Aqui só tem História

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quinta-feira, 18 de outubro de 2012

1˚ano: Simulado novembro 2011


Ehhh professora eficiente é outra coisa, segue o simulado.


1) (Unesp) Um cronista do período colonial escreveu que os povoadores do Brasil, por mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal e, se as fazendas e bens que possuem souberam falar, também lhe houveram de ensinar a dizer como aos papagaios, aos quais a primeira coisa que ensinam é: papagaio real para Portugal, porque tudo querem para lá. (Frei Vicente do Salvador, "História do Brasil", 1500-1627) O texto do cronista revela que: 
a) os colonizadores procuravam usufruir as riquezas da colônia, não manifestando nenhum apego à terra.
b) os povoadores objetivavam preservar a fauna e a flora exóticas da nova terra, como os papagaios.
c) o Brasil era visto pelos portugueses como região desprovida de interesse comercial ou econômico.
d) o Brasil, no entender dos colonizadores, deveria fornecer mão-de-obra barata para as indústrias portuguesas.
e) os portugueses ocuparam o Brasil com a finalidade de defendê-lo e de fundar uma nova pátria.

2) (UFPI) Algumas décadas depois da chegada de Cabral à América, os portugueses viram-se na necessidade de efetivar a ocupação das suas descobertas territoriais. Sobre o processo de colonização implementado pelos lusitanos na América, podemos afirmar que: 

a) Foi viabilizado pela descoberta de ouro e diamantes no interior, particularmente, em terras hoje pertencentes aos Estados de Minas Gerais e Goiás.
b) Teve, no cultivo da cana para a fabricação de açúcar a ser comercializado no mercado europeu e na utilização do trabalho escravo, fatores centrais.
c) Teve, na exploração do pau-brasil, na utilização da mão-de-obra africana e na criação de um sistema colonial centrado na vida urbana, elementos vitais para o sucesso inicial do empreendimento colonial.
d) Teve, na Coroa Espanhola e nos mercadores da Nova Lusitânia, parceiros vitais para o êxito do empreendimento.
e) Só foi efetivamente viabilizado com a unificação da Península Ibérica em 1580.

3) Muito cedo no Brasil, as Câmaras Municipais tiveram consciência de suas funções e principalmente do papel relevante que deviam desempenhar no processo de colonização que aqui se iniciava. Organização dotada de aptidões variadas e provida de uma capacidade de adaptação admirável, logo relacionou-se com o meio, pondo-se em contato íntimo com as necessidades locais. Quando qualquer outro aparelho administrativo ainda titubeava ensaiando formas de expressão em longas experiências, já o município funcionava com notável destreza.
E. Zenha. O Município no Brasil, in Francisco Teixeira, História do Brasil: da colônia à república
A partir da leitura do texto e tendo em conta o período da administração colonial portuguesa no Brasil é correto afirmar que:
a)  Nas Câmaras Municipais o papel principal cabia aos vereadores, designados pela metrópole.
b)  Nas Câmaras Municipais os vereadores eram eleitos pela população não havendo qualquer restrição quanto aos candidatos municipais.
c)  As Câmaras Municipais eram ardentes defensoras dos interesses da autoridade metropolitana, situação que originava freqüentes conflitos contra a aristocracia rural instalada no Brasil.
d)  As Câmaras Municipais eram controladas pelos “homens bons”, ou seja, proprietários residentes na cidade e que não exerciam nenhuma profissão manual.
e)  As Câmaras Municipais eram completamente subordinadas ao governador geral do Brasil, encarregado conforme previa o Regimento de nomear todos os vereadores.


4) O quadro O Jantar no Brasil (reproduzido na figura), de Jean-Baptiste Debret, pintado no início do século XIX, retrata:
a)  um período de convivência pacífica entre senhores e escravos no Brasil colonial, como mostra a refeição compartilhada entre membros dos dois grupos sociais.
b)  a aceitação pela elite brasileira do projeto de término da escravidão, levado adiante pelo governo imperial de D. Pedro I nos anos iniciais da Monarquia.
c)  a falta de diferenciação social entre senhores e escravos no Brasil colonial, mesmo diante da violência exercida no tráfico de escravos pelos comerciantes lusos.
d)  algumas leis abolicionistas, como aquela que proibia o tráfico de cativos, e seus reflexos no cotidiano dos escravos brasileiros, que foram incorporados à Casa- Grande.
e)  o cotidiano de senhores e escravos no Brasil, caracterizado pela possibilidade de convivência entre membros dos dois grupos e pela manutenção de símbolos que os diferenciavam. 

5) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que

a) criaram escolas de arte que foram res- ponsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.
b) defenderam os princípios humanistas e lu- taram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
c) foram responsáveis pela educação dos fi- lhos dos colonos, por meio da criação de colé- gios secundários e escolas de “ler e escrever”. d) causaram constantes atritos com os colo- nos por defenderem, esses religiosos, a pre- servação das culturas indígenas.
e) formularam acordos políticos e diplomáti- cos que garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.

6) (Unesp) Entre as formas de resistência negra à escravidão, durante o período colonial brasileiro, podemos citar
a)  a organização de quilombos, nos quais, sob supervisão de autoridades brancas, os negros podiam viver livremente.
b) as sabotagens realizadas nas plantações de café, com a introdução de pragas oriundas da África.
c)  a preservação de crenças e rituais religiosos de origem africana, que eram condenados pela Igreja Católica. 
d)  as revoltas e fugas em massa dos engenhos, seguidas de embarques clandestinos em navios que rumavam para a África.
e)  a adoção da fé católica pelos negros, que lhes proporcionava imediata alforria concedida pela Igreja. 

7) (UFSCAR) Observe as imagens que pertencem ao manuscrito um cronista inca, Guaman Poma de Ayala (1526-1614).
 Leia as afirmações seguintes, a respeito dos incas. 
I. Praticavam a agricultura da batata.
II. Utilizavam arado de tração animal.
III- Homens e mulheres trabalhavam nas atividades agrícolas. 
IV- Tinham calendário agrícola, respeitando épocas de plantar e colher. 
V Tinham uma escrita própria, desenvolvida desde o século XIV. 
Estão corretas as afirmações:

a) I, II e III, apenas. 
b) I, III e IV, apenas.
c) II, IV e V, apenas. 
d) I, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V. 

8) (GV) Na colonização espanhola da América houve uma instituição incaica que foi aproveitada pelos espanhóis, tornando-se um elemento decisivo para o domínio destes. Essa instituição era:
a) a plantation;
b) o quipu,
c) a mita;
d) a chicha (rsss - desculpem... não resisti : ) 
e) a hacienda

9) (Mack) Após a expulsão dos holandeses do Brasil, em 1654, as relações entre a colônia e a metrópo- le portuguesa caracterizaram-se pela:
a) prosperidade econômica, tanto da colônia como da metrópole, em função da expansão do mercado açucareiro.
b) estabilidade financeira de ambas, uma vez que não houve o pagamento de indenizações nos tratados de paz.
c) menor opressão da metrópole sobre a colô- nia, em virtude da extinção do pacto colonial. d) crise econômica decorrente da concorrência do açúcar holandês das Antilhas, afetando a metrópole e a colônia.
e) superação da dependência econômica de Portugal e Brasil em relação à Inglaterra.

10) (UNESP) (...) em diversas ocasiões, governadores, senhores de engenhos municipais convocaram sertanistas de São Paulo  para empreender campanhas de "desinfestação" contra as populações revoltadas. (...) 
(John M. Monteiro, Negros da Terra.) 
Além da atividade descrita no texto, os chamados bandeirantes paulistas, nos séculos XVI e XVII, empenharam-se essencialmente: 
a) na produção cafeeira.
b) na defesa militar da costa.
c)  na exploração do pau-brasil.
d) no apresamento de indígenas.
e) no tráfico de escravos africanos.


GABARITO: 
1) A, 
2) B
3) D
4) E
5) C
6) C
7) B
8) C: NADA DE CHICHA!!!
9) D
10) D


Dúvidas??? Me procurem!!!

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