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quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Degas na National Gallery: a incrível Miss La La
Eu amo as obras de Degas e quando soube que veria uma exposição de algumas obras dele no National Gallery pensei ser a combinação perfeita, mas não imaginei que poderia ser tão impressionante. Eu não conhecia Miss La La e descobri-la nas obras desse artista que tanto aprecio foi muito especial! 🎨
Miss La La no Cirque Fernando, de 1879, do pintor impressionista francês Edgar Degas (1834-1917) está entre as obras mais impressionantes e ousadamente modernas da coleção do National Gallery. Ela representa uma das modelos mais fascinantes do artista: a acrobata Miss La La, nascida Anna Albertine Olga Brown (1858-1945).
A exposição é magnífica e conta as histórias extraordinárias de uma pintura excepcional e sua modelo!
Anna Albertine Olga, ou Miss La La, nasceu em 1858 em Szczecin, Prússia (território que hoje corresponde à Polônia), sua mãe era branca e seu pai afro-americano.
Olga Brown por volta de 1887
Miss La La se tornou uma estrela e viajou pelas cidades da Europa e transitou pelo mundo da moda do entretenimento. Ela assumiu o controle de sua própria carreira, criando seus próprios atos aéreos e, ocasionalmente, empregando um agente.
Miss La La entre 1880 e 1886
Olga, Kaira la Blanche, Popischill et le petit Kara (Trapèze Volant) fotógrafo desconhecido, Mucem, Marseille 'Discover Degas and Miss La La at the Cirque Fernando'.
Em 1879, Degas assistiu às suas apresentações no recém-construído Cirque Fernando em Paris. Hipnotizado por sua graça e agilidade e a retratou em um de seus atos mais perigosos: quando, segurada apenas por uma corda presa entre os dentes, ela foi içada até o teto do circo.
Encantado por ela, Degas a esboçou em mais de vinte desenhos e pastéis, até mesmo a convidando para posar em seu estúdio. Ele enviou a pintura resultante para a Quarta Exposição Impressionista em Paris em 1879.
Miss La La é uma mulher negra, mas ao contrário de outras representações do período, ela não é ridicularizada pelo artista, mas sim, exaltada!
O Cirque Fernando
Em meio à Belle époque, nas últimas décadas do século XIX, os locais de entretenimento na capital francesa aumentaram dramaticamente. Inaugurado em 1875, o Cirque Fernando foi o sétimo circo permanente de Paris.
Localizado em Montmartre, o circo era administrado por um empresário apelidado de Fernando, que programava várias novidades para atrair o público boêmio que frequentava o bairro. Miss La La era exótica, talentosa e combinava perfeitamente com aquele momento histórico e sua atmosfera vibrante.
O Cirque Fernando se tornou um dos pontos de encontro para os artistas, que tinham acesso gratuito aos ensaios. Degas, cujo estúdio ficava a algumas quadras de distância, logo se tornou um frequentador regular.
François Appel, 'Miss La La et Troupe Kaira'. Bibliothèque nationale de France, Département des Estampes et de la photographie,1880.
Filho de uma mãe crioula branca de Nova Orleans, Degas observou durante uma viagem à Louisiana, em 1872, uma diversidade étnica que ele nunca havia experimentado na Europa. Esta viagem provavelmente formou seu interesse e abordagem artística que ele utilizou ao representar Olga, sete anos depois. Esta obra é uma das duas únicas pinturas de Degas retratando uma pessoa negra.
Prendemos a respiração enquanto a Miss La La sobe em direção às vigas do Cirque Fernando, suspensa por uma corda presa a um pedaço apertado entre os dentes. Cativado por esse feito, Degas se concentrou em sua pintura por várias semanas.
Hilaire-Germain-Edgar Degas (1834-1917). Senhorita La La no Cirque Fernando, 1879. Óleo sobre tela. Galeria Nacional, Londres
O grande número de estudos preparatórios demonstra o quão intensamente ele trabalhou neste projeto. Este trabalho deslumbrante é, sem dúvida, seu experimento mais ousado em suas representações de artistas. Degas o enviou para a Quarta Exposição Impressionista com este título.
Hilaire-Germain-Edgar Degas. (1834-1917). Caderno 23, páginas 36 e 37, cerca de 1879. Lápis sobre papel. Bibliothèque Nationale de France, Département des Estampes et de la photography.
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Degas carregava este caderno com ele quando assistia à apresentação da Srta. La La no circo. Ele se sentava na fileira mais alta para ter a melhor visão possível, esboçando-a, ou seus arredores. Aqui ele descreveu as vigas do telhado, colunas ornamentadas, janelas quadradas, adicionando anotações de cores.
Outro esboço a lápis mostra a Srta. La La como uma figura de perfil, braço estendido: as linhas principais da composição já estão no lugar. Estes desenhos são tão intimamente relacionados que podem ter sido feitos durante a mesma sessão e mapeiam o progresso da artista.
Hilaire-Germain-Edgar Degas (1834-1917). Senhorita La La no Cirque Fernando, 1879. Carvão e lápis preto sobre papel. Coleção particular
Degas desenhou os contornos do rosto de Miss La La três vezes, mas suas feições, de perfil, são pouco visíveis. Este estudo foi exibido pela última vez há quase setenta anos e foi publicado apenas uma vez, no catálogo da venda póstuma da artista em 1919.
Hilaire-Germain-Edgar Degas. Senhorita La La no Cirque Fernando, 1879. Giz preto e pastel sobre papel. The Henry Barber Trust de Belas Artes, Universidade de Birmingham.
Finalizado em 25 de janeiro de 1879, este é o último dos desenhos e pastéis datados de Degas e provavelmente o último em seu projeto. O artista combinou elementos de observações anteriores, adicionando destaques de pastel amarelo para renderizar a franja dourada no traje de Olga. A folha é quadrada para transferir o desenho para a tela. Degas seguiu o método acadêmico, progredindo de esboços no local para estudos de estúdio, antes da pintura em si. Seu tema é moderno, mas o processo permanece tradicional.
Degas enviou a obra para a Quarta Exposição impressionista em Paris. Foi uma de suas obras mais ambiciosas já exibidas em qualquer uma dessas exposições independentes.
No entanto, a pintura atraiu pouca atenção e não vendeu. Degas a manteve em seu estúdio por quase 25 anos, antes de ser enviada para exposições fora da França, incluindo uma grande exposição de pinturas impressionistas em Londres em 1905.
Comprada por um bilionário canadense, a pintura passou os próximos vinte anos em Toronto, antes de ser comprada para a National Gallery em 1925. Naquela época, Degas já havia morrido e Olga estava, há muito aposentada em Bruxelas e, provavelmente, nunca viu a pintura na National Gallery. No entanto, Miss La La inspirou pintores britânicos em diversas obras de arte com temática circense: celebrações de agilidade, movimento e cor, imbuídas da mesma atmosfera de excitação da pintura de Degas.
Miss La La fora do circo
Seu casamento em 1888 com Manuel Woodson, um afro-americano contorcionista do Missouri, não encerrou sua vida profissional. Uma década depois, a família se estabeleceu em Bruxelas, onde Olga administrava um café e uma pousada para artistas de palco. Ela também administrava as carreiras de sua sobrinha e filha. Olga morreu em Bruxelas em 1945.
Olga Brown Woodson, entre 80 e 82 anos, 1938-1940
Outras obras com representações circenses impressionistas na National Gallery
Pierre Auguste Renoir (1841-1919). Acrobatas no Cirque Fernando - Francisca e Angelina Wartenberg, 1879. Óleo sobre tela
Renoir, colega impressionista de Degas, também era um frequentador ávido de circo. No início de 1879, ele também foi ao Cirque Fernando, onde admirou as irmãs acrobatas Francisca (esquerda) e Angelina (direita) Wartenberg. Usando trajes idênticos aos da Srta. La La, elas concluíram sua apresentação fazendo uma reverência, recolhendo laranjas atiradas pelo público. Renoir pintou as meninas em seu estúdio, para obter luz natural. Comparado a Degas, ele favoreceu uma pose estática e atitudes mais convencionais.
Maurício Blum (1831-1909). Os artistas de circo (A Leçon de Maintien), 1875. Óleo sobre tela.
Os circos eram locais da moda em Paris, fornecendo motivos infinitos para os artistas. As pinturas de Maurice Blum do Cirque Fernando eram populares no Salão de Paris - a exposição oficial francesa patrocinada pelo Estado. Situada na estrutura original de madeira e lona do circo, esta cena representa o palhaço treinando um poodle para saudar a cavalo. Montando outro cachorro, um macaco sorri ferozmente.
Teresa Lessore (1884-1945). Os aventureiros. Óleo sobre tela
Lessore retratou artistas de circo na Feira Mundial de Islington, Londres, em várias ocasiões enquanto morava nas proximidades entre 1927 e 1934. Os arcos curvos do edifício, colunas de metal verde e linhas oblíquas formadas pelo holofote direcionado aos trapezistas parecem ecoar a composição de Degas. Nascida em uma família artística, Lessore se casou com Walter Sickert em 1926 e compartilhou com ele o amor pelo teatro e pelo circo, refletido em muitas de suas obras.
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