Aqui só tem História

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quarta-feira, 27 de agosto de 2014

7˚ano: Lista adicional de Recuperação Paralela 2˚ Trimestre


1) Utilize seus conhecimentos sobre o feudalismo na Europa:

a) Complete a composição da pirâmide social feudal, na sequência A, B e C: (1.0)



A: ____________________________________
B: ____________________________________
C: ____________________________________

b) Por que esta composição social é chamada de estamental? Explique.  (1.0)
c) Explique a importância da Igreja Católica para a manutenção da sociedade estamental na Europa Medieval. (0.5)

2) Preencha a tabela abaixo com características dos dois periodos da Idade Média:
Alta Idade Média
Baixa Idade Média







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          3) Relacione o crescimento populacional à ocorrência de Cruzadas.
.                 4) Observe a imagem a seguir. Ela se refere à chamada Cruzada das Crianças, em 1212. Depois, responda às questões. 

.                
a) O que foram e por que ocorreram as Cruzadas?
.                 b)O que motivava os europeus em relação às Cruzadas, a ponto de eles incluírem a crianças em expedições que envolviam combates militares?
      5)  As Cruzadas foram muito importantes para o renascimento comercial. Explique:
c) a influência econômica das Cruzadas para a volta do comércio:
d) a influência cultural das Cruzadas para a volta do comércio
6) Como o desenvolvimento das atividades comerciais afetou a vida do servo?
7) Leia a seguir o fragmento abaixo e responda às questões:
              Entre a cidade e o campo o contraste era profundo. Uma cidade medieval não se perdia em subúrbios, fábricas e casas de campo. Cercadas de muralhas, erguia-se como um todo compacto, eriçada de torres sem conta. Por mais alta e ameaçadoras que fossem as casas dos nobres ou dos mercadores, a massa imponente das igrejas sobressaía-se sempre no conjunto da cidade.
HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média. Lisboa: Ulisseia, s.d. p. 10
Apesar das mudanças provocadas pelo comércio, o texto nos revela a força de um grupo que tinha poder desde a Alta Idade Média. Identifique esse grupo.
8) Quais eram as oportunidades oferecidas pelas cidades aos camponeses que não queriam mais viver nos feudos?


9 Leia o fragmento abaixo e responda à questão a seguir:
  No memorando de 3 de agosto de 1384, em nome de Baldo Ridolfi e seus sócios, nós seguramos por 100 florins de ouro a lã do barco de Bartolomeu Vitale, em trânsito de Peniscola para Porto Pisano. E dos ditos 100 florins, que nós seguramos contra todos os riscosm nós recebemos 4 florins de ouro em dinheiro, como consta no registro feito pela mão de Gherardo d’Ormanno. O dito barco chegou a Porto Pisano a salvo em 4 de agosto de 1384 e nós estamos livres do referido risco.
Apud: Pais, Marco Antônio de Oliveira. O despertar da Europa. São Paulo: Atual, 1992. P. 37
a) A qual atividade, surgida na Baixa Idade Média, o texto se refere?
b) Essa atividade existe até os dias atuais? Explique.
10) Leia o fragmento:
O Ofício de Aprendiz:
“ Faz-se saber que Lotin, filho de Mathieu de Kaserie, deve residir com Jacquemon Conchest, fabricante de facas, durante 6 anos seguidos. Jacquemon deve assegurar-lhe cama, bebida, comida e deve lhe ensinar o ofício de como fabricar facas. Pode manda-lo a toda parte, dentro e fora da cidade. Mathieu deve fornecer a seu filho vestuário e calçado. Se Lotin faltar ao trabalho um dia, deverá repô-lo ao final de seis anos.
                                                                        Citado em Coletânea de Documentos históricos para o 1˚grau. São Paulo: SE/CENP, 1980.p.76

a) Qual o papel exercido por Lotin, Mathieu de Kaserie e Jaquemon Conchest?
b) Que tipo de contrato foi estabelecido entre Matheieu e Jacquemon? Qual a duração deste contrato?
c) Quais os direitos e as obrigações de Lotin? Grife no texto o trecho onde a informação aparece.
              d) A qual classe social as pessoas citadas no contrato pertenciam? Explique.
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11) O desenvolvimento do comércio e das cidades influenciou o processo de formação das monarquias nacionais europeias porque
a)  criou a necessidade de centralização do poder para unificar os tributos, as moedas, os 
pesos e medidas, as leis e mesmo a língua.
b)  ocorreu sob uma luta de interesses que aliou a burguesia, a Igreja, os artesãos e os 
servos contra o rei e a nobreza.
c)  criou condições para que a autoridade do rei ficasse enfraquecida.
d)  promoveu a subordinação do poder real aos duques e condes, que possuíam grandes 
exércitos.

12) Leia o poema a seguir, escrito durante o século XIV, na França. 
Não há um membro nem uma forma, Que não cheire à putrefação1.
Antes que a alma se liberte,
O coração que quer rebentar no peito Ergue-se e dilata o peito 
Que quase fica junto da espinha dorsal.
– A face é descorada e pálida.
E os olhos cerrados2, na cabeça. A fala perdeu-se, Porque a língua está colada ao céu do boca.
O pulso bate e ele anseia. [...]
Os ossos separam-se por todas as ligações
Não há um só tendão que não se estique e estale.
CHASTELLAIN. “Les Pas De La Mort”.

Vocabulário
1 putrefação: apodrecimento, decomposição de corpos. 

2 cerrados: fechados.
a) Qual é o tema do poema?

b) Por que esse assunto era tão presente no cotidiano da Europa nesse século?

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