de guarda ficaram assustados com os gritos. Acreditando, sem dúvida, que a sedição estava em andamento, eles reagiram como haviam feito muitas vezes desde que desembarcaram em Pevensey para subjugar os vencidos: atearam fogo às casas ao redor. Houve pânico fora e, provavelmente, também dentro do prédio: homens correndo em todas as direções para combater o incêndio... ou para saquear. 

Um mau presságio...

    Guilherme foi coroado, mas ficou muito impressionado, assim como todos os presentes, pela forma estranha como a cerimônia ocorreu.
    Esses problemas testemunharam as dificuldades consideráveis ​​que o aguardavam. O novo rei ainda tinha que impor a sua vontade pela força a todos os seus súditos anglo-saxões. A verdadeira conquista da Inglaterra estava apenas começando e continuaria por muitos anos.

Acessibilidade

    Diversas cenas da Tapeçaria em alto relevo permitem que pessoas com deficiência visual conheçam a obra e seus detalhes fantásticos! 


    
    A Tapeçaria fornece a versão normanda dos acontecimentos e é, portanto, uma obra de propaganda que busca justificar a invasão da Inglaterra em 1066.

Quem a encomendou?

    Ao contrário da crença popular, a Tapeçaria de Bayeux não foi bordada pela Rainha Mathilde e as suas dama. A maioria dos historiadores acredita que ela tenha sido encomendada para decorar a nave da nova Catedral de Notre-Dame de Bayeux, inaugurada em 1077.

Como e onde foi feita?

    A maioria dos pesquisadores concorda sobre suas origens inglesas, embora as opiniões estejam divididas sobre exatamente onde foi produzido. Alguns acreditam que a Tapeçaria foi bordada na Abadia de Santo Agostinho em Canterbury. 


    O fio de lã utilizado para o bordado foi colorido com três corantes à base de plantas: garança (vermelho), dyers weld (amarelo) e woad plant (azul índigo). Os artesãos utilizaram pigmentos puros ou misturados para produzir dez diferentes com tonalidades de: vermelho, amarelo, bege, azul escuro e verde.


    Os artesãos bordaram com quatro pontos em várias etapas: os fios foram colocados na superfície do tecido e depois cobertos com uma segunda camada de fios em ângulo reto, espaçados em intervalos de aproximadamente 3 mm; por fim, pequenos pontos foram sobrepostos prender os fios ao tecido e produziu um efeito ligeiramente elevado.



Catedral de Winchester


Maquete - reconstrução

    A Catedral de Winchester foi construída em 1079: sob o olhar de seu bispo normando, Walkelin. Inaugurada apenas alguns anos após a morte de Guilherme, o Conquistador, é a maior catedral da Inglaterra. O que resta mais completo das primeiras obras normandas são os transeptos. Juntos, eles têm o comprimento de um navio: 68 metros. A grande cripta ainda está intacta, assim como a nave, embora esta tenha sido posteriormente ocultada por um invólucro em estilo perpendicular.



     Uma obra monumental, foi inspirada em edifícios anteriores da própria Normandia. Os construtores aproveitaram ao máximo as técnicas experimentadas por aí. Eles se superaram neste projeto grandioso: um símbolo óbvio do poder normando, destinado a intimidar os anglo-saxões vencidos. O projecto era sem dúvida demasiado ambicioso desde que a torre central ruiu em 1107.



    Previsivelmente, os contemporâneos ingleses viram-no como uma intervenção divina, uma condenação da dominação normanda, ainda mais porque em 1100 William Rufus, o filho do Conquistador, foi enterrado no centro da travessia do transepto.

    Embora a Tapeçaria de Bayeux não seja o único exemplo desse tipo de trabalho manual da Idade Média, é a única peça a chegar intacta à contemporaneidade. 


Discovery the museum: https://www.bayeuxmuseum.com/en/the-bayeux-tapestry/




Vale a pena assistir:The Bayeux Tapestry - Seven Ages of Britain - BBC One


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