Aqui só tem História

Aqui só tem História

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

7˚ano: Os povos bárbaros

Alunos dos 7˚s anos,

Leiam o texto adicional proposto com atenção, lembrando a importância dos hinos para a fragmentação do Império Romano.
Façam os exercícios no caderno.

Bom trabalho ;)


7˚s anos: Habilidades do 1˚Trimestre                História

Conteúdos
Habilidades
Cap 1: O Tempo e a História
Diferentes visões da história.

- Compreender os aspectos do processo histórico que delimitam o fim de um período e a transformação da sociedade para início de um novo tempo histórico.
- Distinguir as diferentes versões para um   mesmo acontecimento histórico (noção de simultaneidade)
Cap 2: Os Romanos e os bárbaros
-          Compreender a queda do Império romano como um processo histórico;
-          Conceituar o termo bárbaro,
-          Compreender a formação dos reinos bárbaros;
-          Analisar mapas e imagens, relacionando-os ao conteúdo estudado.
Cap 3: Árabes e o Islamismo
-          estabelecer simultaneidade Europa e península arábica;
-          Conceituar islamismo em seus aspectos político, econômico e religioso.
-          Compreender as causas do processo de expansão islâmica,
-          Analisar mapas e imagens relacionando ao conteúdo estudado.
-          Relacionar conceitos da apostila de história com os contos das 1001 noites.
Cap 4: Feudalismo: uma marca na Idade Média
-          Conceituar feudo,
-          Relacionar o clima de insegurança ao feudalismo,
-          Analisar imagens;
-          Interpretar textos e relacioná-los ao conteúdo estudado,
Capítulo 5: A Sociedade Feudal
-          Conceituar sociedade estamental;
-          Análise e relação de imagens,
-          Compreender a importância da Igreja Católica no controle social e das mentalidades medievais,
-          Conceito: suserania e vassalagem.





Habilidades para a PD

7˚ano A: 09/03
7˚ano B: 01/03
7˚ano C:

Conteúdos: Capítulos 1 e 2
Capítulo 1: 

O Tempo e a História -  diferentes visões da história: 

- Compreender os aspectos do processo histórico que delimitam o fim de um período e a transformação da sociedade para início de um novo tempo histórico.
- Distinguir as diferentes versões para um   mesmo acontecimento histórico (noção de simultaneidade) 


Cap 2: Os Romanos e os bárbaros 


-  Compreender a queda do Império romano como um processo histórico;

-       - Conceituar e problematizar  o termo bárbaro,
-       - Compreender a formação dos reinos bárbaros;
- Analisar mapas e imagens, relacionando-os ao conteúdo estudado. 

Os Povos Bárbaros e a destruição do Império Romano


Clique na imagem para ampliar e facilitar a realização da atividade da apostila



O papa Leão encontra-se com Átila às portas de Roma e o convence a não saquear a cidade. Rafael Sanzio - Museu Vaticano

Na edição número 45 da Revista Mundo Estranho, Roberto Navarro fez uma breve descrição dos povos que eram chamados de bárbaros pelos romanos, vale a leitura!
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-eram-os-barbaros

Os saxões: Ao som de tambores de batalha, esse povos guerreiro atacou a parte norte da Europa. Eram muito cruéis em suas táticas de conquista e excelentes soldados.


Os Hunos: Vindos do Oriente, chegaram até às portas de Roma. Liderados por Átila, conhecidos pela bravura e coragem, conquistaram uma vasta extensão territorial e formaram um temível império.



Os Vândalos: O nome deles significava destruição. Aproveitando-se da fragilidade do já decadente Império romano, os vândalos atacam cidades e aldeias.


E agora meus bárbaros preferidos, embora a batalha que travaram com os romanos tenha ocorrido muito antes desse período.
Caso queira conhecer mais povos bárbaros, o youtube tem toda a série feita pelo History Channel, basta escolher!

Os Gauleses:  Asterix e Obelix!




7˚ano: 
Capítulo 2: Os Romanos e os Bárbaros: 

1) Quem eram os chamados povos bárbaros?
2) Explique as razões da Queda do Império Romano do Ocidente;
3) Diferencie a cultura bárbara da cultura romana;
4) O feudalismo, que marcou a Europa Ocidental durante a Idade Média, resultou duas heranças distintas, a romana e a germânica. Explique cada uma delas.

Capítulo 3: Árabes: uma civilização, um profeta, uma nova religião:

5. Diferencie o sistema econômico islâmico e o medieval.
6. Estabeleça 1 semelhança entre o islamismo e o cristianismo.
7. Cite três obrigações estabelecidas por Maomé aos muçulmanos.
8. Cite e explique as causas e as consequências da expansão islâmica.
9. Relacione a expansão islâmica ao fechamento da Europa.  

Capítulos 4 e 5: O Feudalismo e a Sociedade Medieval: 
10. O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média.
a) Como se dividia o feudo?
b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.
c) O que significa dizer que a economia do feudo era autossuficiente? Explique.

11) A "corveia" e a "talha" estavam entre as "exigências econômicas" dos senhores em relação ao servos. Esclareça no que consistiam.
12) O que diferencia a servidão da vassalagem?
13) Descreva a vida de cada uma das classes sociais da Idade Média. Por que essa sociedade poderia ser chamada de estamental?
14) Estabeleça a importância da Igreja católica para a manutenção da ordem social na Idade Média.

Um ótimo feriado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário