Entre a praia do desembarque americano do Dia D, Omaha Beach, e o Cemitério Americano de Colleville sur Mer, fica o Museu Overlord, um dos mais impressionantes museus da Normandia que leva o nome da maior operação de desembarque da História: Overlord Operation, no Dia D e o desembarque de mais de 150 mil homens!
Ali, milhares de fontes históricas dos campos de batalha da Normandia estão expostos: aviões de reconhecimento, bombas, tanques, veículos, canhões, uniformes, cartazes, documentos raros e centenas de objetos pessoais de soldados.
Exibição ao ar livre
Ao chegar, os visitantes encontram tanques, canhões, uma Ponte Bailey e um marcador da Liberdade em exposição nos jardins do Overlord.
Chamado de Wolverine, o M10 na versão britânica foi redesenhado pouco antes dos desembarques Aliado, recebeu um canhão mais eficaz e foi rebatizado de Aquiles.
Em agosto de 1944, algumas unidades da França Livre da 2ª Divisão Blindée foram equipadas com TD M10, incluindo os Fusiliers Marins, que com seus caça-tanques Simoun e Siroco lutaram contra um Panzer alemão na Place de la Concorde a uma distância de 1.800 m durante a libertação de Paris.
Este tipo de tetraedro anti pouso foi recomendado pelo Marechal Rommel quando recebeu, a partir de novembro de 1943, a missão de inspecionar as defesas costeiras da Muralha do Atlântico. Convencido de que o sucesso dos desembarques aliados seria decidido desde as primeiras horas das operações por uma “invasão” anfíbia e constatando uma insuficiência defensiva das praias na Normandia, insistiu no reforço por obstáculos de todo o tipo.
Inspirado nas fortificações italianas vistas pela primeira vez em Tobruk, no norte da África, o Tobruk-Kampfstände era o tipo mais comum de posição fortificada na Muralha do Atlântico.
Construídos em concreto reforçado com aço, eles eram caracterizados por uma única abertura circular para serem usados como fossos de metralhadoras. A entrada dos operadores era por trás.
Geralmente construídas no solo, com a terra fornecendo proteção adicional, Tobruks representavam um alvo difícil, pois não eram facilmente vistas pelas tropas aliadas.
Este Tobruk pesa 29 toneladas, foi instalado na 'Pointe de Gourmalon' nas proximidades de Saint-Nazaire na costa atlântica.
Durante a ocupação alemã, a praia de Omaha estava equipada com pelo menos 16 Tobruks.
A coleção do Overlord Museum
Cenários e manequins contextualizam as batalhas e enfrentamentos entre o exército Aliado e a Resistência Francesa contra os nazistas alemães.
As cenas civis e militares reconstruídas em ordem cronológicas com grande realismo e as trilhas sonoras de cada espaço permitem ao visitante uma visão única do Desembarque e da Libertação da França.
A Operação Netuno e o Dia D
No início de fevereiro de 1944, os Altos Comandantes Aliados elaboraram planos para a maior operação de desembarque de todos os tempos, a Operação Netuno. Esta operação foi a fase de assalto da Operação Overlord, que visava abrir uma nova frente na Europa Ocidental.
O ataque à costa da Normandia deu-se por meio de inúmeras ações: bombardeios aéreos e navais às defesas alemãs ao longo da Muralha do Atlântico, seguidos pelo lançamento de milhares de paraquedistas e o desembarque de tropas em cinco setores de praia com os codinomes Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword Beach.
Após os setores de praia serem tomados, a Operação Netuno continuou com a instalação de portos artificiais e grandes estruturas logísticas antes de terminar oficialmente em 30 de junho de 1944.
Operação Overlord e a Resistência
Antes da operação Overlord, uma ampla operação de resistência foi realizada na França para ajudar a isolar a área e dificultar a movimentação rodoviária ou ferroviária e para interromper as comunicações e abastecimento dos invasores nazistas.
Recriação de uma célula da Resistência Francesa no Overlord Museum
A comunicação entre Londres e a Resistência francesa era feita através do canal de rádio BBC, que transmitida frases inocentes e eram, na verdade, códigos dos planos operacionais.
Sobre a mesa, o operador opera o rádio enquanto os demais membros garantem a vigilância.
A mais famosa dessas mensagens foi “Les anglots longs de violins de l'Automne” (Longos soluços de violinos de outono), o primeiro verso do poema de Verlaine, Chanson d'Automne. O que indicava aos franceses que o Dia D era iminente.
Quando a segunda linha 'Blessent mon Coeur d'une langueur monotone' (feriu meu coração com um langor monótono) foi transmitida, a resistência sabia que a invasão ocorreria dentro de 48 horas.
O corte das linhas telefônicas forçou os alemães a usarem suas redes de rádio, o que significava que a Estação X, em Bletchley Park, na Inglaterra, pode ouvir e interceptar os sinais, transmitindo as ordens de movimento às forças aéreas aliadas para que elas pudessem bombardear e metralhar as unidades alemãs.
Juntos, a inteligência aliada e os grupos da Resistência Francesa bloquearam estradas e descarrilaram trens para dificultar a fuga dos alemães.
Enquanto a 2ª Divisão Panzer tentava para perto de Toulouse eles enfrentaram a ação do grupo da Resistência local. A viagem de mais de 700 km levou duas semanas em vez dos três dias esperados.
⚠️Para ler mais sobre a Resistência Francesa, clique: https://aquisotemhistoria.blogspot.com/2023/12/a-resistencia-escolha-em-resistir.html
Planejamento é tudo
A BBC solicitou aos britânicos fotografias de férias e cartões postais da França supostamente para uma exposição, mas elas foram usadas para elaborar mapas detalhados da costa francesa e um levantamento geológico completo foi feito, destacando potenciais áreas problemáticas. Em alguns casos, submarinos anões levaram mergulhadores para a Normandia, onde amostras areia macia das praias foram coletadas e trazidas de volta para a Inglaterra para testes e as esteiras dos blindados foram equipados com de lona enroladas.
Cada vez que um problema era encontrado, novas soluções e tecnologias eram desenvolvidas para resolvê-lo; desde PLUTO (pipeline under the ocean) para transportar combustível da Inglaterra para a Normandia até a construção de dois portos móveis, pré-fabricados e de concreto que os Aliados rebocariam através do canal.
Os portos de Mulberry deram aos Aliados o elemento surpresa sobre os alemães, evitando uma operação custosa para tomar um porto de águas profundas nos primeiros dias e dando a eles a flexibilidade de escolher suas áreas de desembarque.
Terça-feira, 6 de junho de 1944: today's the day
🇺🇸 Utha Beach, 4:55
Vinte barcaças de desembarque transportando 600 homens do 8º Regimento de Infantaria dos Estados Unidos partiram para Utah Beach. Sua missão era conquistar o terreno onde a 4ª Divisão de Infantaria deveria desembarcar. A frota foi escoltada por navios de apoio, que transportavam tanques anfíbios "DD".
A 4ª Divisão de Infantaria americana, apoiada por tanques anfíbios, chegou às dunas de La Madeleine, na praia de Sainte-Marie-du-Mont. Por sorte, as correntes costeiras levaram suas embarcações de desembarque dois quilômetros ao sul do local planejado, onde o desembarque teria sido muito mais perigoso.
Enfraquecida pelos bombardeios aéreos e marítimos, a resistência alemã não resistiu. Os estadunidenses perderam cerca de cinquenta homens e 150 ficaram feridos. No início da tarde, eles se juntaram à 101ª Airborne.
5:40
Às 5:40 tem início um barulho ensurdecedor. A frota abriu fogo e projéteis atingiram a costa. O bombardeio naval durou quase uma hora sem trégua. A Força Aérea dos EUA completou o ataque com 4.400 toneladas de bombas que atingiram as defesas alemãs.
6:31
Através das nuvens de fumaça e poeira que pairavam sobre a costa, os oficiais tentavam identificar marcos das análises de mapas e fotografias.
Os LCT(R)s lançaram bombas e os caças-bombardeiros P-47 Thunderbolt atacaram as posições costeiras.
Quando estavam a 400 jardas de seu objetivo, as barcaças líderes lançaram bombas de fumaça. Este foi o sinal acordado para a marinha cessar o fogo. Eram 6:31, hora "H" com precisão de um minuto.
🇺🇸 7:00 "Existem dois tipos de homens que ficarão nesta praia: os mortos e aqueles que vão morrer. Vamos sair daqui!" (Coronel Taylor)
A segunda onda de ataque chegou à Praia de Omaha e foi recebida com tiros incessantes de metralhadoras. As balas ricocheteavam nas rampas de desembarque das barcaças.
Centenas de corpos estavam no mar e se movimentavam com as ondas agitadas. A praia estava cheia de ruínas, destroços fumegantes, armas abandonadas e cadáveres inertes. Todas as unidades estavam misturadas e completamente desorientadas, a maioria delas tendo perdido seus oficiais; um emaranhado de uma massa de indivíduos mais preocupados em salvar suas próprias peles do que em capturar posições inimigas.
Às 8h30, os destroyers se posicionaram o mais perto possível da costa e recomeçaram a atirar nas defesas alemãs que começaram a enfraquecer. Em terra, os Gls começaram a escalar as escarpas, centímetro por centímetro, através de minas e arame farpado. Os primeiros a chegarem ao meio-dia, e começaram a atacar os alemães por trás.
A vantagem mudou de lado, mas a que preço! Ao todo, havia mais de 4.000 mortos, gravemente feridos ou desaparecidos na sangrenta praia de Omaha.
Bombardeio a Poient Du Roc que foi tomada pelos Rangers. O início do ataque começou por volta das 6:00, mas a tomada total veio muitas horas depois.
⚠️Para ler mais sobre a tomada da Poient du Roc, clique: https://aquisotemhistoria.blogspot.com/2024/01/pointe-du-hoc-e-operacao-overlord.html
A saída DOG 1 em Vierville-sur-Mer foi aberta após uma longa luta. Os homens na praia eram parte de várias unidades diferentes. Sob o comando de um capitão, esses "Twenty-Niners" continuaram a adentrar o território com o apoio de um Tanques Sherman do 743º Batalhão.
🇬🇧 🇨🇦 🏴 🇦🇺 7:25 - Sword Beach; 7:30 - Gold Beach; 8:40 - Juno Beach
Setor anglo-canadense foi a extremidade oriental das praias da Normandia. A hora "H" 7:30 para os setores de assalto atribuídos ao exército britânico ocorreu devido ao horário das marés.
As tropas britânicas e canadenses deveriam desembarcar na costa de Calvados entre Asnelles e Ouistreham, na foz do rio Orne, em três praias com os nomes de código Gold, Juno e Sword. Para muitos deles, este 6 de junho de 1944 foi uma forma de vingança em relação a Dunquerque.
Desde 1940, os franceses esperavam pelo retorno inglês ao continente. Apesar de todos os seus esforços, a propaganda nazista não conseguiu virar a opinião pública contra eles, mesmo com o uso inescrupuloso como o uso da memória de Joana d'Arc, "queimada viva na fogueira em Rouen", ou de Napoleão, "que morreu no exílio em Santa Helena".
Assim como os estadunidenses, também houve perdas muito pesadas nos setores de desembarque anglo-canadenses.
Objetos que contam histórias
Medalhas, gibis, livros, caratas, uniformes diversos, malas, mapas, cartas
Uniformes da Marinha, fotografias, livros e jornais
Rumo ao fim do controle alemão na França
🇵🇱 21 de agosto de 1944
Após o cerco do exército alemão pelos Aliados, soldados da 1ª Divisão Blindada Polonesa inspecionam os materiais abandonados pelas unidades alemãs presas no "caldeirão de Falaise-Chambois". Engajados em Chambois e Montormel, esses poloneses, veteranos das campanhas polonesas em 1939 e da França em 1940, obtiveram uma grande vitória.
O vídeo a seguir é o Museu Memorial de Caen, mas mostra as inúmeras etapas da Operação Netuno.
Homenagem aos pilotos
Normandia após a retomada Aliada
Após três meses de combates, quando a calma retornou, toda a Normandia tinha um aspecto estranho e assustador. Enorme quantidade de tanques e veículos se alinhavam em todas as estradas e pistas, bloqueando-as. Centenas e milhares de corpos de soldados e cavalos estavam espalhados em valas ao longo da estrada. Foram necessárias escavadeiras para abrir rotas através das pilhas de destroços humanos e metálicos. Toda a região tornou um enorme cemitério para as tropas do exército Aliado e alemão.
O odor era insuportável. O número de cadáveres era tão grande que, apesar dos esforços de muitos prisioneiros de guerra alemães para enterrá-los, muitos ainda estavam lá, algumas semanas depois.
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