História 1˚ano:
Habilidade para a P1 Conteúdos:
aula 1 a 10
- Introdução à
História:
- A Pré-História:
Primórdios da evolução humana: do surgimento dos primeiros hominídeos, os
períodos da Pré-História até o aparecimento da escrita.
A Pré-História
Brasileira: teorias de povoamento e povos
|
- Conhecer as diversas
fontes que possibilitam o estudo do passado.
- Conceituar e diferenciar os principais períodos da
Pré-História,
- Compreender que o termo pré-história refere-se a todo período
do desenvolvimento humano antes do domínio de registros escritos.
- Problematizar o termo pejorativo pré-história.
-
Compreender as controvérsias acerca da presença humana na América.
- Identificar
características e evidências que comprovam as hipóteses para ocupação do
continente americano,
-
Problematizar o conceito índio,
- Relacionar a redução da população indígena ao etnocentrismo e
conquista da América pelos europeus a partir do século XVI
|
A Antiguidade
Oriental: A Civilização egípcia: Processo de sedentarização, a formação
dos primeiros Estados; a civilzação egípcia;
|
- Compreender o conceito Civilização,
- Relacionar a organização social egípcia à presença de um
Estado forte (Teocracia),
- Estabelecer relação entre a religião e as manifestações
culturais e arquitetônicas egípcias.
|
A civilização
Mesopotâmica: A Formação dos estados autônomos na Mesopotâmia, os diferentes
povos; os sumérios e o desenvolvimento da escrita; os grandes conquistadores;
construções, ciência e tecnologia.
|
- Relacionar as civilizações egípcia e mesopotâmica no que
refere-se a ocupação territorial do Crescente Fértil.
- Classifica-la como característica de civilização hidráulica
com modo de produção asiático.
- Compreender a importância dos sumérios e acádios para a
formação das primeiras cidades-Estados e desenvolvimento da escrita,
- Compreender o Código de Hamurabi como necessidade de um código
de leis escritas pra gerir a vida em comunidade.
|
Grécia Antiga: Atenas
e Esparta + O Período Clássico
|
- Compreender o processo de formação da Grécia Antiga,
- Estabelecer a importância da civilização cretense para a
formação dos valores culturais gregos.
- Relacionar o Período Homérico à primeira diáspora grega,
- Conceituar as causas da primeira e segunda diáspora grega, bem
como suas consequências.
|
Grécia Antiga: Atenas
e Esparta
|
- Diferenciar a organização política, econômica e social das
duas principais polis gregas: Atenas e Esparta.
- Compreender as noções de cidadania das polis gregas,
- Compreender o longo processo para a construção da democracia
grega,
- Estabelecer os limites da democracia grega.
- Relacionar as Guerras Médicas ao expansionismo ateniense na
Ásia Menor.
- Conceituar a Guerra do Peloponeso e suas consequências para a
Hélade.
|
Grécia Antiga: O : O Período
Helenístico/ análise filme 300
|
- Relacionar os conceitos aprendidos aos apresentados pelo filme
como a formação militarista de Esparta, as Guerras Médicas e o xenofobismo
grego,
- Localizar e problematizar os erros históricos cometidos,
- Entender a Guerra do Peloponeso como fator determinante para a
destruição da Hélade e domínio de Alexandre, o Grande.
- Conceituar o Helenismo e relacionar sua expansão pelo mundo
mediterrânico às conquistas de Alexandre.
|
Pré história (completo) from Kerol Brombal
Em egito from Kerol Brombal
Antiguidade oriental from Kerol Brombal
Utilizando os slides de revisão do Terceirão, o arquivo com as muitas imagens do 1˚ano não carrega.
Utilizando os slides de revisão do Terceirão, o arquivo com as muitas imagens do 1˚ano não carrega.
Grecia em from Kerol Brombal
Roteiro de estudos grécia from Kerol Brombal
Para o relatório 300 de Esparta:
Entrega: 18/03
Formato de pesquisa: IMPORTANTE: Capa, desenvolvimento, conclusão, bibliografia
Desenvolvimento do texto:
a) Como ocorre a construção do ideal espartano (quem eram esses guerreiros, que filosofia norteavam suas vidas, tipo de treinamento...)
b) Código de Honra/conduta
c) Guerra: reação da população frente a uma ameaça externa;
d) Visão do outro: o estrangeiro.
e) Comparação entre o homem grego e o persa
f) Filme/quadrinhos: ficção x realidade
Atenção: Trata-se de uma pesquisa que busca ampliar o conhecimento, portanto, você poderá utilizar informações da internet e livros, mas atenção à cópia integral (plágio). Faça as devidas citações.
Para Ampliar: Leve em conta as informações contidas nos documentos abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário