Aqui só tem História

Aqui só tem História

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

1˚ano: da Pré-História à Grécia Antiga

História            1˚ano: Habilidade para a P1          Conteúdos: aula 1 a 10

- Introdução à História: 
- A Pré-História: Primórdios da evolução humana: do surgimento dos primeiros hominídeos, os períodos da Pré-História até o aparecimento da escrita.   

A Pré-História Brasileira: teorias de povoamento e povos 
-  Conhecer as diversas fontes que possibilitam o estudo do passado.
- Conceituar e diferenciar os principais períodos da Pré-História,
- Compreender que o termo pré-história refere-se a todo período do desenvolvimento humano antes do domínio de registros escritos.
- Problematizar o termo pejorativo pré-história.
- Compreender as controvérsias acerca da presença humana na América.
- Identificar características e evidências que comprovam as hipóteses para ocupação do continente americano,
- Problematizar o conceito índio,
- Relacionar a redução da população indígena ao etnocentrismo e conquista da América pelos europeus a partir do século XVI
A Antiguidade Oriental: A Civilização egípcia: Processo de sedentarização, a formação dos primeiros Estados; a civilzação egípcia;   
- Compreender o conceito Civilização,
- Relacionar a organização social egípcia à presença de um Estado forte (Teocracia),
- Estabelecer relação entre a religião e as manifestações culturais e arquitetônicas egípcias.
A civilização Mesopotâmica: A Formação dos estados autônomos na Mesopotâmia, os diferentes povos; os sumérios e o desenvolvimento da escrita; os grandes conquistadores; construções, ciência e tecnologia.
- Relacionar as civilizações egípcia e mesopotâmica no que refere-se a ocupação territorial do Crescente Fértil.
- Classifica-la como característica de civilização hidráulica com modo de produção asiático.
- Compreender a importância dos sumérios e acádios para a formação das primeiras cidades-Estados e desenvolvimento da escrita,
- Compreender o Código de Hamurabi como necessidade de um código de leis escritas pra gerir a vida em comunidade.
Grécia Antiga: Atenas e Esparta + O Período Clássico
- Compreender o processo de formação da Grécia Antiga,
- Estabelecer a importância da civilização cretense para a formação dos valores culturais gregos.
- Relacionar o Período Homérico à primeira diáspora grega,
- Conceituar as causas da primeira e segunda diáspora grega, bem como suas consequências.
Grécia Antiga: Atenas e Esparta
- Diferenciar a organização política, econômica e social das duas principais polis gregas: Atenas e Esparta.
- Compreender as noções de cidadania das polis gregas,
- Compreender o longo processo para a construção da democracia grega,
- Estabelecer os limites da democracia grega.
- Relacionar as Guerras Médicas ao expansionismo ateniense na Ásia Menor. 
- Conceituar a Guerra do Peloponeso e suas consequências para a Hélade.
Grécia Antiga: O : O Período Helenístico/ análise filme 300
- Relacionar os conceitos aprendidos aos apresentados pelo filme como a formação militarista de Esparta, as Guerras Médicas e o xenofobismo grego,
- Localizar e problematizar os erros históricos cometidos,
- Entender a Guerra do Peloponeso como fator determinante para a destruição da Hélade e domínio de Alexandre, o Grande.
- Conceituar o Helenismo e relacionar sua expansão pelo mundo mediterrânico às conquistas de Alexandre.






























































Pré história (completo) from Kerol Brombal




Antiguidade oriental from Kerol Brombal

Utilizando os slides de revisão do Terceirão, o arquivo com as muitas imagens do 1˚ano não carrega. 




Roteiro de estudos grécia from Kerol Brombal

Para o relatório 300 de Esparta:

Entrega: 18/03

Formato de pesquisa: IMPORTANTE: Capa, desenvolvimento, conclusão, bibliografia

Desenvolvimento do texto: 
a) Como ocorre a construção do ideal espartano (quem eram esses guerreiros, que filosofia norteavam suas vidas, tipo de treinamento...)
b) Código de Honra/conduta
c) Guerra: reação da população frente a uma ameaça externa;
d) Visão do outro: o estrangeiro. 
e) Comparação entre o homem grego e o persa
f) Filme/quadrinhos: ficção x realidade

Atenção: Trata-se de uma pesquisa que busca ampliar o conhecimento, portanto, você poderá utilizar informações da internet e livros, mas atenção à cópia integral (plágio). Faça as devidas citações. 

Para Ampliar: Leve em conta as informações contidas nos documentos abaixo: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário